GEPECIQ
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Química
O GEPECIQ criado em 2021 e cadastrado no Diretório do CNPq, tem por objeto de estudos e pesquisas temáticas no campo da Educação em Ciências e Educação Química.
Pesquisas em Andamento
2023 - DOUTORADO
POSSÍVEL(EIS) LEITURA(S) DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA UFMT À LUZ DO CICLO DE POLÍTICAS DE STHEPEN BALL
Doutorando: Larissa Kely Dantas
Orientador: Marcel Thiago Damasceno Ribeiro
Resumo: Este trabalho se insere no âmbito das pesquisas que se dedicam aos estudos sobre as políticas públicas para formação de professores, se apropriando dos conceitos de recontextualização no contexto da prática. Considerando a natureza desta pesquisa norteada pela questão: “Como se configuram e se expressam as Práticas como Componente Curricular (PCC) do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Mato Grosso, Campi Cuiabá”? A questão de pesquisa apresenta alguns desdobramentos: As PCCs se expressam de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para formação inicial de professores? Como são desenvolvidas as PCC na perspectiva dos professores formadores e dos licenciandos? O que está posto no documento é o que de fato tem sido executado? Temos como objetivo fazer uso do conceito de ciclo de políticas (BOWE; BALL; GOLD, 1992) como ferramenta teórica para análise da recontextualização da PCC. Na perspectiva qualitativa o método de pesquisa e análise de dados se baseia no Ciclo de Políticas de Stephen Ball. A prática como componente curricular é o conjunto de atividades formativas que proporcionam experiências de aplicação de conhecimentos ou de desenvolvimento de procedimentos próprios ao exercício da docência. Por meio destas atividades, são colocados em uso, no âmbito do ensino, os conhecimentos, as competências e as habilidades adquiridos nas diversas atividades formativas que compõem o currículo do curso. Os trabalhos publicados acerca dessa temática evidenciam que mesmo havendo consonância entre o Projeto Pedagógico de Curso e a Legislação vigente relacionadas a PCC, ainda há entendimentos multifacetados sobre a sua implementação. A análise do contexto da prática nos permitirá compreender os agentes recontextualizadores dos documentos legais e administrativos que constituem o Discurso Pedagógico Oficial (DPO).
DO ESTÁGIO À DOCÊNCIA: SABERES MOBILIZADOS EM PRÁTICAS DISCURSIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA QUE ENVOLVEM ANALOGIAS
Doutorando: Rosiane Alexandre Pena Guimarães
Orientador: Marcel Thiago Damasceno Ribeiro
Resumo: A linguagem é um mecanismo essencial da comunicação humana, é a partir dela que se estabelece pontes entre os processos de formação que envolvem a comunicação, a interação social, a significação e a constituição de saberes. Considerando a importância da linguagem, por meio de analogias, na elaboração do conhecimento científico por parte dos estudantes, propõe-se o presente projeto de pesquisa que se insere no âmbito das pesquisas que buscam aprofundar a compreensão dos Saberes Docentes e Formação inicial de Professores de Ciências (Química). Nesse sentido, se apresenta o seguinte problema de pesquisa: Como se expressam os saberes docentes, de futuros professores, no contexto de estágio regência, mobilizados em práticas discursivas no Ensino de Química que envolvem analogias? A pesquisa terá como participantes futuros professores do curso de Licenciatura em Química da UFMT. No intuito de encontrar possíveis respostas, a metodologia adotada será a abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Concernente ao problema de pesquisa, o percurso metodológico consistirá em três fases: a exploratória; a elaboração e aplicação dos instrumentos de coleta de dados; a análise dos dados, que será na ótica da Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2011). Assim, a partir desse trabalho, espera-se avançar em estudos que envolvem a formação de futuros professores, ao considerar os aspectos relacionadas ao dia-dia da sala de aula, em especial, quanto à elaboração de significados atribuídos pelos estudantes.
