PLS
PLS
Breve descrição em 190 caracteres
Coleta Seletiva
A UFMT gera muitos materiais recicláveis todos os dias. Quando você separa corretamente esses materiais, está contribuindo para um ambiente mais saudável e apoiando a economia solidária das cooperativas de catadores. Cada pequena ação conta e, juntos, podemos fazer uma grande diferença para universidade e para sociedade.
Coleta
Seletiva o que é?
Coleta seletiva é o processo de separação e recolhimento de materiais recicláveis ou não recicláveis de forma organizada, visando a destinação correta desses resíduos. A coleta seletiva facilita a reciclagem, reduz a quantidade de lixo enviado a aterros sanitários, diminui o impacto ambiental e promove o reaproveitamento de recursos, contribuindo para a sustentabilidade.
Projeto Juntos pela Sustentabilidade
O projeto de extensão, Juntos pela Sustentabilidade: Implantação da Coleta Seletiva Solidária na UFMT tem como objetivo implantar um sistema de coleta seletiva na UFMT (Campus Cuiabá), integrando a comunidade acadêmica, administrativa e externa visando promover a separação de resíduos, fortalecer a sustentabilidade no ambiente universitário e apoiar a economia circular, no âmbito das cooperativas de catadores, gerando impacto social e ambiental positivo dentro e fora da instituição.
Etapas para Implementação na UFMT
1 - Edital de Chamamento de Cooperativas – Foi realizado em 24/01/2024 e teve como objetivo credenciar associações e/ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis para fins de coleta dos resíduos recicláveis na UFMT, campus Cuiabá (Clique aqui para acessar o edital) (Clique aqui para acessar o resultado do edital).
2 - Materiais de campanha – Foi solicitada a elaboração dos materiais para a Secomm, dentre estes, a marca da campanha, além da elaboração da arte dos cartazes e adesivos de identificação dos tipos de resíduos, alinhados ao tipo de resíduo coletado pelas cooperativas.
3- Sensibilização e capacitação – Foram realizadas reuniões com as cooperativas cadastradas e com o pessoal terceirizado responsável pela limpeza para orientar sobre os novos procedimentos a serem adotados. Posteriormente serão realizadas outras ações, como: postagens, notícias, parcerias, e várias outras formas de sensibilização e capacitação.
4- Implementação e monitoramento - No mês de setembro de 2024 foi iniciada a implantação do Projeto Piloto nos blocos administrativos no entorno do casarão. Foram realizadas reuniões de orientação e sensibilização com os servidores de vários setores, além da distribuição de cartazes e lixeiras sinalizadas, dando início à separação dos resíduos. O monitoramento será realizado trimestralmente no projeto piloto, levantando as dificuldades e melhorias necessárias.
5 – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - Foi realizado alinhamento com professores e estudantes da FAET, definidas etapas e prazos para elaboração do plano. Definiu-se também a utilização do projeto piloto de coleta seletiva para fornecimento de dados aos elaboradores do plano.
Procedimento e Materiais da Campanha
1 - Destinação de uma lixeira para os materiais recicláveis (saco azul) e outra para os não recicláveis (saco preto);
2 - Destinação de uma caixa ou espaço para papéis de rascunho;
3 - Sinalização das lixeiras e os locais para depositar os rascunhos com a identificação correta
4 - Materiais da campanha e sinalizações (Clique aqui para baixar).
Tipos de coleta
Resíduos Recicláveis: papel, papelão, embalagem longa vida (Tetra Pak), plástico, garrafa pet, alumínio, metal e vidro.
Resíduos Não Recicláveis: guardanapos, lenços, toalhas de papel, canetas, clips, lápis, embalagens de café/salgadinho/bolacha/chocolate e marmita de isopor ou de alumínio.
Dúvidas e
sugestões
Entrar em
contato com a SIC/GCL: 3313 7324 ou pelo e-mail gdiee.proplan@ufmt.br
Para
solicitar a coleta excepcional de grandes volumes de resíduos envie um e-mail
para: gcl.sic@ufmt.br