Laboratórios
Os Laboratórios que dão suporte às pesquisas experimentais realizadas no PPGCS estão localizados no prédio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde I (CCBS I), no Laboratório de Investigação (LI, CCBS III), no Hospital universitário Júlio Muller (HUJM), no Departamento de Química (DQ) do instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET), Faculdade de Medicina Veterinária (FAMEV), Faculdade de Educação Física (FEF) e Clínica Intro. Os primeiros sobre supervisão de cada área e o LI sob coordenação do PPGCS. Todos os eles apresentam Wi-Fi, climatização e contam com serviços de limpeza terceirizados e apoio de técnicos de laboratório. Conta com os Ambulatórios e Laboratórios Clínicos do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), local aonde se desenvolvem as pesquisas clínicas, bem como do Laboratório de Bioquímica pertencente ao DQ-ICET, do Laboratório de Microbiologia e Biologia Molecular Veterinária da FAMEV e do Laboratório de Bioquímica, Biologia Molecular e Exercício da FEF, locais os quais seus docentes encontram-se credenciados no PPGCS. O Laboratório de Reprodução Humana e Medicina Fetal da Clínica Intro, empresa privada, de propriedade de um dos docentes do PPGCS também é utilizado pelos pós-graduandos para a execução de suas pesquisas e estudos. Abaixo, estão descritos os Laboratórios e Ambulatórios que estão disponibilizados para uso direto pelos discentes e docentes que atuam no PPGCS.
Na central de Laboratórios de Investigação, prédio sob coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde, destacamos os seguintes laboratórios:
- Laboratório de Micologia Médica (120 m2):
Principais atividades desenvolvidas para pesquisa: identificação de fungos de importância médica, análises de biologia molecular e filogenética, coleta de amostras de pacientes provenientes de diferentes materiais biológicos, testes de susceptibilidade à drogas antifúngicas in vitro, suporte técnico-científico ao setor de micologia do Hospital Universitário Júlio Muller, atendimento prestando diagnóstico laboratorial ao ambulatório de doenças infecciosas na área de micologia médica. O PCMTLAB (laboratório específico na área de micologia) realiza ainda através de cooperação técnica com a Secretaria de Saúde de estado (MT) ofertando a realização de exames sorológicos específicos para os pacientes acometidos por paracoccidioidomicose. Importante salientar que na região Centro-Oeste apenas Mato Grosso tem expertise para realizar este exame, o qual tem utilidade para acompanhar a evolução da doença.
Principais equipamentos: câmaras de fluxo laminar, estufa CO2, estufas BOD, microscópios de luz, phmetro, termoshackers, geladeiras, freezers, sonicadores e rotaevaporador, termociclador, centrífuga refrigerada, transiluminador, microondas, cubas e fontes para eletroforese, balanças analíticas, autoclaves, forno para esterilização, centrífuga, contador de colônias, agitador de kline.
Laboratório de Mutagênese (130 m2):
Principais atividades desenvolvidas: cultura de células, avaliação de mutagenicidade pelas técnicas do micronúcleo e cometa, avaliação de apoptose por microscopia, PCR, qPCR, , avaliação de citotoxicidade, apoptose e cinética do ciclo celular por citometria de fluxo.
Principais aparelhos: fluxo laminar, estufa para cultura de células, centrífuga refrigerada, termociclador, cubas e fonte para eletroforese, microscópio de epifluorescência com software para análise do cometa e cariótipo, citômetro de fluxo.
- Laboratório de farmacologia antibacteriana e antiviral (35 m2)
Realiza ensaios visando o desenvolvimento de fármacos, protótipos e medicamentos fitoterápicos com atividades sobre bactérias de interesse clínico e vírus da dengue, zica, chicungunya e febre amarela, além de alvos proteicos e nucleicos do SARS-CoV-2. É equipado com capelas de fluxo laminar nível 2 de biossegurança, capelas de exaustão, espectrofotômetros, leitor de microplacas, pH-metros, agitadores, centrífugas, autoclaves e destiladores de água.
- Laboratório de radioensaio (3 m2)
Útil para estudos com receptores farmacológicos. Realiza dosagens de polipeptídios, catecolaminas, esteroides, antibióticos, hormônios tireoidianos, proteínas, vitaminas, drogas e outras substâncias não encontradas em concentrações suficientes para serem percebidas por outras técnicas. Para tanto, conta com um Cintilador líquido para detecção de partículas beta (Packard).
