Pesquisas em Andamento

2023 - DOUTORADO

 

 POSSÍVEL(EIS) LEITURA(S) DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA UFMT À LUZ DO CICLO DE POLÍTICAS DE STHEPEN BALL

 

Doutorando: Larissa Kely Dantas

Orientador: Marcel Thiago Damasceno Ribeiro

 

Resumo: Este trabalho se insere no âmbito das pesquisas que se dedicam aos estudos sobre as políticas públicas para formação de professores, se apropriando dos conceitos de recontextualização no contexto da prática. Considerando a natureza desta pesquisa norteada pela questão: “Como se configuram e se expressam as Práticas como Componente Curricular (PCC) do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Mato Grosso, Campi Cuiabá”? A questão de pesquisa apresenta alguns desdobramentos: As PCCs se expressam de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para formação inicial de professores? Como são desenvolvidas as PCC na perspectiva dos professores formadores e dos licenciandos? O que está posto no documento é o que de fato tem sido executado? Temos como objetivo fazer uso do conceito de ciclo de políticas (BOWE; BALL; GOLD, 1992) como ferramenta teórica para análise da recontextualização da PCC. Na perspectiva qualitativa o método de pesquisa e análise de dados se baseia no Ciclo de Políticas de Stephen Ball. A prática como componente curricular é o conjunto de atividades formativas que proporcionam experiências de aplicação de conhecimentos ou de desenvolvimento de procedimentos próprios ao exercício da docência. Por meio destas atividades, são colocados em uso, no âmbito do ensino, os conhecimentos, as competências e as habilidades adquiridos nas diversas atividades formativas que compõem o currículo do curso. Os trabalhos publicados acerca dessa temática evidenciam que mesmo havendo consonância entre o Projeto Pedagógico de Curso e a Legislação vigente relacionadas a PCC, ainda há entendimentos multifacetados sobre a sua implementação. A análise do contexto da prática nos permitirá compreender os agentes recontextualizadores dos documentos legais e administrativos que constituem o Discurso Pedagógico Oficial (DPO).

  

 

DO ESTÁGIO À DOCÊNCIA: SABERES MOBILIZADOS EM PRÁTICAS DISCURSIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA QUE ENVOLVEM ANALOGIAS

 

Doutorando: Rosiane Alexandre Pena Guimarães

Orientador: Marcel Thiago Damasceno Ribeiro

 

Resumo: A linguagem é um mecanismo essencial da comunicação humana, é a partir dela que se estabelece pontes entre os processos de formação que envolvem a comunicação, a interação social, a significação e a constituição de saberes. Considerando a importância da linguagem, por meio de analogias, na elaboração do conhecimento científico por parte dos estudantes, propõe-se o presente projeto de pesquisa que se insere no âmbito das pesquisas que buscam aprofundar a compreensão dos Saberes Docentes e Formação inicial de Professores de Ciências (Química). Nesse sentido, se apresenta o seguinte problema de pesquisa: Como se expressam os saberes docentes, de futuros professores, no contexto de estágio regência, mobilizados em práticas discursivas no Ensino de Química que envolvem analogias? A pesquisa terá como participantes futuros professores do curso de Licenciatura em Química da UFMT. No intuito de encontrar possíveis respostas, a metodologia adotada será a abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Concernente ao problema de pesquisa, o percurso metodológico consistirá em três fases: a exploratória; a elaboração e aplicação dos instrumentos de coleta de dados; a análise dos dados, que será na ótica da Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2011). Assim, a partir desse trabalho, espera-se avançar em estudos que envolvem a formação de futuros professores, ao considerar os aspectos relacionadas ao dia-dia da sala de aula, em especial, quanto à elaboração de significados atribuídos pelos estudantes. 



