Projetos de Pesquisa Cadastrados em 2018


Número Ano Título Resumo Coordenador Data de Início da Vigência Data Fim da Vigência
357 2018 Avaliação, diagnóstico e intervenção do estresse em professores da rede municipal de ensino de Barra do Garças - MT. O estresse é um problema de saúde comum da sociedade tida como “pós-moderna”, onde as mudanças nos estilos de vida das pessoas estão as deixando debilitadas, e, por conseguinte, vulneráveis. A docência tem sido uma das profissões que expõe o profissional a condições continuamente desgastantes, tanto física quanto emocionalmente. As consequências mais comuns dessas situações vivenciadas pelos docentes são o baixo rendimento, o afastamento do trabalho por longos períodos via licença médica, a insatisfação profissional e doenças ocupacionais. O presente projeto pretende identificar a prevalência de estresse entre professores da rede municipal de ensino de Barra do Garças. O objetivo da pesquisa é avaliar a efetividade de estratégias de enfrentamento para a redução do estresse. Para identificar e classificar os sinais e sintomas estresse entre os docentes será utilizado o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos – ISSL (LIPP, 2005). A intervenção (formas e técnicas de enfrentamento ao estresse) será realizada em duas escolas escolhidas aleatoriamente entre aquelas que apresentarem percentis acima de 60% de sujeitos classificados com estresse. Esta pesquisa atenderá as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos da Resolução Nº 466 (12/12/2012) do Conselho Nacional de Saúde. e terá a anuência da Secretaria Municipal de Educação do município. Mauricio Da Silva Guedes 31/08/2018 31/08/2022
15 2018 Análises acerca da Formação, da Identidade Docente e do Desenvolvimento Profissional dos Professores de Matemática A pesquisa ora proposta abrange questões referentes ao percurso histórico de formação da profissão docente; analisando as relações entre a formação de professores com o desenvolvimento pessoal, com o desenvolvimento profissional e com o desenvolvimento organizacional. Para tanto, toma como aporte teórico mais geral a Teoria de Aprendizagem Situada proposta por Jean Lave e a Teoria Social da Aprendizagem em Comunidades de Prática, formalizada por Etiene Wenger a partir de seus trabalhos com Lave. Outro aporte importante é encontrado nas teorizações de Nóvoa . Ao tratar da especificidade do professor de matemática, a bibliografia principal situa-se nos escritos de Fiorentini. Metodologicamente, a pesquisa se firma na análise documental, seja de publicações de periódicos e anais de eventos da área, seja em produções de estudantes das licenciaturas em matemática – com destaque para aquelas produções públicas vinculadas ao Curso de Licenciatura em Matemática do CUA/UFMT, a saber: monografias de final de curso, textos apresentados em eventos, relatórios finais de estágio, dentre outras. Pretende-se que, ao cursar esse caminho, torne-se possível: 1) apontar como vem sendo caracterizada a identidade profissional do professor de matemática, identificando elementos e/ou dimensões que permitam distinguir sua cultura e identidade da de outros profissionais da educação; 2) perceber quais elementos agregados aos currículos dos cursos de licenciatura se caracterizam como voltados para a formação da identidade do professor de matemática a partir dos novos papeis que lhes são impostos com a reprofissionalização da função docente; 3) identificar quais concepções sobre a profissão docente podem ser detectadas nas análises sobre autorreconhecimento dos licenciandos. Espera-se que os resultados a serem obtidos possam auxiliar na reconfiguração de práticas formativas docentes, não só do Curso de Licenciatura em Matemática do CUA/UFMT, mas também de outros cursos de Licenciatura em Matemática. Wanderleya Nara Goncalves Costa 01/02/2018 31/07/2022
