CODEF
Grupo de Pesquisa Corpo, Diferença e Educação Física
Breve descrição em 190 caracteres
Apresentação
O Grupo de Pesquisa Corpo, Diferença e Educação Física - CODEF tem como foco investigativo a educação física a partir de discussões que atravessam o corpo como efeito das relações de poder, notadamente, a partir de marcadores sociais da diferença (classe, raça, gênero, sexualidade, entre outros), por meio de análises contextuais, políticas e pedagógicas da fisicalidade.
O CODEF surge de experiências no campo investigativo da Educação Física, da Sociologia do Esporte e dos Estudos Culturais Físicos, por meio da imersão em distintos Grupos de Pesquisa: a) O Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), liderado pela Profa. Dra. Larissa M. Lara; b) O Physical Cultural Studies Research Group, da Universidade de Maryland (Estados Unidos), liderado pelo Prof. Dr. David L. Andrews e pela Profa. Dra. Shannon Jette.
A primeira fase do CODEF, antecede seu registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ, quando em 2019, reuniões passaram a fazer parte dos anseios acadêmicos do Prof. Vitor e de acadêmicas - Eduarda, Gabriella e Pâmela - do curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (Câmpus Universitário do Araguaia). Deste primeiro momento, ainda embrionário do CODEF, surge a primeira publicação coletiva, o artigo "GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA NOS ESTUDOS CULTURAIS FÍSICOS: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA" (MARANI, et. al, 2021).
Com o retorno do Prof. Vitor dos estudos doutorais à UFMT, em 2021, as reuniões passaram a contar com estudantes do Programa de Iniciação Científica e do Programa de Ações de Extensão, no âmbito do Câmpus Universitário do Araguaia. Neste período, os estudos debruçavam-se sobre os aspectos históricos e epistemológicos da abordagem dos Estudos Culturais Físicos (Physical Cultural Studies). Complementar a isso, o Prof. Vitor foi credenciado como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/UFMT) e, com isso, ofertou a disciplina "TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA", engajando-se com o campo dos Estudos Culturais Físicos e sua sensibilidade político-pedagógica.
[Continua...]