PETELETRICA
PET Engenharia Elétrica
O PET Eng. Elétrica foi criado em 2010 com objetivo de apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão, por meio da inserção de estudantes de graduação e um prof. tutor
Atividades de Extensão no ano de 2023
- Projeto PET Elétrica nas redes sociais:
Cadastrado no SIEx - Sistema de Extensão, com data de início em 07/05/2022 e finalização em 07/05/2023, abrangendo tanto o Instagram quanto o YouTube do grupo PET Engenharia Elétrica. O projeto possui uma carga horária de 1500 horas que são distribuídas entre integrantes do PET Elétrica e membros externos, alunos de graduação pertencentes ao curso de engenharia elétrica da UFMT. O projeto se divide em dois grupos de trabalhos, sendo um dedicado ao Instagram (chamado de InstaPET) e outro ao YouTube do PET Elétrica. O projeto foi finalizado neste ano de 2023 conforme a data prevista.
- Projeto Oficinas de Arduino:
O projeto foi elaborado em 2022, com data de início em outubro de 2022 e previsão de finalização em setembro de 2023. O projeto tem uma carga horária total de 1200 horas dividida entre os membros interno e externo ao PET Elétrica. Em resumo, as oficinas de Arduino buscam ensinar novos conceitos e saberes sobre eletricidade, programação, automação residencial, e a inserção da plataforma eletrônica Arduino em seu dia a dia, além de estimular nos participantes a vontade de conhecer mais sobre o assunto e sobre o curso de Engenharia Elétrica da UFMT, estimulando assim um futuro ingresso a universidade.
- Projeto PET Engenharia Elétrica nas Escolas:
Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais voltadas a Educação Especial: em desenvolvimento pelo grupo PET Engenharia Elétrica UFMT, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT e com o FabLab.au UFMT. Com execução programada entre 01/08/2022 a 31/07/2025 na área de conhecimento de engenharias e área temática tecnologia e produção. O projeto tem uma carga horária de 3120 horas para os 3 anos de execução, a qual é distribuída entre os participantes interno e externo ao grupo PET Elétrica. O objetivo do projeto é integrar as áreas de engenharia e educação para desenvolver jogos didáticos que auxiliam na alfabetização e inclusão de Pessoas Com Deficiência (PCDs). O PET Elétrica já vem atuando nesta área de atividade desde 2019, com o projeto de extensão PET Engenharia Elétrica nas Escolas: Desenvolvimento de material didático para alunos especiais, e foi após esse projeto que surgiu a parceria com a professora Dr. Ozerina Victor de Oliveira do programa de pós-graduação em Educação. Com a parceria, o grupo conseguiu financiamento de R$ 25.000,00 pelo CNPq por meio do edital universal de 2021 como o projeto de pesquisa intitulado Tecnologias Educacionais, Formação de Professores e Educação Especial: potencialidades de integração e de inovação, com vigência de 24/03/2022 a 31/03/2025 e coordenado pela professora Ozerina. Posteriormente, o projeto foi cadastrado pelo PET Elétrica como extensão, de forma de disseminar o conhecimento com a criação de jogos didáticos. Assim, o projeto está em andamento e está na fase de replicação dos jogos já criado na primeira edição, bem como implementação de melhorias nos mesmos. Para tanto, as melhorias realizadas nos códigos e circuitos demandaram adaptações nas caixas dos jogos, as quais foram realizadas por meio do software de desenvolvimento de projetos AutoCAD. O projeto segue em desenvolvimento. Atualmente, a fase de replicar os primeiros jogos já foi ultrapassada, e o projeto segue em busca de criar novos jogos que contribuam com o objetivo da extensão.
- Projeto Curso de Instalações Elétricas Prediais para Iniciantes:
O projeto foi cadastrado no sistema SIEx da UFMT, com previsão de execução de 01 de novembro de 2021 a 31 de maio de 2023. O projeto possui uma carga horária total de 650 horas distribuída ao longo do prazo de execução e para os membros da equipe executora. O projeto tem como objetivos inserir pessoas da comunidade externa ao ambiente da engenharia elétrica por meio do curso de instalações elétricas na modalidade remota. Criar um curso voltado as atividades práticas, na modalidade de vídeo aulas, apresentando conceitos e atividades realizadas por um eletricista predial. Ensinar o básico sobre manutenções e instalações elétricas residenciais às pessoas da comunidade externa visando a possibilidade de um futuro ingresso à universidade e talvez até mesmo ao curso de Engenharia Elétrica. O projeto foi finalizado neste ano de 2023.
- Projeto PETCAST:
O uso do podcast como instrumento de informação na Engenharia Elétrica: o projeto foi cadastrado na plataforma SIEx Sistemas de Extensão da UFMT. O primeiro projeto teve um prazo de execução de junho de 2020 a maio de 2021, mas devido ao sucesso do projeto o mesmo foi prorrogado por mais um ano até maio de 2022. Com o encerramento do primeiro projeto e após a elaboração do relatório final, o grupo PET Elétrica fez a submissão do novo projeto com prazo de execução de 31 de maio de 2022 a 31 de maio de 2023. A última edição do projeto conta com uma carga horária total de 890 horas distribuída para a equipe executora ao longo do prazo de execução. Ambos os projetos foram cadastrados na área de conhecimento em engenharias e área temática comunicação com o objetivo de desenvolver e levar informação de conteúdos ligados à área da engenharia elétrica para a comunidade acadêmica e externa, por meio de episódios em formato de áudio. Dessa forma, devido ao sucesso obtido o projeto foi recadastrado com o período de execução de um ano, ou seja, esteve em execução até o dia 31/05/2023.
,