O realizador Diego Roberto Silva Cavalcante, egresso do curso de Cinema e Audiovisual da UFMT, é vencedor do Prêmio Orlando Senna de Curta-Metragem Brasileiro com seu curta documentário “Bixas Pretas: entre o amor e os afetos”, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em 2023 sob a orientação da professora Letícia Capanema. O curta foi contemplado pelo prêmio representando a região Centro Oeste ao lado do curta goiano “Eu não nasci para isso” (2023), de Eryk Ely da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
O Prêmio Orlando Senna 2024 tem como objetivos reconhecer a contribuição da produção universitária para o desenvolvimento do audiovisual brasileiro e estimular o desenvolvimento de novos talentos. Realizado pela Secretaria do Audiovisual (SAV) em parceria com o Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a iniciativa destina R$ 140 mil para dez projetos universitários.
Foram selecionados e premiados 10 (dez) curtas-metragens resultantes de Trabalhos de Conclusão de Curso das graduações de Audiovisual, Cinema, Animação, Artes digitais, Rádio e TV, Comunicação social e Publicidade e Propaganda. Foram premiadas 2 (duas) obras por região do país, que receberá cada uma o valor de R$ 14.000,00 (quatorze mil reais). As obras também foram incluídas em um catálogo especial para ações de difusão do MinC e do Forcine (link para o catálogo).
As inscrições foram realizadas pelas coordenações dos cursos de graduação. Cada curso pôde inscrever até 2 (dois) curtas-metragens que fossem resultado de TCCs de Instituições de Ensino Superior (IES), realizados ao longo dos anos de existência dos referidos cursos. Os trabalhos vencedores refletem a diversidade cultural e a criatividade das diferentes regiões do Brasil, reafirmando a potência da produção audiovisual universitária.
Representando a região Centro-Oeste, o curta premiado “Bixas pretas: entre o amor e os afetos” apresenta relatos de quatro pessoas pretas e gays, que compartilham a dificuldade de conseguir relacionamentos amorosos saudáveis. Segundo os depoimentos, a procura acontece apenas para aventuras casuais e/ou fetichistas. Uma espécie de grito de revolta contra a discriminação racial e à homofobia, o filme tem uma estrutura que dialoga com o filme “Jogo de cena” (2007), de Eduardo Coutinho, na qual os relatos (verídicos) são feitos por atores profissionais.
“Bixas Pretas” também foi agraciado em 2023 com o prêmio de Melhor Curta Universitário pelo Júri Popular da 22a MAUAL - Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América e Latina, com o Prêmio de Melhor Curta do Júri Popular da 21a CINEMATO, e também o Prêmio de Melhor Curta no MT Queer Premia, além de ter sido selecionado diversos Festivais pelo Brasil.
O documentário é fruto de um TCC de Cinema e Audiovisual na UFMT e foi gravado em três diárias, entre os meses de abril e maio, na Sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés da UFMT. O projeto foi realizado com recursos próprios do realizador, que mobilizou amigos, amigas e outras pessoas que acreditaram na importância do projeto. “Esse documentário é importante em muitas camadas. Uma delas envolve trazer à tona relatos sobre como LGBTs negros no Brasil são impactados na vida amorosa, muitas vezes sendo preteridos ou rejeitados por pessoas brancas ou cisheteronormativas. Outro aspecto que considero significativo é que o projeto todo foi pensado por uma bixa preta, teve no centro da cena outras bixas pretas e também uma equipe bastante diversa” afirma o realizador.
A participação de estudantes do curso de Cinema e Audiovisual em Premiações têm revelado uma importante força produtiva e criativa do audiovisual universitário em MT. Com a implementação do bacharelado em Cinema e Audiovisual em 2018, essa produção ganhou propulsão, que se reflete na crescente presença universitária em Premiações, Mostras e Festivais. Como afirma o coordenador do curso, prof. Diego Baraldi "A difusão é um dos pilares do processo audiovisual e esperamos que cada vez mais trabalhos que têm alguma conexão com o Curso de Cinema e Audiovisual da UFMT possam encontrar diferentes janelas de exibição."
Equipe técnica de “Bixas pretas: entre o amor e afetos”: Direção, Roteiro, Montagem, Produção: Diego Cavalcante; Direção de fotografia: Leila Sayuri; Som: Rodrigo Fonseca; Assistentes de fotografia/Assistentes de Direção: Laiza Cassiano, Rodrigo Fonseca, Gustavo Fligner; Orientação: Letícia Capanema. Personagens/atores: Andreel Ferreira, Vinícius Brasilino, Ricardo Almeida e Erick Bueno.
Informações adicionais:
Catálogo do Prêmio Orlando Senna ao Curta-Metragem Brasileiro
Site do MinC que apresenta o Prêmio Orlando Senna ao Curta-Metragem Brasileiro