GPMusica
Grupo Música e Educação
O Grupo Música e Educação da UFMT é voltado para estudos dos diferentes aspectos que envolvem o fazer musical, a aprendizagem em música e as dinâmicas culturais.
Luiz Francisco de Paula Ipolito
Interesses de Pesquisa e Atuação
Prática e Ensino, Práticas Sociais e Educação Musical. Movimentos Artísticos de Vanguarda no séc. XX, Música Contemporânea. Bandas de Música, Grupos Instrumentais de Sopros e Percussão, Ensino Coletivo. Paisagens Sonoras, Som & Música e Música & Tecnologia.
Pesquisa discente em desenvolvimento
Ambiente Sonoro: organização dos sons e pertença no contexto escolar do Colégio San Petrus – Primavera do Leste – MT
Resumo: A pesquisa em andamento trata de uma investigação científica vinculada ao programa de pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea – ECCO/UFMT, propondo uma avaliação e discussão em relação ao ambiente sonoro no contexto de uma escola particular de ensino na cidade de Primavera do Leste/MT, Colégio San Petrus. O grupo de sujeitos da pesquisa, compreende 20 adolescentes na faixa etária de 13 anos no primeiro semestre de 2021. Propôs-se como objetivos específicos: realizar um estudo bibliográfico envolvendo eventos sonoros, sua organização e pertencimento; investigar a organização dos eventos sonoros escolares; verificar a partir da relação que este grupo de adolescentes estabelece com o ambiente e o som. A metodologia utilizada contemplou a pesquisa-qualitativa participante, na qual os participantes desempenham um papel ativo junto ao pesquisador. A pesquisa bibliográfica foi fundamentada a partir das pesquisas e estudos acerca do som, do ambiente e do sentimento de pertença nos seguintes autores: Schafer (2001); (2011); (2020); Borges (2008); (2014); Vertamatti (2008); Eder (2003); Hall (2003); Mattoso (1998); Moraes (2015). Observou-se e discutiu-se o conceito de paisagem sonora, ambiente sonoro e suas especificidades no campo musical. no que diz a respeito ao ser humano e sua interação com o meio, foram levantadas as questões referentes a como um grupo de adolescentes percebeu, transcreveu e organizou os sons do ambiente escolar, bem como o seu sentimento de pertencimento ao local.
Páginas
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8703126982318264
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6765-7822