2022 - DOUTORADO

 

SABERES DOCENTES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

Doutorando: Karla Katherine Nascimento Calcanhoto

Orientador: Marcel Thiago Damasceno Ribeiro

 

Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar e compreender como são constituídos os saberes científicos e pedagógicos em educação ambiental dos professores de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. Identificando assim, quais os saberes voltados a prática docente da Educação Ambiental. Diante desse universo surge nossa questão norteadora: Como se configuram e se expressam os saberes científicos e pedagógicos de Conteúdo em Educação Ambiental subjacentes à docência de professores de Ciências, ao relatarem o ensino que realizam no Ensino Fundamental? Para elucidar a questão norteadora, pretende-se recorrer a diferentes teorias, a priori a teoria da complexidade de Edgar Morin, bem como os processos de formação que permeiam a prática docente. A metodologia será fundamentada pela abordagem qualitativa partindo dos pressupostos da Pesquisa Narrativa como método de pesquisa, como instrumentos de registros de informações serão utilizados questionários para a caracterização dos sujeitos e entrevistas semiestruturadas. Através de questionários e entrevistas com os docentes, poderemos entender o entrelaçamento entre os Saberes Docentes na perspectiva da Educação Ambiental na escola e contribuir com estratégias para viabilizar a sua prática.  Como método de análise de dados recorre-se a análise textual discursiva (ATD) para procedimento da análise. A partir dos resultados, pretende-se entender e contribuir com a Educação Ambiental para os anos finais do Ensino Fundamental.

 

 

 CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: Avanços no modelo CTSK

 

Doutorando: Susel Tais Soares

Orientador: Marcel Thiago Damasceno Ribeiro

 

Resumo: A proposição do modelo teórico Conhecimento Especializado de Professores de Química – CTSK veio ao encontro de uma das necessidades relatadas sobre as limitações do ensino de Química: a desconexão dos conhecimentos pedagógicos com os conhecimentos científicos mobilizados em aulas teóricas e práticas, de modo que o modelo CTSK visa propiciar através da conexão dos conhecimentos um nível de aprofundamento, organização e estruturação superior ao domínio da matéria para o ensino dos conteúdos de Química. Visando contribuir com esse impasse educacional o objetivo desta pesquisa é propor avanços para o modelo CTSK que fomentam o conhecimento especializado que o professor tem ou deve ter para ensinar determinado conteúdo de Química, uma vez que o modelo se encontra em desenvolvimento. Para alcançar este objetivo utilizar-se-á da metodologia de caráter qualitativo, mediante análise de aulas de Química Geral, Inorgânica, Físico-química, Orgânica, Ensino de Química, Analítica e Bioquímica do curso de Licenciatura em Química e posterior entrevistas com os professores das disciplinas selecionadas. O procedimento de análise de dados será a Análise Textual Discursiva que possibilitará a construção de um mapa conceitual para identificação de avanços a serem propostos ao modelo nos níveis de domínio, subdomínio e/ou categorias. Espera-se obter como resultados um modelo teórico CTSK mais robusto que contribuirá tanto para utilização acadêmica do modelo: visando auxiliar os professores no aprimoramento dos conhecimentos para ensinar, na formação de professores de química em cursos de licenciatura e em cursos de capacitação de professores; assim como, utilizá-lo como ferramenta analítica em pesquisas científicas. 



2021 - DOUTORADO

 

Paradigmas de Formação Docente em Cursos de Licenciatura em Ciências biológicas no estado do maranhão: DETALHANDO SIGNIFICADOS estabelecidOs entre o Texto e o Contexto

 

Doutorando: Daniel Barcelos da Cunha

Orientador: Marcel Thiago Damasceno Ribeiro

 

