Dúvidas Frequentes

Informações gerais


Qual é a diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu?

Os cursos de pós-graduação lato sensu se seguem à graduação e são destinados à formação prático-profissional continuada, como, por exemplo, em especializações, MBAs e residências (médicas, médicas veterinárias, multiprofissionais, pedagógicas etc.). Os cursos de Pós-Graduação stricto sensu tem por objetivo a formação de recursos humanos para a produção de conhecimento, comprometida com desenvolvimento científico, tecnológico, artístico, cultural, social e econômico.



Qual é a diferença entre mestrado profissional e mestrado acadêmico?

Os programas de mestrado acadêmico têm como objetivo principal preparar profissionais para a atuação no ensino superior e na pesquisa acadêmica. Os programas de mestrado profissional visam formar profissionais em diferentes áreas do conhecimento por meio do estudo de técnicas, processos ou temas que atendam às demandas específicas do mercado de trabalho. 



Quanto tempo em média dura um Mestrado? E um doutorado?

O tempo regulamentar de cursos de Mestrado é de 24 meses, e o de Doutorado é de 48 meses, podendo haver prorrogação se atendidas condições determinadas pela legislação vigente.



Ainda estou fazendo a graduação. Posso começar o Mestrado?

Para se matricular no Mestrado, é obrigatório já ter concluído a graduação. No entanto, alunos de graduação podem cursar disciplinas de Mestrado como alunos especiais caso o regimento do Programa permita isso.



Como posso escolher a que programa de pós-graduação vou me candidatar?

O candidato deve considerar sua formação de graduação, bem como seus interesses e aptidões acadêmicos, frente à estrutura acadêmica do Programa: as linhas de pesquisa disponíveis, as pesquisas que vêm sendo conduzidas nos programas, os projetos conduzidos pelos professores credenciados etc. Tais informações são encontradas na página de internet de cada Programa.



Preciso fazer o Mestrado na mesma área do meu curso de graduação? Preciso fazer o Doutorado na mesma área do meu curso de Mestrado?

Os editais dos processos seletivos de alunos regulares definem os critérios de elegibilidade dos candidatos. Deve-se checar, no edital, se há exigências quanto a uma formação prévia em área específica.



Preciso ter uma especialização antes de me candidatar ao Mestrado?

Não é necessário, a menos que o edital exija isso. O requisito básico é o diploma de graduação.



O que é a proficiência em línguas estrangeiras?

Entre as exigências para obtenção de título de Mestrado ou Doutorado, está a comprovação de conhecimento de língua(s) estrangeira(s). Cada Programa define quais certificados são aceitos, quais línguas são aceitas e quando essa comprovação deve ser feita.



Existem vagas reservadas para ações afirmativas?

Todos os Programas de Pós-Graduação da UFMT destinam 20% das vagas dos editais de alunos regulares a candidatos de ações afirmativas, nos termos da Resolução CONSEPE 197/2021. Entre os grupos beneficiários dessa política estão candidatos negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e pessoas trans.



Sobre o processo seletivo


Onde posso acompanhar as publicações de editais?

Todos os editais de seleção de alunos regulares de pós-graduação são publicados na página da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação. A página da Pró-Reitoria é o espaço oficial para o acompanhamento de todas as publicações relativas aos processos seletivos de alunos regulares, ainda que outras páginas de Internet também possam republicar editais e seus resultados. No entanto, os editais de seleção de alunos especiais são publicados diretamente nos sites dos Programas de Pós-Graduação.



É obrigatório ter publicações, ter participado de pesquisa na graduação ou ser membro de algum grupo de pesquisa, para entrar no Mestrado?

Apenas se o edital de seleção definir esses como requisitos de elegibilidade. A maioria dos programas, no entanto, não faz essas exigências.



É obrigatório apresentar um projeto no ato da inscrição?

Há programas que exigem apresentação de projeto de pesquisa no processo seletivo, e outros não. Para saber se é o caso do Programa de seu interesse, você deve consultar o edital de seleção.



Qual é a diferença entre ser aluno regular ou aluno especial em um Programa de Pós-Graduação?

Um aluno regular em um Programa de Pós-Graduação é, de fato, mestrando ou doutorando naquele programa e, ao final do curso, se atendidas todas as exigências constantes no regimento interno, receberá o título de mestre ou doutor. Um aluno especial, porém, é matriculado apenas em um componente curricular específico (em geral, uma disciplina). Alunos especiais recebem, ao final daquela disciplina, uma declaração constando frequência e conceito obtido, tendo, na sequência, seu vínculo com o programa encerrado.


O que é o Currículo Lattes?

No Brasil, a principal base de dadps de currículos acadêmicos é a plataforma Lattes, mantida pelo  CNPq. Em geral, os processos seletivos para cursos de Mestrado e Doutorado exigem que os candidatos estejam cadastrados nessa plataforma. Se você ainda não tem seu currículo Lattes, pode criar um aqui.  


Alunos Regulares


Como é o processo seletivo de alunos regulares?

Os Programas de Pós-Graduação têm seus processos seletivos de alunos regulares determinados por editais. O edital estabelece os requisitos para inscrição, as fases do processo seletivo, o cronograma de todas as etapas, a fórmula de cálculo da nota final etc.



Quais são as etapas de um processo seletivo de alunos regulares?

Cada edital define quais são as etapas da seleção (que podem incluir, por exemplo, avaliação de projeto, arguição, prova, avaliação de currículo etc.) 



Existe a possibilidade de eu ganhar uma bolsa?

Alguns Programas de Pós-Graduação dispõem de bolsas de agências de fomento para alguns de seus alunos. Não há, porém, garantia de concessão de bolsas a todos os discentes.



Aluno Especial


Qual é a vantagem de cursar uma disciplina como aluno especial antes de tentar o processo seletivo para ser aluno regular de um Programa de Pós-Graduação?

Alunos especiais têm a oportunidade de conhecer um pouco mais o programa em que fazem a disciplina e seu funcionamento. Além disso, sendo aprovados posteriormente como alunos regulares, podem aproveitar os créditos cursados como alunos especiais caso isso esteja previsto no regimento do programa. 



Como é o processo seletivo de alunos especiais?

Os Programas de Pós-Graduação têm seus processos seletivos de alunos regulares determinados por editais simplificados. Em geral, são editais com menos etapas e com um número menor de exigências aos candidatos.



Quando acontecem os processos seletivos de alunos regulares em um Programa de Pós-Graduação da UFMT?

A maior parte dos ingressantes nos programas de pós-graduação da UFMT são selecionados em processos seletivos de alunos regulares realizados ao longo do segundo semestre. Os editais costumam ser publicados entre os meses de julho e agosto, e as seleções em geral ocorrem entre setembro e dezembro. Caso haja vagas não preenchidas, editais de vagas remanescentes são publicados em outros momentos.



Outras Informações


No mestrado ou doutorado, tenho que fazer disciplinas? 

Em geral, tanto os cursos de Mestrado quanto de Doutorado envolvem um primeiro momento de realização de disciplinas, e outro de elaboração de dissertações e teses. Em geral, o número de créditos em disciplinas cursados na pós-graduação stricto sensu é bem menor do que na graduação.



Onde posso encontrar informações sobre dissertações ou teses defendidas nos programas de pós-graduação da UFMT?

Informações sobre dissertações e teses defendidas anteriormente podem ser encontradas, em geral, nos sites dos Programas de Pós-Graduação, no Repositório Institucional da UFMT, ou no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES.




Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30