Laboratório de Biologia Molecular (50 m2):
Principais atividades desenvolvidas: cultura de células, avaliação de células por citometria de fluxo. Principais aparelhos: centrífuga refrigerada e citometria de fluxo.
O prédio da Faculdade de Medicina (CCBS1) abriga ainda outros laboratórios de ensino e pesquisa sob coordenação dos professores credenciados no PPGCS.
- Laboratório de Farmacologia (180 m2)
Principais atividades desenvolvidas: pesquisa, desenvolvimento e inovação de fitoterápicos, fitofármacos e protótipos, em nível pré-clínico, a partir de extratos de plantas medicinais nativas de Mato Grosso, para as seguintes atividades: anti-inflamatória, incluindo doenças inflamatórias intestinais, antiúlcera, antifúngica, cicatrizante de feridas cutâneas, anticâncer e toxicológicas, usando modelos experimentais in vitro e in vivo.
Este laboratório é subdividido em 5 salas, sub-divi2.didas em 11 ambientes : Laboratório de preparo de reagentes, Laboratório de preparo de extratos, Laboratório de toxicologia experimental, Laboratório de farmacologia antiúlcera, Laboratório de farmacologia anti-inflamatória, Laboratório de farmacologia antifúngica, Laboratório de farmacologia do processo cicatricial, Laboratório de farmacologia anticâncer, Laboratório de Toxicologia Pré-clínica, Biotério setorial, Laboratório de cultura de células e organoides e Sala de estudos para os pós-graduandos e estagiários.
Principais aparelhos: pH metros, balanças analíticas de precisão, microscópio invertido, microscópios de luz centrífugas, ultracentrífugas, refrigeradores, freezers, biofreezers, máquinas de fazer gelo, estufas de secagem, estufa de CO2, estufas de esterilização, purificador de água, destiladores de água, deionizador de água, autoclaves verticais, capelas de fluxo laminar, capelas de exaustão, espectrofotômetros, leitor de microplacas, contador de cintilação beta, cilindros de nitrogênio, CO2 e carbogênio, evaporadores rotativo, moinhos de faca, extrator de óleos essenciais, aparelhos Soxhlet, liofilizadores, placa quente para teste analgésico, incubadora refrigerada, homogeneizadores de tecidos, banhos-maria, agitadores de tubos, registradores fisiógrafos, banho para órgãos isolados, gaiolas metabólicas, gaiolas para acondicionamento de pequenos roedores, pletismômetros, Aparelho de Randall-Selitto, Caixa de atividade motora, rota-road, analgesímetro tail flick, tensiômetro para medida de resistência da ferida, transdutores isotônicos e isométricos, estereotáxico, qPCR, citômetro de fluxo, Multiplex.
- Laboratório de Fisiologia (50 m2)
Principais atividades desenvolvidas para pesquisa: realização de experimentos de avaliação do comportamento animal e experimentos bioquímicos.
Principais equipamentos: caixa de esquiva inibitória, labirinto em cruz elevado, aparato de suspensão pela cauda, estufa, pH-metro, espectrofotômetro, balança analítica, computadores.
- Laboratório de Virologia: (80 m2)
Principais atividades desenvolvidas: O Laboratório de virologia da Faculdade de Medicina da UFMT desenvolve estudos em virologia molecular, filogenia, classificação, identificação de novos vírus e evolução viral, com enfoque para os arbovírus patogeênicos ao homem. Esses estudos incluem também vertebrados e invertebrados envolvidos nos ciclos de transmissão dos arbovírus, silvestres e urbanos. As principais metodologias empregadas no laboratório envolvem PCR, RT-PCR, RT-qPCR, cultivo celular em células de primatas e mosquitos, sequenciamento nucleotídico e de alto rendimento, além de análises de bioinformática.
Principais equipamentos: termocicladores, qPCR quantistudio 5, ultrafreezer -80, centrífuga refrigerada, centrifugas de bancada, cuba e fontes para eletroforese, autoclave, incubadora de CO2, microscópio invertido, destilador de água, câmaras de segurança biológica classe A2, microscópios estereoscópicos, fluorômetro, computadores.
- Laboratório de Histologia (120 m2):
Principais atividades desenvolvidas: análises histopatológicas da pele de pacientes com leishmaniose e hanseníase; análises celulares em esfregaços sanguíneos de pacientes com malária; análises histológicas de tecidos com câncer de pulmão, colorretal e mama; análise imunoistoquímica de marcadores inflamatórios em processos infecciosos e cancerígenos; morfometria; análise de proteína de western blotting.