166 2018 Aspectos da formação docente em universidade públicas da Região Centro-Oeste a partir do estágio supervisionado em Geografia A formação de professores é um dos grandes desafios para os cursos de licenciatura, percebemos ao fazer a análise dos projetos de curso, que muitos possuem formação que não são trabalhada de maneira integrada, e que reflete no processo de ensino aprendizagem que leva o acadêmico para a escola campo de estágio. Nesse sentido, a atuação dos estagiários nas escolas tem um papel fundamental para a articulação de saberes adquiridos ao longo de sua vivência na universidade, a partir do estágio supervisionado, o acadêmico tem condições de fazer um resgate dos conteúdos trabalhados ao longo de disciplinas que são trabalhadas nas geotecnologias, humanas ou áreas físicas da geografia, e articula-las enquanto saberes escolares. Assim, este projeto de pesquisa tem como objetivo principal compreender como vem ocorrendo a formação do professor de geografia no âmbito das universidades públicas da região centro-oeste. Como objetivos específicos, pretende-se investigar como vem ocorrendo a sistematização do processo de formação acadêmica a partir do desenvolvimento dos estágios em geografia na UFMT – Campus Cuiabá; Barra do Garças, na universidade do Cerrado em Rondonópolis; na UEG e na UFG em Goiás, e nas universidades UFGD e UEMS em Mato Grosso do Sul. Busca-se ainda compreender o processo de aprendizagem dos acadêmicos de geografia, e como esse saber se processa nas diferentes metodologias adotadas enquanto regência em sala de aula, pretende-se também analisar a relação didática pedagógica estabelecida entre os saberes acadêmicos e os saberes escolares e ainda, investigar os desafios da formação docente nas diferentes universidades. Ao analisar o processo de formação dos licenciando em geografia, também temos a oportunidade de rever técnicas e metodologias utilizadas nas diferentes disciplinas acadêmicas e repensar o modelo de projeto de formação adotado. Adriana Queiroz Do Nascimento Pinhorati 01/05/2018 01/05/2021
20 2018 Planejamento Estratégico Integrado como ferramenta para zoneamento ecológico de bacias hidrográficas Conciliar o aproveitamento hidroelétrico dos rios com a proteção da biodiversidade aquática e os seus serviços ecossistêmicos é uma tarefa urgente dado a crescente demanda por energia elétrica e a necessidade de mais usinas hidroelétricas. Esse estudo tem como principal objetivo iniciar a discussão de Plano Estratégico Integrado que visa estabelecer um ordenamento da ocupação dos rios Alto rio Araguaia definindo quais rios deve ser utilizados para fins hidroelétricos quais devem sem mantidos livres de barragens como áreas prioritárias para conservação da fauna aquática. O principal produto desse projeto é uma ferramenta de gestão que permita a alocação das hidroelétricas respeitando-se critérios ecológicos mínimos garantindo a manutenção de processos ecológicos chave para conservação da biodiversidade da região em longo prazo. Dessa forma, a proposta pode ser considerada uma ferramenta de gestão que visa diminuir os conflitos do uso de água como previsto pela Lei das Águas (Lei da 9.433/1997) e utilizada como um guia para agências governamentais orientarem suas políticas de mitigação e minoração de impactos. O projeto permitirá a formação de recursos humanos de alto valor agregado (no mínimo dois mestres e dois doutores), a produção de artigos científicos para revistas nacionais e internacionais de alto impacto e, finalmente, material informativo e educativo a ser disponibilizado às escolas e pessoas interessadas na região. As Instituições de Ensino e Pesquisas (IES) envolvidas na proposta – Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal de Santa Maria (UFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – tem grande importante na pesquisa e formação de recursos humanos em nível nacional e possuem a estrutura adequada para a execução no Projeto. A estrutura aqui representada pelo Lab. de Metacomunidades e Ecologia de Paisagem (TheMetaLand- UFG); Lab. Ecologia e Conservação de Ecossistemas Aquáticos (LECEA – UFMT); Lab. de Análises Cromossômicas e Moleculares (LACROM – UFMT); Lab. de Histologia da Reprodução (LAHRA - UFMT) e o Lab. de Análises de Resíduos de Pesticidas (LARP-UFSM) A equipe capitaneada pelo Prof. Dr. Paulo De Marco Junior que tem grande experiência liderança de projetos (detalhes a frente) e é formada por pesquisadores sêniores e pesquisadores recém ingressos na IES permitindo a fixação de uma linha pesquisa para os docentes e região. Vale ressaltar que todos os pesquisadores tem formação na área de pesquisa no qual desenvolverão suas atividades. Dilermando Pereira Lima Junior 01/03/2018 01/06/2021