2022 - DOUTORADO
SABERES DOCENTES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Doutorando: Karla Katherine Nascimento Calcanhoto
Orientador: Marcel Thiago Damasceno Ribeiro
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar e compreender como são constituídos os saberes científicos e pedagógicos em educação ambiental dos professores de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. Identificando assim, quais os saberes voltados a prática docente da Educação Ambiental. Diante desse universo surge nossa questão norteadora: Como se configuram e se expressam os saberes científicos e pedagógicos de Conteúdo em Educação Ambiental subjacentes à docência de professores de Ciências, ao relatarem o ensino que realizam no Ensino Fundamental? Para elucidar a questão norteadora, pretende-se recorrer a diferentes teorias, a priori a teoria da complexidade de Edgar Morin, bem como os processos de formação que permeiam a prática docente. A metodologia será fundamentada pela abordagem qualitativa partindo dos pressupostos da Pesquisa Narrativa como método de pesquisa, como instrumentos de registros de informações serão utilizados questionários para a caracterização dos sujeitos e entrevistas semiestruturadas. Através de questionários e entrevistas com os docentes, poderemos entender o entrelaçamento entre os Saberes Docentes na perspectiva da Educação Ambiental na escola e contribuir com estratégias para viabilizar a sua prática. Como método de análise de dados recorre-se a análise textual discursiva (ATD) para procedimento da análise. A partir dos resultados, pretende-se entender e contribuir com a Educação Ambiental para os anos finais do Ensino Fundamental.
Doutorando: Susel Tais Soares
Orientador: Marcel Thiago Damasceno Ribeiro
Resumo: A proposição do modelo teórico Conhecimento Especializado de Professores de Química – CTSK veio ao encontro de uma das necessidades relatadas sobre as limitações do ensino de Química: a desconexão dos conhecimentos pedagógicos com os conhecimentos científicos mobilizados em aulas teóricas e práticas, de modo que o modelo CTSK visa propiciar através da conexão dos conhecimentos um nível de aprofundamento, organização e estruturação superior ao domínio da matéria para o ensino dos conteúdos de Química. Visando contribuir com esse impasse educacional o objetivo desta pesquisa é propor avanços para o modelo CTSK que fomentam o conhecimento especializado que o professor tem ou deve ter para ensinar determinado conteúdo de Química, uma vez que o modelo se encontra em desenvolvimento. Para alcançar este objetivo utilizar-se-á da metodologia de caráter qualitativo, mediante análise de aulas de Química Geral, Inorgânica, Físico-química, Orgânica, Ensino de Química, Analítica e Bioquímica do curso de Licenciatura em Química e posterior entrevistas com os professores das disciplinas selecionadas. O procedimento de análise de dados será a Análise Textual Discursiva que possibilitará a construção de um mapa conceitual para identificação de avanços a serem propostos ao modelo nos níveis de domínio, subdomínio e/ou categorias. Espera-se obter como resultados um modelo teórico CTSK mais robusto que contribuirá tanto para utilização acadêmica do modelo: visando auxiliar os professores no aprimoramento dos conhecimentos para ensinar, na formação de professores de química em cursos de licenciatura e em cursos de capacitação de professores; assim como, utilizá-lo como ferramenta analítica em pesquisas científicas.
2021 - DOUTORADO
Paradigmas de Formação Docente em Cursos de
Licenciatura em Ciências biológicas no estado do maranhão: DETALHANDO
SIGNIFICADOS estabelecidOs entre o Texto e o Contexto
Doutorando: Daniel Barcelos da Cunha
Orientador: Marcel Thiago Damasceno Ribeiro
Resumo: A
formação inicial de professores no Brasil tem passado por diversas
transformações desde meados do século XX, sendo campo de discussões, elaboração
de políticas educacionais e currículos. Nas últimas décadas, pesquisas foram
marcadas pelas críticas ao modelo 3+1, no qual os três primeiros anos eram
dedicados à aprendizagem de conhecimento científico nas disciplinas de
referência e, somente no último ano eram estudados conteúdos pedagógicos. As
Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) publicadas a partir dos anos 2000 (Resolução CNE/CP1, de 18 de fevereiro de 2002, Resolução CNE/CP2,
de 19 de fevereiro de 2002, e a Resolução CNE/CP2, de 1 de julho de 2015, e por
fim Resolução CNE/CP2, de 19 de dezembro de 2019) buscam o desenvolvimento da
identidade profissional do magistério por meio da relação entre teoria e prática.