Principais equipamentos: microscópio de fluorescência acoplado a uma câmera digital e um analisador de imagens, microscópios de luz, contadores de células, estufas, centrífuga, pHmetro, balanças analíticas, placas aquecedoras-magnéticas, banhos-maria, histoprocessador, aparelho para confecção de facas de vidro, micrótomos, criostato, purificador de água, micropipetas, aparelho de western blotting, analisador de géis e imunoblotting.
- Laboratório de Genética (50 m2):
Principais atividades desenvolvidas: montagem e manutenção de banco de tecidos humanos frescos, cultura celular, preparação e análise citogenética (clássica e molecular), extração, quantificação e purificação de ácidos nucléicos de diferentes tecidos, reação em cadeia de polimerase (convencional e tempo real), eletroforese de produtos de PCR de ácidos nucléicos.
Principais equipamentos: centrífugas, termocicladores, estufas, nanodrop, tambores de nitrogênio líquido, máquina de gelo, cubas, freezers -20°C, freezer -80°C, capela de fluxo laminar, microscópios de luz, balanças analíticas, purificador de água e estereoscópio.
3. Outros laboratórios vinculados ao Programa situados em prédios distintos aos da Faculdade de Medicina
- Laboratório de Bioquímica do Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) (110 m2):
O Departamento de Química, em que se encontra o Laboratório de Bioquímica, faz parte do Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) da UFMT em Cuiabá. Os pesquisadores associados a este Laboratório desenvolvem duas linhas de pesquisa: i) Investigação de plantas com potencial farmacológico; ii) Estudo do metabolismo energético em ratos submetidos à dieta hipoprotéica, rica em carboidratos; iii) perfil metabólico e funcional no paradesporto; iv) desenvolvimento de nanoestruturas para incorporação de fármacos. As atividades de pesquisa são desenvolvidas em uma área de cerca de 110 m2 que além do espaço para experimentação, possui a sala de estudo para os alunos de pós-graduação e iniciação científica, almoxarifado, sala dos pesquisadores e uma sala de cultura de células. Anexo ao laboratório, temos o biotério setorial da bioquímica com uma área aproximada de 24 m2 com capacidade para manutenção de cerca de 100 animais simultaneamente. Entre os equipamentos que fazem parte do laboratório, temos: microscópio binocular (Zeiss), microscópio trinocular com câmera fotográfica (Olympus), microscópio invertido, estereoscópico (Olympus) , espectrofotômetro UV-VIS (Shimadzu), centrífuga para capilar Centimicro, 2 centrífugas refrigeradas com capacidade máxima de rotação de 15000 rpm (Eppendorf), fluorímetro (Perkin Elmer), liofilizador, gel fotodocumentação (Loccus biotecnologia), termociclador (Eppendorf), multileitor de placas (Molecular Devices), pH metros, banhos-maria com agitação, agitadores de tubos, agitadores magnéticos, estufas para secagem de materiais, rotaevaporador, homogeneizadores de tecido, máquina de gelo, bombas a vácuo, bomba de infusão, balanças analíticas, aparelho de água - Milli-Q, estufa de CO2, capela de fluxo laminar, autoclave, fatiador de tecidos para estudos metabólicos.
- Laboratório de Bioquímica, Biologia Molecular e Exercício (LABMEF) (60 m2);
Principais atividades desenvolvidas: Desenvolve projetos os quais buscam investigar os efeitos (parâmetros teciduais, bioquímicos e moleculares) da administração de diferentes tipos de proteínas (caseína e whey, principalmente) e sua associação com o treinamento físico em modelos animais. Além disso, investiga os efeitos do exercício físico regular sobre diversos parâmetros em pacientes oncológicos, entre eles tempo de internação, sarcopenia/caquexia, qualidade de vida, estado nutricional, entre outros.
Principais equipamentos: Microleitora de placas; aparelhagem completa para técnica de Western Blotting; 02 centrífugas; gaiolas metabólicas; ergômetros para realização de exercício físico em modelos animais (02 escadas e 01 piscina).
- Biotério setorial da bioquímica do Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) (20 m2):
Principais atividades desenvolvidas para pesquisa: manutenção dos animais em experimentação.
