O curso de física da UFMT através de seu projeto de extensão "Experimentoteca da Física" vai observar o Eclipse Anular do Sol que em Barra do Garças com auxílio de um se seus telescópios com filtro especial. A lua vai cobrir 62% da superfície do Sol em seu ponto máximo previsto para 16:42h.
Atividades programadas para 14 de outubro de 2023:
Observação do Eclipse Anular do Sol a partir de 15:30h
Local: Planetário da UFM
Inscrições dos interessados: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeDzMAb0JFtiBhl_AD0BB32r421pz4K_DNN5KXKC282A0BTQQ/viewform
Alerta: Não observe o eclipse com óculos escuros, vidro fumê, chapa de raios x , pois não protege contra o Sol e pode causar cegueira. Os equipamentos que podem ser usados são óculos especiais para eclipses fabricados por empresas confiáveis e vidro para soldador n14, além de filtros solares especiais Baader que são mportados.