172 2018 Itinerário de saúde Xavante: da atenção primária à hospitalização evitável Esta pesquisa tem por objetivo avaliar os condicionantes e determinantes das hospitalizações de indígenas Xavante, por condições sensíveis à atenção primária, a partir dos itinerários terapêuticos desenhados pelos indígenas e das intersecções destes itinerários com a rede de atenção á saúde. Serão investigadas as concepções dos Xavante e dos profissionais dos serviços de saúde e, ainda, as características dos serviços de saúde prestados , sob a ótica da Politica Nacional de Atenção à Saúde Indígena, da Política Nacional da Atenção Básica e da Política Nacional de Humanização. Rosaline Rocha Lunardi 01/07/2018 31/08/2021
168 2018 GESTAÇÃO E ZIKA VÍRUS: Ser gestante no meio repelente INTRODUÇAO: Este é um (sub)projeto de pesquisa vinculado ao Projeto Integrado ou “Guarda-Chuva” Gestação e Zika Vírus. A Zika, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, vetor altamente competente em áreas de densidade populacional e baixas condições sanitárias, encontrou no país população susceptível à infecção, sem imunidade natural à doença, serviços de saúde e comunidade científica despreparados tendo a Síndrome Congênita do Zika (SCZV) como consequência mais nefasta. Neste cenário epidemiológico pode-se vincular a vulnerabilidade às mulheres em idade reprodutiva. A situação é repelente! As mulheres precisam proteger-se do próprio meio, meio capaz de trazer danos graves ao concepto. Esta percepção de risco associada à ansiedade típica do ciclo gestacional é potencializada pelo risco de infecção pelo zikv. Gera insegurança, diminui a qualidade de vida podendo desencadear transtornos de humor. OBJETIVO: Caracterizar a assistência durante ciclo gravídico puerperal e seu desfecho. METODOLOGIA: será exploratório, descritivo e transversal com abordagem quanti-qualitativa a coleta de dados será a partir da aplicação de instrumentos auto-aplicáveis e semi-estruturados com perguntas abertas e fechadas. A população abordada será composta por e gestantes puérperas usuárias do serviço de pré-natal e Pontal do Araguaia/MT Os dados quantitativos serão dispostos em tabelas do Microsoft Excell 2010®. A análise dos será realizada por meio da estatística descritiva simples e frequências percentuais, a análise temática será aplicada aos dados qualitativos. RESULTADOS ESPERADOS: sugerir a implementação de ações capazes promover a saúde das gestantes que vivem em meio repelente. CONCLUSÃO: precisa-se de serviços e ações de saúde que sejam capazes de assistir de forma efetiva as gestantes as puérperas em situação de vulnerabilidade para que transpassem pelo ciclo gravídico puerperal e pela crise sanitária atual, da maneira mais saudável possível. Descritores: Gestação. Zika Vírus. Pré-natal. Saúde da Mulher. Queli Lisiane Castro Pereira 02/07/2018 02/09/2023
244 2018 EFEITOS DA OBESIDADE E DIABETE NA RELAÇÃO MATERNO-FETAL: REPERCUSSÕES NEUROIMUNOENDÓCRINAS RESUMO A obesidade e o diabete constituem importantes problemas de saúde pública, especialmente em países em desenvolvimento. O impacto da associação das doenças decorre não apenas de seu quadro clínico diretamente relacionado à inflamação e à hiperglicemia, mas principalmente pelas alterações funcionais que ocorrem em diferentes órgãos e sistemas, resultantes do descontrole crônico do metabolismo de proteínas e de lipídios. Na literatura há poucos relatos em relação às gestações complicadas por obesidade e diabete. O presente projeto pretende avaliar parâmetros imunológicos e hormonais, bem como os efeitos da resistina, melatonina e colostrinina sobre a atividade funcional de células presentes em sangue materno, sangue de cordão e colostro de mães obesas complicadas por diabete. Serão avaliados no sangue materno, sangue de cordão e no colostro de mães obesas e diabéticas a concentração de: Citocinas (IL-1, IL-6,TNF, IFN-γ, TGF-β) e quimiocina (MCP-1, IL-8) de resistina, colostrinina, melatonina, os