Promovendo agilidade no processo interno de avaliação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) sistematiza informações sobre a instituição e as apresenta para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e para a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). Por meio de relatórios, desenvolvidos pela comunidade interna e externa, a CPA também revela o panorama da UFMT e auxilia nas novas estratégias de gestão.
“A CPA existe há 17 anos e desde o começo, vem realizando relatórios anuais dentro do prazo estipulado na legislação, além de participado das avaliações de curso in loco das comissões designadas pelo INEP. Dentro dessas avaliações a Comissão efetua autorização, reconhecimento, renovação de reconhecimento dos cursos presenciais e de ensino a distância e recredenciamento institucional presencial em cada polo.”, detalhou a presidente da Comissão Própria de Avaliação, professora Flávia Regina Pereira. do curso de Engenharia de Minas do Câmpus de Várzea Grande.
Ao todo, a Comissão Própria de Avaliação é constituída por 30 membros, entre eles representantes de todos os segmentos da comunidade universitária, como docentes, discentes e técnicos administrativos, além da sociedade civil organizada. De forma que nas avaliações da CPA são considerados esses dois grupos como o público-alvo, ampliando o acesso e debate sobre as ações da UFMT.
A CPA é a responsável pelo Relatório Institucional, documento que reúne, anualmente, os principais desafios, estruturas e avanços da instituição, considerando todos os Câmpus e funções administrativas.“A ações da CPA são um apoio para a gestão da instituição de ensino, porque é por meio dos resultados de avaliações que se é possível identificar os pontos de fragilidade e propor melhorias e correções que contribuam para o avanço do trabalhado realizado em diferentes setores”, explicou a presidente.
Vale ressaltar que o Relato Institucional (RI) foi concebido como uma inovação do Instrumento para Avaliação Institucional Externa, em 2014, subsidiando o ato de credenciamento e recredenciamento institucional. “Trata-se de um documento elaborado de acordo com a Nota Técnica nº 14 de 2014 – CGACGIES/DAES/INEP/MEC e Nota Técnica nº 062 de 2014 do INEP/DAES/ CONAES, que tem como objetivo evidenciar como os processos de gestão institucional se desenvolvem a partir das avaliações externas e internas, e a interação entre o planejamento institucional, suas atividades acadêmicas, progressos e resultados”, continua a professora Flávia Regina Pereira.
Atualmente a CPA atua por meio de subcomissões, que desempenham papéis complementares e relevantes para a rotina da UFMT, um exemplo é a subcomissão de comunicação. Por intermédio desse suporte, a CPA busca atingir o público interno, sensibilizando sobre a importância do processo avaliativo, as melhorias que ele pode promover, e sobre os resultados das avaliações. Além de reforçar o compromisso de transparência pública com a população geral.
“Sempre há novos desafios, como a busca por ampliar o espaço da comunidade externa dentro da Comissão, para que a UFMT possa acompanhar o contexto criticamente e analisar e o cumprimento do seu papel social. É um trabalho que exige dedicação e constância. Com as subcomissões, organizamos o trabalho interno e conseguimos atingir os objetivos.”, completou a presidente da Comissão Própria de Avaliação.
Desde segunda-feira (23), a CPA, em parceria com a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) realiza reuniões virtuais sobre o processo de Avaliação Interna de Cursos de graduação. A agenda segue até sexta-feira (27)
Relatório Institucional
O Relatório Institucional da Universidade Federal de Mato Grosso, edição 2021, foi elaborado desde abril de 2020. No processo, foram discutidas plataformas de execução, desenvolvimento de questionários, análises de respostas e garantia de divulgação ampla das informações. A expectativa é que a próxima publicação, com pesquisas relacionadas a 2021, traga perspectivas sobre o ensino na UFMT durante a pandemia.