Através da Web Social, é possível a conexão entre pessoas, organizações e conceitos. Ela desempenha um papel central ao possibilitar que diversas pessoas interajam de diferentes formas e em escalas inéditas por meio de diferentes aplicações, construídas com diversas plataformas e embutidas em diferentes dispositivos.
O desenvolvimento de sistemas como produtos de software tem evoluído para o desenvolvimento de múltiplos produtos, derivados de uma plataforma baseada em uma arquitetura comum e integrados com outros sistemas por meio de redes de atores e artefatos. Esse conjunto de elementos forma um ecossistema de software, afeta diversos processos organizacionais e traz desafios frente ao que já está estabelecido nas comunidades que estudam interfaces organizacionais e o projeto e desenvolvimento de sistemas computacionais. A combinação entre ecossistemas e fatores humanos impacta os desafios já existentes no desenvolvimento de software, como o tratamento de questões econômicas e sociais em conjunto com as questões técnicas, conforme tem sido largamente discutido na literatura.
A 8ª edição do Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social (WAIHCWS’17) aborda o tema “relações técnicas, humanas e organizacionais em ecossistemas de software” na perspectiva de Desenvolvimento Tecnológico de Qualidade — um dos Grandes Desafios de Pesquisa em Computação no Brasil. Mais uma vez, o evento pretende promover o debate sobre as oportunidades e os desafios que a Web Social traz para a comunidade de pesquisa em Interação Humano-Computador (IHC), ressaltando os fatores relacionados ao tema selecionado. Outras informações, incluindo os tópicos de interesse do WAIHCWS’17, podem ser encontrados na Chamada de trabalhos.