O Curso de Pedagogia, modalidade a distância, ofertado pelo Instituto de Educação em parceria com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e seus polos de apoio finalizaram ações integradas formativas presenciais para 158 (cento e cinquenta e oito) acadêmicos em 6 polos: Arenápolis, Campo Verde, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Paranatinga e São Felix do Araguaia. O objetivo foi potencializar a realização de práticas pedagógicas a partir da realidade local e cotidiana de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.
A proposta da atividade não perde de vista os materiais e espaços disponíveis nas escolas públicas das cidades polos. O Círculo de Saberes Docentes faz parte da disciplina Mundo Social: Ciências Naturais II ministrado pelos professores Glauce Viana de Souza Torres, Marcel Damasceno Ribeiro, e a Regina Silva. Ao todo foram quatro oficinas com os temas Foto(grafando) a Natureza: Narrativas do ambiente local; Fake News: Negacionismo Científico: Vamos Combater?; Biogeografando a Natureza; Noções básicas da química na cozinha.
As oficinas pedagógicas realizadas na primeira etapa pela plataforma meet atendeu 24 professores da educação básica, incluindo as Orientadoras Acadêmicas do curso de Pedagogia EaD nas áreas da Ciências da Natureza e suas tecnologias (Biologia, Física e Química); Ciências Humanas e Sociais e suas tecnologias (História, Geografia, Sociologia e Filosofia); Linguagens e suas tecnologias (Português, Inglês, Artes e Educação Física); Matemática e suas Tecnologias.
Estes professores após formação, passam pela segunda etapa de elaboração e entrega do planejamento de ensino para os docentes da área de Ciências Naturais da UFMT. Na terceira etapa que foi de ajustes do planejamento e aplicação das oficinas para os acadêmicos de Pedagogia EaD em seus respectivos polos de maneira presencial, e em diferentes espaços das cidades polos, como: parques naturais; reservas; laboratório de informática no polo, laboratório de química e refeitórios das escolas públicas e outros espaços educativos.