percentuais de células e a atividade funcional de fagócitos na presença de resistina, colotrinina e melatonina. Considerando que para manutenção da gestação de mulheres obesas, o controle e manutenção do peso corporal é importante e para as mães hiperglicêmicas o controle da glicemia plasmática, assim espera-se com este projeto elucidar os mecanismos imunológicos e hormonais envolvidos na fisiopatologia do binômio obesidade e diabete buscando desenvolver novas estratégias de prevenção de complicações que ocorrem durante a gestação. Palavras-chave: obesidade, diabete, melatonina, colostrinina, citocinas e fagócitos Adenilda Cristina Honorio Franca 02/04/2018 31/10/2023
165 2018 Sentidos de conhecimento nas políticas de currículo: a Geografia e a Base Nacional Comum Curricular Pautado no entrelaçamento de aportes teóricos de Ernesto Laclau e Jacques Derrida, este projeto de pesquisa se constitui com foco na investigação das políticas de currículo para a Educação Básica. Propõe a abordagem às articulações políticas tramadas na produção das políticas em torno da Base Nacional Comum Curricular. Particularmente, chama a atenção para o caso da disciplina Geografia conferindo especial atenção ao modo como esta disciplina negocia sentidos com os textos da BNCC para o Ensino Fundamental e o nível Médio. Especificamente, o projeto tem como ancoragem empírica diferentes textos oficiais, postos em circulação em diferentes momentos políticos do Brasil, perfazendo recorte temporal iniciado na divulgação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, propostos na década de 1990, até a divulgação do documento para o Ensino Médio da BNCC, apresentado em 2018. O projeto pretende abordar o nome "conhecimento", entendendo-o como significante por meio do qual a expectativa de reforma, que baseia a proposição da Base, se sustenta. Paralelamente, o projeto busca acompanhar a reiteração do discurso de interdisciplinaridade em sua relação conflituosa com os discursos de campos disciplinares como o da Geografia. A atenção a esta relação se apóia no indício de que é justamente nessa tensão que estão em jogo os sentidos de conhecimento que tendem a nortear o debate sobre currículo. Hugo Heleno Camilo Costa 09/04/2018 31/08/2022
186 2018 Desenvolvendo ferramentas de comunicação para a passagem de plantão de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva A comunicação constitui-se em importante recurso no contexto das organizações de saúde, uma vez que canais fluidos de comunicação permitem o intercâmbio de informações essenciais para assistência segura ao paciente. As falhas nos processos comunicacionais em saúde contribuem para o aumento da ocorrência de erros relacionados aos cuidados médicos e na incidência de eventos adversos (EA), representando até 70% dos eventos sentinelas ocorridos em serviços de saúde, impactando diretamente na segurança da paciente e na qualidade da assistência. Nesse sentido, este projeto possui como objetivo geral descrever o processo de implantação e sistematização da passagem de plantão de Enfermagem em uma UTI e como objetivos específicos: avaliar a qualidade da passagem de plantão realizada pelos profissionais da equipe de enfermagem da UTI; desenvolver um instrumento para a passagem de plantão de enfermagem, baseado no modelo de comunicação SBAR; avaliar a adesão à ferramenta de comunicação para a passagem de plantão entre profissionais da equipe de enfermagem da UTI. Estudo descritivo do tipo antes e depois, que será desenvolvido por meio da observação direta das passagens de plantão e de entrevistas com os profissionais que compõem a equipe de enfermagem da UTI do Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck, em Barra do Garças. A coleta de dados será desenvolvida em três etapas e os dados serão analisados por meio do programa estatísitco SPSS versão 20.0. Myrian Karla Ayres Veronez Lacerda 01/07/2018 31/07/2020
