Pós-Graduação

Disciplinas relacionadas ao CODEF ministradas no Programa de Pós-Graduação em Educação Física, da Universidade Federal de Mato Grosso:
Linha de Pesquisa: Dinâmica do Esporte no Desenvolvimento e Desempenho Humano


Semestre 2/2021
Disciplina: Tópicos Especiais em Educação Física

Responsável: Prof. Dr. Vitor Hugo Marani
Ementa: Estudo do esporte/cultura física a partir da abordagem intitulada Physical Cultural Studies (Estudos Culturais Físicos). Introdução às temáticas emergentes (gênero, classe, raça/etnia, mídia, saúde, entre outras) no esporte/cultura física pelo viés das ciências humanas e sociais em suas relações com o Physical Cultural Studies. Possibilidades pedagógicas e metodológicas de intervenção social no esporte/cultura física a partir dos fundamentos do Physical Cultural Studies no contexto da educação física brasileira.


Referências:
ADAMS, M. L. et al. Feminist Cultural Studies: uncertainties and possibilities. Sociology of Sport Journal, v. 33, p. 75–91, 2016.
ANDREWS, D. David L.; SILK, Michael L. Physical Cultural Studies: engendering a productive dialogue. Sociology of Sport Journal, v. 28, n. 1, p. 1-3, 2011.
ANDREWS, David L. Kinesiology’s inconvenient truth: the physical cultural studies imperative. Quest[S. l.], v. 60, n. 1, p. 45-62, 2008.
ANDREWS, David. L. Coming to terms with Cultural Studies. Journal of Sport & Social Issues, v. 26, n. 1, p. 110-117, 2002.
ATKINSON, Michael; GIBSON, Kass. Power and power relations. In: SILK, Michael L.; ANDREWS, David. L.; THORPE, Holy. (Org.). Routledge Handbook of Physical Cultural Studies. Londres: Routledge International Handbooks, 2017. p. 24-31.
ATKINSON, Michael. Physical Cultural Studies [Redux]. Sociology of Sport Journal, v. 28, n. 1, p. 106-134, 2011.
FRANCOMBE, Jessica. Methods that Move: A Physical Performative Pedagogy of Subjectivity. Sociology of Sport Journal, v. 30, n. 1, p. 256-273, 2013.
HARGREAVES, Jennifer; VERTINSKY, Patricia. Physical culture, power, and the body. Nova Iorque: Routledge International Handbooks. 2007.
HEYWOOD, Leslie. Interdisciplinarity and transdisciplinarity in Physical Cultural Studies. In: SILK, Michael L.; ANDREWS, David. L.; THORPE, Holy. (Org.). Routledge Handbook of Physical Cultural Studies. Londres: Routledge International Handbooks, 2017. p. 42-50.
INGHAM, Alan. G. Toward a department of physical cultural studies and an end to tribal warfare. In: FERNANDEZ-BALBOA, J. (Ed.). Critical postmodernism in human movement, physical education, and sport. Albany: State University of New York Press, p. 157–182, 1997.
KING-WHITE, Ryan. Oh Henry!: Physical Cultural Studies’ critical pedagogical imperative. Sociology of Sport Journal, [S. l.], v. 29, n. 3, p. 385-408, 2012.
LARA, L. M. et al. Resenha de Routledge Handbook of Physical Cultural StudiesRevista Brasileira de Ciências do Esporte, [s.l.], v. 41, n. 2, p. 229-230, abr. 2019.
LARA, Larissa M.; RICH, Emma. Os estudos de cultura física na Universidade de Bath-Reino Unido: dimensões de uma abordagem muito além da fisicalidade. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, p. 1311-1324, nov. 2017
LARA, Larissa M.; SÁ, Ariane B. da S.; MARANI, Vitor Hugo. Estudos culturais físicos e sociologia do esporte: tensões, interfaces e desafios para a construção de seus tons latino-americanos/brasileiros (No prelo)
MARANI, Vitor Hugo; SÁ, Ariane B. da S. Introdução à obra Routledge Handbook of Physical Cultural Studies, organizada por Michael L. Silk, David L. Andrews e Holly Thorpe. Revista Acta Scientiarum. Education. (No prelo)
MARANI, Vitor Hugo. Corpo, dança e educação física: experiências subversivas de gênero e sexualidade? 2021. 225f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2021.
OLIVE, Rebeca. The political imperative of feminism. In: SILK, Michael L.; ANDREWS, David. L.; THORPE, Holy. (Org.). Routledge Handbook of Physical Cultural Studies. Londres: Routledge International Handbooks, 2017. p. 51-60.
PRINGLE, Richard; THORPE, Holly. Theory and reflexivity. In: SILK, Michael L.; ANDREWS, David. L.; THORPE, Holy. (Org.). Routledge Handbook of Physical Cultural Studies. Londres: Routledge International Handbooks, 2017. p. 32-41.
SÁ, Ariane B. da S.; MARANI, Vitor H.; LARA, Larissa M. Narrativas autoetnográficas e desafios para a Educação Física nos Estudos Culturais Físicos. Revista Brasileira de Educação (No prelo)
SILK, Michael L.; ANDREWS, David L. Toward a Physical Cultural Studies. Sociology of Sport Journal, v. 28, n. 1, p. 4-35, 2011.
SILK, Michael L.; MAYOH, Joanne. Praxis. In: SILK, Michael L.; ANDREWS, David. L.; THORPE, Holy. (Org.). Routledge Handbook of Physical Cultural Studies. Londres: Routledge International Handbooks, 2017. p. 61-70.
SILK, Michael; ANDREWS, David L.; THORPE, Holly (Orgs.). Routledge Handbook of Physical Cultural Studies. Londres: Routledge International Handbooks, 2017.
THORPE, Holly; BARBOUR, Karen.; BRUCE, Toni. “Wandering and Wondering”: Theory and Representation in Feminist Physical Cultural Studies. Sociology of Sport Journal, v. 28, n. 1, p. 106- 134, 2011.
VERTINSKY , Patricia; WEEDON, Gavin. Historicizing physical cultural studies. In: SILK, Michael L.; ANDREWS, David. L.; THORPE, Holy. (Org.). Routledge Handbook of Physical Cultural Studies. Londres: Routledge International Handbooks, 2017. p. 15-23.

