PETELETRICA
PET Engenharia Elétrica
O PET Eng. Elétrica foi criado em 2010 com objetivo de apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão, por meio da inserção de estudantes de graduação e um prof. tutor
Pesquisa
Em conjunto com o Ensino e a Extensão, a Pesquisa é um dos pilares do tripé do Programa de Educação Tutorial. A pesquisa consiste em buscar soluções para problemas não antes resolvidos ou no aprimoramento de tecnologias e técnicas já existentes para se realizar algo. Nessa perspectiva, o PET Engenharia Elétrica procura por problemas na indústria e na sociedade que podem ser resolvidos através dos conhecimentos da engenharia elétrica.
Veja nossos projetos:
-
Automação residencial: Análise de
consumo dos equipamentos IoT
Resumo: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo avaliar a viabilidade da aplicação de um sistema de automação residencial, levando em conta questões como consumo adicional de energia gerado pelos dispositivos de automação, seu custo econômico e quais aplicações realmente são vantajosas. A problemática surge da inserção de diversos dispositivos de automação residencial em suas instalações elétricas, entretanto, não é levado em conta se tais aplicações realmente são vantajosas. Para execução desta proposta de pesquisa, será utilizado o laboratório da disciplina de Medidas Elétricas, bem como seus equipamentos de medição. O projeto prevê uma sequência de testes em cada dispositivo para obter seu consumo energético individual, simular um modelo real de uma residência automatizada e avaliar os dados obtidos.
Leia o artigo aqui -
Desenvolvimento de Armazenador
Horário de Temperatura para auxílio
na Reprodução de Peixes na Fazenda Experimental da UFMT
Resumo: O presente projeto de pesquisa é uma parceria entre o Programa de Educação Tutorial - PET Engenharia Elétrica e o curso de Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, que desenvolve atividades de piscicultura na Fazenda Experimental, localizada no município de Santo Antônio do Leverger. Uma das problemáticas encontradas é obter o controle de temperatura através de hora-grau (HG) para auxiliar na reprodução de peixes Tambaqui, pois os aparelhos disponíveis no mercado são de alto custo, e nem sempre atendem às necessidades específicas da atividade. Neste projeto objetiva-se projetar e implementar um sistema de baixo custo para controle e armazenamento da temperatura horária durante a reprodução das matrizes de Tambaqui criadas em cativeiro na Fazenda Experimental da UFMT. Será realizado o levantamento do estado da arte sobre o assunto, o desenvolvimento do protótipo e testes em campo, bem como a adequação para atendimento às incubadoras dos ovócitos dos peixes.
Leia o artigo aqui -
Reutilização de baterias usadas de
notebook para projetos de ensino
pesquisa e extensão
Resumo: Este projeto visa, primeiramente, dar um novo fim a baterias de notebook que por motivos de estarem viciadas, parado de funcionar ou qualquer outra razão iriam para descarte. Desse modo, por meio de doações vindas de empresas paceiras, amigos, familiares e conhecidos, as baterias são recolhidas e destrinchadas as baterias para que assim sejam postas em uma série de testes de carga e descarga afim de separar quais delas ainda mantém seu funcionamento correto. Feito esse processo, as baterias são separas em pacotes devidamente catálogados e mantidos em local seguro, para que assim possam ser usadas como a fonte de energia para projetos de ensino, pesquisa e extensão do PET, como: a pesquisa do medidor horas-grau e o projeto de jogos educativos para crianças especiais.
Leia o artigo aqui
Empresas parceiras na doação de baterias
- Tec Máquinas – Ouro Preto do Oeste, Rondônia
- OuroMax Informática – Ouro Preto do Oeste, Rondônia
- Links Informática – Várzea Grande, Mato Grosso
- Officina Informática – Cuiabá, Mato Grosso