Resumo: A formação inicial de professores no Brasil tem passado por diversas transformações desde meados do século XX, sendo campo de discussões, elaboração de políticas educacionais e currículos. Nas últimas décadas, pesquisas foram marcadas pelas críticas ao modelo 3+1, no qual os três primeiros anos eram dedicados à aprendizagem de conhecimento científico nas disciplinas de referência e, somente no último ano eram estudados conteúdos pedagógicos. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) publicadas a partir dos anos 2000 (Resolução CNE/CP1, de 18 de fevereiro de 2002, Resolução CNE/CP2, de 19 de fevereiro de 2002, e a Resolução CNE/CP2, de 1 de julho de 2015, e por fim Resolução CNE/CP2, de 19 de dezembro de 2019) buscam o desenvolvimento da identidade profissional do magistério por meio da relação entre teoria e prática. Todas essas DCN têm a formação pautada no Estágio Supervisionado (ES) e a Prática como Componente Curricular (PCC), com carga horária de 400 horas cada um. O ES e a PCC se organizam nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) considerando paradigmas formativos que podem ser baseados em três modelos de racionalidade: técnica, prática ou crítica. Na intenção de identificar os diferentes paradigmas de formação docente, tem-se como problema dessa investigação compreender: Como se expressa o ES e a PCC nos PPC de Licenciatura em Ciências Biológicas de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Maranhão? Para realizar a investigação serão analisados os PPC de cursos presenciais do Instituto Federal do Maranhão, da Universidade Federal do Maranhão e da Universidade Estadual do Maranhão. Para analisar os textos de campo e produzi textos de pesquisa, assume-se a Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2007). A pesquisa se justifica pela necessidade de compreender e relatar os paradigmas de formação que se expressam nos currículos de formação de professores de Biologia no estado do Maranhão, principalmente diante das DCN da Resolução CNE/CP2, de 19 de dezembro de 2019 que devem ser implantadas até 2022.

 

 

2021/2 - DOUTORADO

 

O SER DOCENTE EM ENFERMAGEM E A BASE DE CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS À SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL

 

Doutorando: Abner Eliezer Lourenço

Orientador: Marcel Thiago Damasceno Ribeiro

 

Resumo: A formação dos profissionais em enfermagem, se dá exclusivamente na modalidade Bacharelado, tornando assim o conhecimento científico da profissão como único a serem ensinados durante a graduação, deste modo, os saberes pedagógicos para quem pretende atuar como docente são construídos através das experiências e vivências como professores. Neste contexto, observa-se a necessidade de esclarecer os desafios enfrentados pelos docentes e demonstrar a necessidade de profissionalização do ensino, aprimorado com práticas pedagógicas fundamentadas. O problema de pesquisa desta investigação, busca compreender: Que movimentos – teóricos, metodológicos e epistemológicos – que constituem o professor e contribuem para a construção do ser docente em enfermagem? Diante do problema suscitado, será utilizado a perspectiva investigativa no âmbito da pesquisa qualitativa, com o método da Pesquisa Narrativa, considerando a experiência humana e o processo mediante o qual constroem os seus significados. O lócus da pesquisa será o curso de Enfermagem da Universidade de Cuiabá, em virtude de fazer parte do contexto profissional do pesquisador. Os participantes da pesquisa serão os professores do curso de Ensino Superior, da instituição selecionada, que atuam pelo menos há dois anos como professor. Para o procedimento de análise de dados adota-se a Análise Textual Discursiva. Portanto, a partir dos possíveis resultados busca-se contribuir para a construção de saberes pedagógicos dos professores de Enfermagem atuantes no ensino superior.

 

 

 A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DA PÓS-VERDADE: NARRATIVAS SOBRE SER/ESTAR PROFESSOR NA GRADUAÇÃO EM DIREITO EM CUIABÁ-MT E VÁRZEA GRANDE-MT

 

Doutorando: André Luiz Barriento

Orientador: Marcel Thiago Damasceno Ribeiro

 

Resumo: O ensino do Direito no Brasil surge após o período Imperial como uma necessidade de construir um arcabouço jurídico e auxiliar na formação de quadros dirigentes no projeto de aparelhamento burocrático do Estado. Após quase dois séculos, as mudanças no ensino jurídico não se mostraram significativas. Entretanto, na atualidade, com a Era da Pós-Verdade e a consequente crise das fake news, a ruptura do conceito de verdade com os paradigmas científicos representa um novo desafio para os professores no Ensino Superior. A partir desses pressupostos buscaremos caminhar a partir de algumas questões norteadoras: como é ser professor de Direito na contemporaneidade? Como as rápidas mudanças tecnológicas e sociais estão interagindo com a docência universitária no curso de Direito? Quais novas experiências têm surgido na prática docente no ensino jurídico na era da Pós-verdade? Este estudo visa, a partir da Teoria da Complexidade (MORIN, 2015), apresentar como docentes de Ensino Superior em IES particulares e pública em Cuiabá-MT e Várzea Grande-MT relatam as o ser/estar professor na graduação de Direito diante do contexto da Pós-Verdade. Para isso, propomos como recurso metodológico a Pesquisa Narrativa, investigativa no âmbito da pesquisa qualitativa, levando em consideração a experiência humana e o processo mediante o qual constroem os seus significados. Como instrumentos de registro de informações serão utilizados questionário e entrevista semiestruturada com depoimentos dos participantes envolvidos na pesquisa. Os participantes da pesquisa serão os professores do curso de Ensino Superior em Direito, da Universidade Federal de Mato Grosso e de instituições particulares de Ensino Superior, que atuam pelo menos há dois anos como professor. Como procedimento de análise de dados será adotada a Análise Textual Discursiva na busca de contar, recontar, viver e reviver, sob o olhar tridimensional, experiências que possam demonstrar como os professores de Direito têm vivenciado os efeitos da era da Pós-Verdade na docência universitária de Direito.