444 2018 INFLUÊNCIA DO NITROGÊNIO NA SOJA PARA O CONTROLE DE Heterodera glycines O ataque do nematoide dos cistos da soja (NCS), Heterodera glycines, causa crescentes danos econômicos e sua disseminação vem aumentando rapidamente em todo o país. O uso de nitrogênio na soja, mesmo que controverso, pode ser um meio para diminuir tais danos, pois a presença do NCS causa o desvio na translocação de nitrogênio (N) na planta e redução da nodulação. O projeto terá como objetivo avaliar a influência da suplementação nitrogenada na infestação do NCS e seus impactos sobre a produtividade. O experimento será realizado à campo por três safras consecutivas. O delineamento utilizado será em blocos casualizados (DBC), em esquema fatorial 5x3, sendo 5 doses de N (0, 50, 100, 150 e 200 kg/ha) e com aplicação de adubo nitrogenado em três épocas (V5, parceladas em V5+R1 e em R1). A fonte utilizada será a ureia com 45% de N. Serão avaliadas as seguintes variáveis: massa da matéria seca; quantidade de cistos logo após o plantio, em R6 e em R8; produtividade; e acúmulo de N nas partes da planta. Paulo Afonso Ferreira 01/11/2018 30/09/2022
427 2018 Comunicação, jornalismo e democracia: o espaço público em tempos de convergências midiáticas e na perspectiva do estado democrático de direito O presente projeto identifica na cobertura jornalística das eleições presidenciais 2018 a possibilidade de discutir o papel que o jornalismo poderia ou deveria exercer na promoção da sociabilidade a partir da qualidade do conteúdo informativo disponibilizado ao público. O discurso tradicional do jornalismo sintoniza com os princípios do estado democrático de direito. As práticas da imprensa, porém, produziram distorções desta finalidade, ultrapassando os limites do seu legítimo poder de informar e se colocando no campo da ilegitimidade ao servir de instrumento para outros propósitos. Estes descaminhos forjaram uma crise do Jornalismo, cuja superação somente poderia se dar através de grande esforço reflexivo e da inauguração de novas experiências capazes de reoxigenar as estruturas e as práticas da imprensa. Neste sentido, tomamos duas rodadas de entrevistas com os candidatos a presidente como momento privilegiado de observar a qualidade do conteúdo jornalístico oferecido ao público. Nossa pesquisa se dispõe ao esforço de perceber diferentes formas de como a imprensa extrapola a legitimidade do seu poder, bem como as condições que possibilitam tais movimentos. Propõe-se, no médio prazo, a abordar objetos, identificáveis na turbulência da realidade comunicacional brasileira, voltando-se, às vezes, ao âmbito nacional e outras ao âmbito local/regional. Pretende, ao longo do tempo, tratar de três dimensões principais, como escopo do estudo, considerando o discurso histórico do jornalismo e o ambiente de convergência das mídias: a) O jornalismo na esfera das mídias tradicionais; b) O jornalismo nos meios públicos e alternativos; c) O jornalismo na sua relação com o público. A proposta configurada especificamente para este momento estabelece o compromisso de tratar do item “a”. Define para objeto um recorte político, centrado em assunto atual e de elevado impacto social. A viabilidade metodológica nos requer ser ainda mais específicos. Fizemos a escolha de observar a ação jornalística em rodada de entrevistas, com presidenciáveis, no Jornal Nacional (Rede Globo), divulgadas em tv aberta, e outra rodada de entrevistas realizadas pelo pool UOL/Folha/SBT, na internet. A intenção é submeter cada uma das entrevistas a uma rigorosa Análise de Conteúdo, método definido para o estudo, a fim de identificar os procedimentos jornalísticos adotados pelos entrevistadores e a reação dos entrevistados, como também estabelecer comparações entre os programas da tv aberta e os da internet, na expectativa de avaliar o padrão jornalístico destinado ao espectador/cidadão e sua contribuição ao debate público de temáticas socialmente relevantes. Jorge Arlan De Oliveira Pereira 01/10/2018 30/09/2019
