GEPECIQ
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Química
O GEPECIQ criado em 2021 e cadastrado no Diretório do CNPq, tem por objeto de estudos e pesquisas temáticas no campo da Educação em Ciências e Educação Química.
Artigos em Periódicos
2022
BRITO, V.
de O.; RIBEIRO, M. T. D. Nuances dos saberes científicos e pedagógicos de
conteúdo expressos por professores de ciências naturais do ensino fundamental. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e22046, 2022. DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22046.id1475. Disponível em:
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/1475
FLORIANO, L. da S. .; RIBEIRO , M. T. D. .; CARBO , L. . Nuances dos saberes pedagógicos de conteúdo (PCK): um estudo de caso para o ensino do NOX: Nuanced content pedagogical knowledges (PCK): a case study for teaching NOX. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 1354–1378, 2022. DOI: 10.54019/sesv3n3-023. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/ses/article/view/815
MARTINS, G. S. O.; RIBEIRO, M. T. D. Concepções de Professores de Química sobre Atividades Lúdicas para Ensino de Termoquímica. Revista Debates em Ensino de Química, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 249–263, 2022. DOI: 10.53003/redequim.v8i3.4885. Disponível em: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/4885
2021
RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; MESSIAS, Glesia Gomes da Costa. Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em ciências nos anos finais do ensino fundamental: detalhando significados construídos. Actio: Docência em Ciências, v. 6, n. 2, p. 1-23, 2021. DOI: 10.3895/actio.v6n2.13777. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13777
SANTOS, Zélia Alves dos; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO EM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CUIABÁ-MT. Revista de Educação Pública, v. 30, p. 1-19, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.9112. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112
GUIMARAES, Rosiane Alexandre Pena; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. QUÍMICA COM ANALOGIAS: O ESTUDO DA VIABILIDADE DE UM GUIA DIDÁTICO, A PARTIR DE REFLEXÕES DOCENTES. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e21012, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i1.11565. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11565
2020
GONÇALVES, Andreza Estéfane Silveira; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. Olhares epistemológicos na prática pedagógica de professores de Química. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 1, 1 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i1.10128. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10128
ALVES, Handerson Rodrigo; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SOLUÇÕES. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 302-322, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i1.9748. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9748
CRUZ, Núbia Duarte da; MESSIAS, Glesia Gomes da Costa; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. CONTRADIÇÕES PRESENTES NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CAMPO VERDE-MT SOBRE O TEMA AGROTÓXICOS. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 391-411, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p391-411.id647. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/496
GUIMARAES, Rosiane Alexandre Pena; OLIVEIRA, Kalmon da Silva; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. Concepções sobre Analogias no Discurso de Professores de Química. Educação em Química em Punto de Vista, v. 4, p. 42-61, 2020. DOI: https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2287. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/2287
SANTOS, Laiene Maria Rodrigues dos; SOARES, Elane Chaveiro; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno Ribeiro. MODELOS MENTAIS DE RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E FÉ: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 362-377, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i3.11092. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11092
RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno Ribeiro. A FORMAÇÃO INICIAL E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM QUÍMICA NA UFMT: HISTÓRIAS E EXPERIÊNCIAS. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 275-301, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p275-301.id435. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/435
RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Os Saberes Científicos e Pedagógicos do Conteúdo de Ácidos e Bases na Educação Básica. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 12, n. 25, p. 136-155, jul. 2019. ISSN 1984-7505. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1539
RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; MELLO, Irene Cristina de. O Ensino de Química e sua relação na Instrução de Jovens e Adultos. Revista REAMEC, v. 7, n. 2, p. 207-224, 2019. ISSN: 2318-6674. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8331
RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; GONÇALVES, Andreza Estéfane Silveira; ALVES, Handerson Rodrigo; SOARES, Elane Chaveiro. Modelos Didáticos de Professores Dormadores do Curso de Licenciatura em Química em Mato Grosso. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 594-609, 2019. ISSN: 2526-2149. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p594-609.id443. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/443
2018
RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Os Saberes Docentes na Dinâmica pela Profissionalização do Trabalho Docente. Revista Thema, v. 15, p. 991-1006 2018. ISSN: 2177-2894. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.991-1006.952. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/952
RIBEIRO, Marcel
Thiago Damasceno; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. O Ensino de Modelos
Atômicos na Educação Básica: Os Sabes da Docência em Questão. Experiências
em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 13, p. 144-159, 2018. ISSN: 1982-2413.
Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID509/v13_n4_a2018.pdf