Com o objetivo de divulgar o conhecimento produzido na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a editora do projeto de extensão MT Ciência está com chamada aberta para pesquisadores que tenham interesse em publicar o conteúdo de seus estudos — em linguagem acessível — para a comunidade externa.
O principal produto são as Fichas Técnicas, periódico de caráter técnico-científico, com ISSN e conselho editorial de diferentes áreas, que busca abordar assuntos de interesse social com linguagem adequada ao público leigo.
“Esse é mais um elo entre a Universidade e a sociedade, com um formato menor, mas ainda assim informativo, permitindo que possamos abordar um número maior de temas e com mais agilidade” explicou a coordenadora do projeto, a técnica-administrativa Camila Turini.
Atualmente, o projeto já publicou 26 edições das fichas técnicas, abordando temas desde “Métodos alternativos para o controle de lesmas e caracóis em horas e jardins”, até “Testes para diagnósticos da COVID-19”, com periodicidade semanal.
“Os pesquisadores que integrarem o projeto, além de contribuírem com a sociedade, também podem acrescentar as publicações em seus currículos, já que as fichas técnicas são classificadas como publicações periódicas com ISSN e corpo editorial", acrescentou a coordenadora.
Para participar, docentes, técnicos-administrativos, ou alunos de pós-graduação devem entrar em contato pelo e-mail epeufmt@gmail.com. As normas para publicação das fichas técnicas estão disponíveis no site do projeto e outros formatos, como livros infantis, ou cursos e consultorias, podem ser consultados no mesmo e-mail.
MT Ciência
O MT Ciência é formado por um grupo de professores, técnicos e alunos da UFMT, que trabalham no desenvolvimento de soluções inovadoras e na difusão de conhecimento para toda a sociedade, seja para o setor público, privado, ou para grupos da sociedade civil organizada, a partir de consultorias, treinamentos e da produção de conteúdos.
A estrutura do MT Ciência está à disposição de todos os os pesquisadores da UFMT que desejam aproximar os conhecimentos que construíram na Universidade com a comunidade externa.