Todas essas DCN têm a formação pautada no Estágio Supervisionado (ES) e a
Prática como Componente Curricular (PCC), com carga horária de 400 horas cada
um. O
ES e a PCC se organizam nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) considerando
paradigmas formativos que podem ser baseados em três modelos de racionalidade:
técnica, prática ou crítica. Na intenção de identificar os diferentes
paradigmas de formação docente, tem-se como problema dessa investigação
compreender: Como se expressa o ES e
a PCC nos PPC de Licenciatura em Ciências Biológicas de Instituições de Ensino
Superior (IES) públicas do Maranhão? Para realizar a investigação serão analisados os PPC de cursos
presenciais do Instituto Federal do Maranhão, da Universidade Federal do
Maranhão e da Universidade Estadual do Maranhão. Para analisar os textos de
campo e produzi textos de pesquisa, assume-se a Análise Textual Discursiva
proposta por Moraes e Galiazzi (2007). A pesquisa se justifica pela necessidade
de compreender e relatar os paradigmas de formação que se expressam nos
currículos de formação de professores de Biologia no estado do Maranhão,
principalmente diante das DCN da Resolução
CNE/CP2, de 19 de dezembro de 2019 que devem ser implantadas até 2022.
2021/2 - DOUTORADO
O SER DOCENTE EM ENFERMAGEM E A BASE DE CONHECIMENTOS
NECESSÁRIOS À SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Doutorando: Abner Eliezer Lourenço
Orientador: Marcel Thiago Damasceno Ribeiro
Resumo: A formação dos profissionais em enfermagem, se dá
exclusivamente na modalidade Bacharelado, tornando assim o conhecimento
científico da profissão como único a serem ensinados durante a graduação, deste
modo, os saberes pedagógicos para quem pretende atuar como docente são
construídos através das experiências e vivências como professores. Neste
contexto, observa-se a necessidade de esclarecer os desafios enfrentados pelos
docentes e demonstrar a necessidade de profissionalização do ensino, aprimorado
com práticas pedagógicas fundamentadas. O problema de pesquisa desta investigação, busca
compreender: Que movimentos – teóricos, metodológicos e epistemológicos –
que constituem o professor e contribuem para a construção do ser docente em
enfermagem? Diante do problema suscitado, será
utilizado a perspectiva investigativa no âmbito da pesquisa qualitativa, com o método da Pesquisa Narrativa, considerando a experiência humana e o processo
mediante o qual constroem os seus significados. O lócus da pesquisa será o curso de Enfermagem da Universidade de
Cuiabá, em virtude de fazer parte do contexto profissional do pesquisador. Os participantes da pesquisa serão os
professores do curso de Ensino Superior, da instituição selecionada, que atuam
pelo menos há dois anos como professor. Para o procedimento de análise
de dados adota-se a Análise Textual Discursiva. Portanto, a partir dos
possíveis resultados busca-se contribuir para a construção de saberes
pedagógicos dos professores de Enfermagem atuantes no ensino superior.
A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DA PÓS-VERDADE: NARRATIVAS SOBRE SER/ESTAR PROFESSOR NA GRADUAÇÃO EM DIREITO EM CUIABÁ-MT E VÁRZEA GRANDE-MT
Doutorando: André Luiz Barriento
Orientador: Marcel Thiago Damasceno Ribeiro
Resumo: O ensino do Direito no Brasil surge após
o período Imperial como uma necessidade de construir um arcabouço jurídico e
auxiliar na formação de quadros dirigentes no projeto de aparelhamento
burocrático do Estado. Após quase dois séculos, as mudanças no ensino jurídico
não se mostraram significativas. Entretanto, na atualidade, com a Era da
Pós-Verdade e a consequente crise das fake news, a ruptura do conceito de
verdade com os paradigmas científicos representa um novo desafio para os
professores no Ensino Superior. A partir desses pressupostos buscaremos
caminhar a partir de algumas questões norteadoras: como é ser professor de
Direito na contemporaneidade? Como as rápidas mudanças tecnológicas e sociais
estão interagindo com a docência universitária no curso de Direito? Quais novas
experiências têm surgido na prática docente no ensino jurídico na era da
Pós-verdade? Este estudo visa, a partir da Teoria da Complexidade (MORIN,
2015), apresentar como docentes de Ensino Superior em IES particulares e
pública em Cuiabá-MT e Várzea Grande-MT relatam as o ser/estar professor na
graduação de Direito diante do contexto da Pós-Verdade. Para isso, propomos
como recurso metodológico a Pesquisa Narrativa, investigativa no âmbito da
pesquisa qualitativa, levando em consideração a experiência humana e o processo
mediante o qual constroem os seus significados. Como instrumentos de registro
de informações serão utilizados questionário e entrevista semiestruturada com
depoimentos dos participantes envolvidos na pesquisa. Os participantes da
pesquisa serão os professores do curso de Ensino Superior em Direito, da
Universidade Federal de Mato Grosso e de instituições particulares de Ensino
Superior, que atuam pelo menos há dois anos como professor. Como procedimento
de análise de dados será adotada a Análise Textual Discursiva na busca de
contar, recontar, viver e reviver, sob o olhar tridimensional, experiências que
possam demonstrar como os professores de Direito têm vivenciado os efeitos da
era da Pós-Verdade na docência universitária de Direito.
