Projetos de Pesquisa


  • Desastre e Risco: arranjos midiáticos e construção de discursos em narrativas ficcionais e não ficcionais


a) Coordenador: Profa. Dra. Andréa Ferraz Fernandez -  Departamento de Comunicação

contato: andrea.fernandez@ufmt.com

b) Resumo:

O projeto aborda experiências teóricas e práticas sobre narrativas e estruturas de produtos comunicacionais ficcionais e não-ficcionais, sonoros e audiovisuais (e suas hibridações) que tratam da temática Desastre e Risco. As questões de pesquisa que originaram este projeto tem relação com a diversidade de narrativas e de formatos midiáticos, em combinações ou variações que abordam situações de crise e risco, ressaltando suas construções de discurso, hibridações de linguagem, arranjos e deslocamentos midiáticos. A pergunta que desafia a investigação é: Quais configurações narrativas, processos e arranjos midiáticos, ficcionais e não-ficcionais, vêm assumindo os discursos sobre situações de desastre e risco na contemporaneidade?

c) Algumas possibilidades para participação: 

Os alunos interessados em atuar neste projeto de pesquisa podem escolher um tema (de sua preferência) que faça conexão com o âmbito da pesquisa: narrativas (midiáticas, jornalística, imagética, fílmica, sonora, etc.) de desastre e risco (não necessariamente COVID-19, mas incluindo outros tipos de situações catastróficas que provoquem urgências, em nível humanitário, sanitário, econômico, social, psicológico, ou outros).



  • Narrativas da memória no audiovisual: lembranças, esquecimento e legitimidade histórica


a) Coordenador: Profa. Dra. Letícia X. L. Capanema -  Departamento de Comunicação

contato: leticia.capanema@ufmt.com

b) Resumo:

Este projeto se inscreve no cruzamento das discussões sobre a memória e os estudos audiovisuais. Parte-se da ideia de que o ato de rememorar resulta na configuração de uma narrativa e na articulação de formas expressivas, sendo portanto atravessado por questões da linguagem e do discurso. Assim, destacamos o audiovisual como suporte para narrativas da memória. Dessa maneira, propõe-se investigar narrativas audiovisuais que se constituem por meio de vestígios, buscando compreender aspectos discursivos e estéticos da narração de memórias invisibilizadas e não hegemônicas, bem como as narrativas do Cinema e do Audiovisual que fogem de sua historiografia canônica (como o cinema feminino, o cinema negro, o cinema indígena, o cinema das bordas, entre outros). Assim, compreende-se a narração da memória no e do audiovisual não como restituição do passado tal qual ele foi, mas como construção discursiva geradora de significação e sentidos a partir de tensões entre lembrança, esquecimento e legibilidade histórica.



  • Título: Estudos historiográficos sobre ciclos e intervalos no cinema brasileiro


a) Coordenador: Prof. Dr. Leonardo Gomes Esteves

Contato: leonardo.esteves@ufmt.br


c) Resumo:

O projeto objetiva empreender uma prospecção acerca dos intervalos na história do cinema brasileiro. Partindo do pressuposto de que a trajetória historiográfica do cinema no Brasil é caracterizada por ciclos, o estudo se dirige - para além de uma interrogação sobre a própria noção de ciclo, suas composições e contradições internas - à compreensão do espaço composto entre eles, às interrupções. A pesquisa é em boa parte motivada na contemporaneidade pelo desmonte promovido pelo governo Bolsonaro, mas visa pensar em outras ações desfavoráveis ao desenvolvimento do cinema brasileiro impulsionadas por outras administrações. Na história recente, a breve, mas significativa gestão de Collor de Mello (1990-1992) surge como um período próspero para analisar os atos desferidos contra as instituições do cinema brasileiro e as fraturas deles decorrentes. O trabalho prevê, além de análises documentais e fílmicas, eventuais entrevistas com realizadores, pesquisadores e outras personalidades engajadas ao tema. A pesquisa contempla não apenas uma filmografia que surge motivada pelas turbulências contemporâneas à sua produção, mas discursos e eventos históricos atrelados aos períodos analisados.



Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30