482 2018 PREVALÊNCIA DE HEPATITES VIRAIS NA MICRORREGIÃO GARÇAS-ARAGUAIA As hepatites virais são doenças de notificação compulsória instituída pelo Ministério da Saúde do Brasil, causadas por diferentes agentes etiológicos, de distribuição universal. Dentre as hepatites virais, a hepatite C tem mostrado desde 2015 um aumento no número de notificações, com uma prevalência estimada de 1-1,4% da população brasileira. Trata-se de uma hepatite silenciosa que progride a estágios de fibrose hepática e cirrose, podendo levar a hepatocarcinoma e necessidade de transplante de fígado por descompensação de cirrose. Pessoas expostas a transfusão de sangue, compartilhamento de seringas ou materiais perfuro cortantes contaminados antes desta data, podem ter sido expostos ao vírus. Após a infecção viral, 70-80% dos indivíduos tornam-se crônicos. As Sociedades Brasileiras de Hepatologia e Infectologia estimulam campanhas para buscar esses pacientes para frear através do tratamento especifico as evoluções desfavoráveis desta infecção. A busca está mais concentrada em populações acima de 40 anos, já que estes foram mais susceptíveis à exposição. O objetivo desta pesquisa é analisar o perfil epidemiológico dos casos confirmados de hepatites virais, em especial a hepatite C, notificados na microrregião Garças-Araguaia no Estado do Mato Grosso, no período de 2014 a 2018. Os dados, incluindo informações a respeito das características epidemiológicas da população, serão obtidos através de informações coletadas pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN-SUS) provenientes da vigilância Epidemiológica do Escritório Regional de Saúde de Mato Grosso (ERS/MT), com sede no município de Barra do Garças/MT. O conhecimento sobre a ocorrência das hepatites virais nesta região do Brasil será útil para auxiliar na diminuição da incidência destas doenças, visto que o Brasil é extenso e pode abrigar regiões com prevalências variadas de hepatite. Maximilian Wilhelm Brune 01/02/2019 31/08/2020
481 2018 Ampliação e Consolidação do Centro de Pesquisa Multiusuário do Araguaia Ao termino desse projeto espera-se que diversos pesquisas possam ser finalizados e serviços possam ser prestados pelo CPMUA à comunidade. De tal modo que a demanda regional possa ser parcialmente atendida na própria região com competência e eficiência pelo CPMUA, por sua vez, indissociavelmente vinculado a Universidade Federal de Mato Grosso que já se tornou referencia na região centro-oeste. Dentre esses aspectos destaca-se: Agronomia: Dentre os fatores que resultam no sucesso da agricultura, podemos citar a melhoria da fertilidade dos solos, o uso de variedades ou cultivares adaptadas as regiões de cultivo e o manejo de pragas e doenças. Desta forma, o CPMUA irá atuar em análises de fertilidade, seleção de variedades adaptadas a nossa região, na identificação de organismos patogênicos para o manejo mais eficiente e estudos de agroquímicos. Em todos os serviços/pesquisas prestados, o IRGA será uma ferramenta muito útil, pois avalia como a planta está se comportando fisiologicamente, permitindo identificar estresses hídricos, de temperatura, nutricional e quando acometidos por pragas e doenças. Bioensaios: A estruturação dos laboratórios do CPMUA, com a obtenção do Citômetro de fluxo, bem como a alocação de outros equipamentos, tais como microscópio confocal, MEV, HPLC entre outros, no mesmo espaço físico, além da otimização do andamento da pesquisa evita possíveis contaminações no transporte das amostras de um prédio a outro ou mesmo de uma cidade a outra. Além disso, o pleno funcionamento do CPMUA, com equipamentos, insumos e corpo técnico especializado, tornará o centro referência em diversas áreas principalmente na área de microscopia. Ciência de Materiais: A consolidação do CPMUA, bem como a aquisição de equipamentos como o DRX e o MEV, contribuirão para manutenção e crescimento da área de Materiais, podendo tornar-se referência na região, que possui localização desfavorecida em relação aos grandes centros. Esses equipamentos representam caracterizações básicas da área, sem os quais muitas pesquisas não podem ser desenvolvidas. Como alternativa, alguns pesquisadores têm buscado outros centros para realização de tais medidas, entretanto esse processo acaba tornando-se demorado e prejudica o andamento das pesquisas no ritmo desejado. Essas aquisições atenderiam, portanto, uma grande demanda interna e na comunidade externa com a prestação de serviços tanto de universidades pertencentes à região quanto de empresas que tenham interesse em tais análise. Madileine Francely Americo 01/12/2018 01/12/2023


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