Semestre 2/2022
Disciplina: Tópicos Especiais em Dinâmica do Esporte III: Aspectos Socioculturais da Educação e do Esporte
Responsável: Prof. Dr. Vitor Hugo Marani
Ementa: Estudo e análise dos diferentes temas atuais em Aspectos Socioculturais e práticas corporais que apresentem contribuição reconhecida para a área da Educação Física e estreita relação com as linhas de pesquisa do programa. Ênfase: Estudo da educação física a partir das relações entre corpo, cultura e diferença.


Referências:
DAOLIO, J. Da cultura do corpo. 17 ed. Campinas: Papirus, 2016. DAOLIO, J. Educação física e o conceito de cultura. 3 ed. Campinas: Autores Associados, 2010. ESCOSTEGUY, A. C. Cartografia dos Estudos Culturais: uma versão latino-americana. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.
HALL S. Quem precisa de identidade? In: SILVA, T.T. A identidade e a diferença na perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
HALL, S. A Centralidade da cultura: notas sobre as revoluções de nosso tempo. In: Educação e Realidade. Porto Alegre, v.22, nº 2, p.15-46, 1997. LARA, L. M. et al. Resenha de Routledge Handbook of Physical Cultural Studies. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, [s.l.], v. 41, n. 2, p.229-230, abr. 2019.
LARA, L. M.; RICH, E. Os estudos de cultura física na Universidade de Bath-Reino Unido: dimensões de uma abordagem muito além da fisicalidade. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 4, p. 1311-1324, out./dez. 2017.
LARA, L.M. Physical Cultural Studies and possibilities for dialogue with the sociocultural and pedagogical subareas of Brazilian physical education in a local reality. Sport, Education And Society, [S.L.], p. 1-13, 12 jul. 2022.
MARANI, V. H. et. al. Gênero, sexualidade e raça nos estudos culturais físicos: experiências formativas na educação física brasileira. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 58, p. 203-217, 2021.
MARANI, V. H.; LIMA, R. C.; MIRANDA; A. C. M. Dimensões da cultura na educação física brasileira. In: LARA; L. M.; SOUZA, V. F. M.; MIRANDA; A. C. M. Carlos Monteiro. Educação física e cultura na América Latina. Maringá: Eduem, 2019.
MARANI, V. H.; SÁ, A. B. DA S.; LARA, L. M. Introdução à obra Routledge Handbook of Physical Cultural Studies, organizada por Michael L. Silk, David L. Andrews e Holly Thorpe. Acta Scientiarum. Education, v. 43, n. 1, p. e59271, 29 nov. 2021.
MARANI, V. H. Corpo, dança e educaçãofísica: experiênciassubversivas de gênero e sexualidade?2021. 225f. Tese (DoutoradoemEducaçãoFísica) – Centro de Ciências da Saúde, UniversidadeEstadual de Maringá, Maringá, 2021.
MAUSS, M. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Contribuições dos Estudos Culturais para o currículo da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 671-685, jul./set. 2011.
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação Física, Currículo e Cultura. Phorte: São Paulo, 2009.
OLIVE, R. The political imperative of feminism. In: SILK, Michael L.; ANDREWS, David. L.; THORPE, Holy. (Org.). Routledge Handbook of Physical Cultural Studies.Londres: Routledge International Handbooks, 2017. p. 51-60.
SA, A.B. da S.; MARANI, V.H.; LARA, L.M. Narrativas autoetnográficas e desafios para a educação física nos Estudos Culturais Físicos. RevistaBrasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 26, e260027, 2021.
SILK, M. L.; ANDREWS, D. L.; THORPE, H. Introduction. In: SILK, M. L.; ANDREWS, D. L.; THORPE, H. (Orgs.). Routledge Handbook of Physical Cultural Studies. Londres: Routledge International Handbooks, 2017, p. 1-12. SILK, M.; ANDREWS, D. L.; THORPE, H. (Orgs.). Routledge Handbook of Physical Cultural Studies. Londres: Routledge International Handbooks, 2017.
SILVA, T. T. (org.) Alienígenas na sala de aula: introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995. THORPE, H.; BARBOUR, K.; BRUCE, T. “Wandering and Wondering”: Theory and Representation in Feminist Physical Cultural Studies. Sociologyof Sport Journal, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 106-134, 2011.

ARAÚJO, P. F. B. de; SOUZA, M. J. de; MARANI, V. H. Corpo, Gênero e Capoeira: Experiências Autoetnográficas a partir dos Estudos Culturais Físicos. LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 343–368, 2022.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30