SABERES PEDAGÓGICOS E CIENTÍFICOS DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA
REDE ESTADUAL DE ENSINO EM CUIABÁ-MT
Doutorando: Léo da Silva Floriano
Orientador: Marcel Thiago Damasceno Ribeiro
Resumo: Naquilo que se refere ao ser professor, no intuito de desmistificar as ideias do dom na profissão
docente, entende-se que compete aos atuantes professores de Química, um conjunto de saberes, sistematizados e articulados, que são
parametrizados pela academia e trabalhos científicos. Neste sentido, este projeto insere-se no âmbito das pesquisas
que buscam aprofundamentos quanto a compreensão dos Saberes Docentes
e da formação inicial e continuada de professores de Química. Com esse propósito, parte-se
da observação quanto aos desafios, aos obstáculos e às crises que os universos escolares apresentam, discutindo,
para tanto, os saberes necessários que
o professor dispõe para a Educação em Ciências. Nesses termos, almeja-se
discutir e estabelecer significados que apontem na direção de possíveis respostas
para a seguinte indagação: Como se configuram e se expressam os saberes
científicos e pedagógicos de conteúdos em Físico-Química subjacentes à docência de Professores de Química da Secretaria do Estado de Educação de Mato Grosso
(SEDUC/MT) do munícipio de Cuiabá, ao relatarem o ensino que realizam na Educação Básica?
Com esse fim, objetiva-se compreender o entrelaçamento
entre os saberes científicos e pedagógicos de conteúdos de Físico-Química, no contexto das experiências dos
participantes da pesquisa. Para o desenvolvimento da pesquisa, assume-se como método de pesquisa a
Pesquisa Narrativa, uma vez que os pressupostos dessa metodologia possibilitam a sistematização das experiências
vivenciadas pelos professores no contexto
educacional, e ainda, o estabelecimento de relações entre os saberes dos
professores acerca dos processos de produção e aplicação dos saberes construídos. Esta pesquisa tem como participantes professores de Química
da rede estadual de ensino
de Mato Grosso (SEDUC/MT), que ingressaram via concurso público em
2018, que estão atuando como professores de Química na Educação Básica, lotados para turmas do segundo ano
do Ensino Médio, no município de Cuiabá. Concernente ao problema de pesquisa
opta-se pelos seguintes
instrumentos investigativos: questionários, visando às caracterizações desses sujeitos; e depoimentos dos
mesmos, sob a forma de entrevista. Para analisar os textos de campo e produzir
os textos de pesquisa, adota-se a Análise
Textual Discursiva, que corresponde a uma metodologia de análise de dados e
informações de natureza qualitativa com a
intenção de produzir novas
compreensões sobre as narrativas
investigadas. Espera-se, se possível, com os
resultados obtidos, que estes possam ascender ideias quanto ao
desenvolvimento de políticas públicas
em se tratando da formação de professores, uma vez que as relações entre os
saberes pedagógicos e científicos se
configuram nas compreensões de um corpo de conhecimentos necessários à prática
pedagógica. Por fim, esse projeto
visa romper com os modelos
tradicionais de formação, que
por sua vez priorizam as teorias, leis, fórmulas, cálculos e axiomas, em detrimento das práticas pedagógicas.
Entende-se que a abordagem dialética entre os saberes pedagógicos e científicos possam fortalecer a formação e atuação
profissional no Estado de Mato Grosso, e em termos mais amplos para o país.