Sobre o curso
O curso iniciou suas atividades no ano 2018, através da Resolução CONSEPE Nº 133, de 30 de outubro de 2017. Surgiu para contemplar necessidades do mercado regional. Veio com a expertise de 30 anos de existência do curso de Comunicação Social Radialismo, ampliando o conceito de prestação de serviços à sociedade e como modos de existir na relação com a comunicação, as artes, o mercado e o cultural.
O curso de graduação em Cinema e Audiovisual é presencial e possui regime acadêmico de crédito semestral. São oferecidas anualmente 30 vagas, com 2 (duas) entradas, sendo 15 (quinze) vagas no primeiro semestre e 15 (quinze) vagas no segundo semestre letivo. O tempo mínimo para integralização é de 8 semestres e o tempo máximo, de 12 semestres.
Além
da coordenação, o curso conta com duas instâncias às quais são
atribuídas funções pedagógicas, administrativas e de planejamento:
Colegiado
de Curso: composto pelo coordenador, quatro professores e um
representante discente. O colegiado se reúne mensalmente e é
responsável
por assessorar a coordenação nos trâmites pedagógicos, curriculares e
adminsitrativos relativos ao dia a dia do curso.
Núcleo Docente
Estruturante (NDE): composto por cinco professores. O NDE dedica-se à
reflexão pedagógica do curso integrando ensino, pesquisa e extensão, e
planejando ações de médio e longo prazo. A reuniões são anuais ou quando
houver interesse do corpo docente.
Eixos norteadores
A formação proposta para o curso objetiva abranger investigações teóricas, históricas, políticas, econômicas, culturais e estéticas acerca do Cinema e do
Audiovisual nas suas especificidades, expansões, hibridismos, considerando modos de criação e realização de suas narrativas e produtos, aspectos fundamentais de suas práticas e narrativas, e para a compreensão da cultura global, regional e local. Dessa maneira, o curso se estrutura a partir de 5 eixos norteadores:
1. Realização e Produção
Eixo que contempla o desenvolvimento de obras audiovisuais de diferentes gêneros e formatos, destinados à veiculação nas mídias contemporâneas; incorpora ainda o uso e o desenvolvimento de tecnologias aplicadas aos processos de produção e difusão do audiovisual.
2. Teoria, Análise, História e Crítica
Eixo voltado a pesquisa acadêmica nos campos da história, da estética, da crítica e da preservação. Proporciona que o exercício da análise da imagem e
do som aborde o pensamento crítico, histórico e estético acerca do cinema e do audiovisual por meio do exame das diferenças e das convergências entre
contextos, discursos e processos de diferentes meios, e que incide também sobre o campo da organização de acervos.
3. Linguagens
Eixo que abarca a análise da imagem e do som em seus diferentes suportes, apontando para a especificidade estilística de cada meio e contribuindo para
a elaboração de juízos críticos dos produtos audiovisuais.
4. Economia e Política
Eixo pautado pelas questões ligadas a gestão, produção distribuição e exibição, levando-se em conta o potencial de inovação tecnológica da área. Contemplam ainda as questões referentes à ética e à legislação, como também as políticas públicas para o setor, incluindo as de preservação e de restauração dos acervos.
5. Artes e Humanidades
Eixo interdisciplinar, voltado para as Artes (teatro, música, artes plásticas etc.) e as Humanidades (história, literatura, comunicação etc.