Projetos de Pesquisa
- Desastre e Risco: arranjos midiáticos e construção de discursos em narrativas ficcionais e não ficcionais
a) Coordenador: Profa. Dra. Andréa Ferraz Fernandez - Departamento de Comunicação
contato: andrea.fernandez@ufmt.com
b) Resumo:
O projeto aborda experiências teóricas e práticas sobre narrativas e estruturas de produtos comunicacionais ficcionais e não-ficcionais, sonoros e audiovisuais (e suas hibridações) que tratam da temática Desastre e Risco. As questões de pesquisa que originaram este projeto tem relação com a diversidade de narrativas e de formatos midiáticos, em combinações ou variações que abordam situações de crise e risco, ressaltando suas construções de discurso, hibridações de linguagem, arranjos e deslocamentos midiáticos. A pergunta que desafia a investigação é: Quais configurações narrativas, processos e arranjos midiáticos, ficcionais e não-ficcionais, vêm assumindo os discursos sobre situações de desastre e risco na contemporaneidade?
c) Algumas possibilidades para participação:
Os alunos interessados em atuar neste projeto de pesquisa podem escolher um tema (de sua preferência) que faça conexão com o âmbito da pesquisa: narrativas (midiáticas, jornalística, imagética, fílmica, sonora, etc.) de desastre e risco (não necessariamente COVID-19, mas incluindo outros tipos de situações catastróficas que provoquem urgências, em nível humanitário, sanitário, econômico, social, psicológico, ou outros).
- Narrativas da memória no audiovisual: lembranças, esquecimento e legitimidade histórica
a) Coordenador: Profa. Dra. Letícia X. L. Capanema - Departamento de Comunicação
contato: leticia.capanema@ufmt.com
b) Resumo:
Este projeto se inscreve no cruzamento das discussões sobre a memória e os estudos audiovisuais. Parte-se da ideia de que o ato de rememorar resulta na configuração de uma narrativa e na articulação de formas expressivas, sendo portanto atravessado por questões da linguagem e do discurso. Assim, destacamos o audiovisual como suporte para narrativas da memória. Dessa maneira, propõe-se investigar narrativas audiovisuais que se constituem por meio de vestígios, buscando compreender aspectos discursivos e estéticos da narração de memórias invisibilizadas e não hegemônicas, bem como as narrativas do Cinema e do Audiovisual que fogem de sua historiografia canônica (como o cinema feminino, o cinema negro, o cinema indígena, o cinema das bordas, entre outros). Assim, compreende-se a narração da memória no e do audiovisual não como restituição do passado tal qual ele foi, mas como construção discursiva geradora de significação e sentidos a partir de tensões entre lembrança, esquecimento e legibilidade histórica.
- Título: Estudos historiográficos sobre ciclos e intervalos no cinema brasileiro
Contato: leonardo.esteves@ufmt.br