Principais equipamentos: 48 gaiolas metabólicas, geladeiras, 48 caixas de polipropileno, balanças para pesagem de ratos.
- Laboratório de microbiologia e biologia molecular veterinária (FAMEV) (100 m2).
Principais atividades desenvolvidas para pesquisa: caracterização de genes diferencialmente expressos em fungos, análise de proteínas de fungos, caracterização molecular e fenotípica de bactérias de interesse veterinário e caracterização de genes diferencialmente expressos em osteocondrose suína.
Principais equipamentos: termocicladores, aparelho de PCR em tempo real, espectrofotômetro UV, centrífuga refrigerada, microcentrífugas, equipamento para extração de DNA, sistema de gel 2D, liofilizador, sistema de captura de imagens para gel, 2 sequenciadores de DNA (1 ABI 3500 e 1 Ion Torrent).
4. Hospital Universitário Júlio Muller (600 m2)
Localiza-se em Campus próprio, fora do campus da UFMT, cedido na forma de comodato entre a Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso e a FUFMT.
- Laboratório de malária do HUJM (140 m2).
Principais atividades: Diagnóstico parasitológico, sorológico e molecular de doenças infectoparasitárias.
Principais equipamentos: Leitor de Elisa, Microscópios óticos e de imuinofluorescência, espectrofotômetros, balanças digitais, estufas BOD, Freezer -20 e -80, termocicladores, PCR em tempo real, capelas de fluxo laminar, centrífuga refrigerada, fotodocumentadores.
- Laboratório de Epidemiologia e Estatística (100 m2)
Funciona na biblioteca do HUJM, tendo como orientador principal dos alunos o Prof Cor Jesus F Fontes, que é qualificado em epidemiologia geral, epidemiologia clínica e bioestatística.
- Ambulatório de Doenças Infecciosas e Parasitárias (260 m2)
Funciona no âmbito do HUJM, servindo ao ensino de graduação em medicina, residência médica e à diferentes programas de PG senso Strictu. Tem sido referência municipal e estadual para o diagnóstico e tratamento de doenças tropicais e infectoparasitárias, conta com profissionais especialistas em tubérculos, HIV/Aids, hanseníase, malária, leishmaniose tegumentar, micoses superficiais e sistêmicas, hepatites virais e doença de Chagas.
Principais equipamentos:
Câmaras de fluxo laminar, estufa CO2, estufas BOD, microscópios de luz, phmetro, termoshackers, geladeiras, freezers, sonicadores e rotaevaporador, termociclador, centrífuga refrigerada, transiluminador, microondas, cubas e fontes para eletroforese, balanças analíticas, autoclaves, forno para esterilização, centrífuga, contador de colônias, agitador de kline.
- Laboratório do Serviço de Referência em Triagem Neonatal
Principais atividades desenvolvidas: Realização dos exames de rotina da Triagem Neonatal do SUS do Estado de Mato Grosso. São realizados também exames de projetos de pesquisas desenvolvidos no setor. Atualmente estamos realizando pesquisa apoiada pela Fapemat sobre Triagem Neonatal de Galactosemia.
Principais equipamentos: GSP Instrument: estação de trabalho para realização dos ensaios da Triagem Neonatal. Perkin Elmer; Aparelho de Cromatografia Líquida de Alta Performance (HPLC - High Performance Liquid Chromatography) Ultra 2 - Trinity Biotech; Centrífugas; Janus, pipetador para o gel – Perkin Elmer; Panthera, picotador - Perkin Elmer; Victor, leitora de colorimetria - Perkin Elmer; Cubas de eletroforese para gel – Multifor – General Eletric; Leitora de Elisa para a pesquisa.
5. Cínica INTRO (100 m2)
- Laboratório de reprodução humana e medicina fetal da Clínica Intro (100 m2):
Principais atividades desenvolvidas para pesquisa: técnicas de fertilização in vitro, ICSI, inseminação intrauterina e espermograma.
Principais equipamentos: microscópios de luz, incubadora, câmara de fluxo laminar, freezer -80°C, aparelho de ultrassonografia fetal tridimensional, micromanipulador de células.
6. Estrutura de suporte às pesquisas com animais de laboratório (1000 m2)
- Biotério central da UFMT (1000 m2):
Há um moderno biotério central, em prédio recém-instalado, que ainda se encontra em processo de reformas e ampliação, possibilitando albergar novas linhagens de roedores para experimentação oriunda de outros biotérios nacionais.