 

 

SABERES PEDAGÓGICOS E CIENTÍFICOS DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM CUIABÁ-MT

 

Doutorando: Léo da Silva Floriano

Orientador: Marcel Thiago Damasceno Ribeiro


Resumo: Naquilo que se refere ao ser professor, no intuito de desmistificar as ideias do dom na profissão docente, entende-se que compete aos atuantes professores de Química, um conjunto de saberes, sistematizados e articulados, que são parametrizados pela academia e trabalhos científicos. Neste sentido, este projeto insere-se no âmbito das pesquisas que buscam aprofundamentos quanto a compreensão dos Saberes Docentes e da formação inicial e continuada de professores de Química. Com esse propósito, parte-se da observação quanto aos desafios, aos obstáculos e às crises que os universos escolares apresentam, discutindo, para tanto, os saberes necessários que o professor dispõe para a Educação em Ciências. Nesses termos, almeja-se discutir e estabelecer significados que apontem na direção de possíveis respostas para a seguinte indagação: Como se configuram e se expressam os saberes científicos e pedagógicos de conteúdos em Físico-Química subjacentes à docência de Professores de Química da Secretaria do Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT) do munícipio de Cuiabá, ao relatarem o ensino que realizam na Educação Básica? Com esse fim, objetiva-se compreender o entrelaçamento entre os saberes científicos e pedagógicos de conteúdos de Físico-Química, no contexto das experiências dos participantes da pesquisa. Para o desenvolvimento da pesquisa, assume-se como método de pesquisa a Pesquisa Narrativa, uma vez que os pressupostos dessa metodologia possibilitam a sistematização das experiências vivenciadas pelos professores no contexto educacional, e ainda, o estabelecimento de relações entre os saberes dos professores acerca dos processos de produção e aplicação dos saberes construídos. Esta pesquisa tem como participantes professores de Química da rede estadual de ensino de Mato Grosso (SEDUC/MT), que ingressaram via concurso público em 2018, que estão atuando como professores de Química na Educação Básica, lotados para turmas do segundo ano do Ensino Médio, no município de Cuiabá. Concernente ao problema de pesquisa opta-se pelos seguintes instrumentos investigativos: questionários, visando às caracterizações desses sujeitos; e depoimentos dos mesmos, sob a forma de entrevista. Para analisar os textos de campo e produzir os textos de pesquisa, adota-se a Análise Textual Discursiva, que corresponde a uma metodologia de análise de dados e informações de natureza qualitativa com a intenção de produzir novas compreensões sobre as narrativas investigadas. Espera-se, se possível, com os resultados obtidos, que estes possam ascender ideias quanto ao desenvolvimento de políticas públicas em se tratando da formação de professores, uma vez que as relações entre os saberes pedagógicos e científicos se configuram nas compreensões de um corpo de conhecimentos necessários à prática pedagógica. Por fim, esse projeto visa romper com os modelos tradicionais de formação, que por sua vez priorizam as teorias, leis, fórmulas, cálculos e axiomas, em detrimento das práticas pedagógicas. Entende-se que a abordagem dialética entre os saberes pedagógicos e científicos possam fortalecer a formação e atuação profissional no Estado de Mato Grosso, e em termos mais amplos para o país.

 

 


 

 

 


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