A construção de identidade visual é resultado de muito trabalho e esforço com diferentes atores. A Secretaria de Comunicação e Multimeios (Secomm) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) atua em conjunto com diferentes setores da universidade para a elaboração de identidades visuais que representem o trabalho desenvolvido por estes órgãos. As identidades também tem direcionamento para encaixar-se com a identidade visual que a UFMT possui na atualidade.
A respeito da construção das marcas visuais em conjunto com as unidades da UFMT, o Gerente de Web e Marketing da Secomm, Milton de Paulo Arostegui Nunes, o processo de desenvolvimento começa a partir do diálogo entre os setores e a gerência. “Geralmente o pedido chega por e-mail ou processo SEI. Independente do meio, direcionamos para um formulário online onde o requerente preenche algumas informações básicas de contato e da marca a ser desenvolvida. A partir daí o atendimento segue por e-mail, apresentando propostas e ajustando até um resultado satisfatório”, relata Milton de Paulo Arostegui Nunes.
Os ajustes até um resultado satisfatório desenvolvem-se considerando a própria organização da UFMT, representada pela sua marca institucional. “As marcas institucionais, como de pró-reitorias e secretarias, seguem um padrão pré estabelecido que ajuda a compor justamente essa noção de várias partes do mesmo corpo. Mesmo com esse norte, é importante que cada unidade tenha suas características devidamente representadas, o que no final é um grande desafio, pois apesar da linha visual já estar pronta ela acaba sendo um fator limitante também”, pontua, acrescentando que o padrão muda periodicamente, mesmo que nem todas as partes mudem ao mesmo tempo.
As marcas de cada unidade tem aspectos próprios e a linha visual da universidade, que ficam perceptíveis no trabalho da Gerência de Web e Marketing da Secomm. “Fora o caso das grandes unidades, é possível ter mais liberdade, tanto conceitual quanto visual. Claro, sempre mantendo o bom senso, buscando representar ao máximo o conceito que o requerente deseja transmitir com a forma mais eficiente, agradável e pertinente ao contexto inserido, ressalta Milton de Paulo Arostegui Nunes.
Unidades exaltam diálogo na construção de identidade visual
A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Prae) está entre os órgãos que construíram uma nova marca com a Secomm. Segundo a pró-reitora de Assistência Estudantil, professora Lisiane Pereira de Jesus, a ideia surgiu a partir de uma solicitação da Prae a partir do que estava em estabelecimento para a UFMT. “Foi um pedido via processo para a Secomm. Imediatamente foi encaminhado o formulário para que a gente preenchesse com algumas informações necessárias para a produção dessa marca. Foi então construída a identidade visual respeitando a missão da pró-reitoria e o tipo de atividade que a gente desenvolve”, ressaltou a pró-reitora.
A professora conta que ficou muito feliz com o resultado. “Eu acredito que a marca da Prae, assim como as outras marcas desenvolvidas para setores administrativos são pensadas como fluxo. A marca da Prae conseguiu resumir uma simbologia aquilo do que a pró-reitoria faz, enaltecendo o nosso papel de acolhimento, o trabalho na permanência do estudante ao longo do percurso acadêmico”, destaca a pró-reitora de Assistência Estudantil, acrescentando que a marca mostra diversidade, relação contínua entre os estudantes como diálogo.
A Secretaria de Relações Internacionais (Secri) é uma das unidades que desenvolveu uma nova marca em conjunto com a Secomm. O secretário de Relações Internacionais, professor Lucas Oliveira de Sousa, destaca que a identidade visual da Secri teve uma elaboração baseada em intenso diálogo com a Gerência de Web e Marketing da Secomm, em especial.
“Eu vi a necessidade de adotar um padrão institucional de marca para a SECRI. Daí descobri que já havia uma proposta anterior, mas não foi bem compreendida e aceita pela unidade. Diante disso, agendei uma conversa com a equipe de design da SECOMM para explicar a atuação e propósito da SECRI, de forma que pudessem ser expressadas na construção da nova marca”, destacou o secretário de Relações Internacionais.
A respeito da construção do conceito que define a marca da Secri, o professor Lucas Oliveira de Sousa, enfatiza o papel da cooperação entre diferentes entidades. “Havia uma ideia conceitual, de que a marca fosse capaz de expressar a atuação da SECRI como unidade promotora do intercâmbio global de conhecimentos, culturas e experiências, baseado em laços de cooperação internacional”, ressalta o professor. O processo de construção esteve baseado em referências nas área, bem como a marca da UFMT.
O gerente de Graduação e Extensão do Câmpus do Araguaia, professor Vitor Maroni, explicou que a criação da marca para a unidade foi uma demanda para fortalecer a identidade dos servidores dos estudantes nos locais em que atuam. “Por isso, procuramos a SECOMM, por meio do site da UFMT. Uma das questões que auxiliou o processo foi o modo como o contato é feito, por meio de formulário do google que solicita algumas informações para o desenvolvimento criativo da marca”, relata Vitor Maroni sobre informações como mensagem a ser transmitida, uso de cores, ideias e referências.
Compreensão marca resultado final
Segundo o professor Vitor Maroni, haviam ideias relacionadas a mensagem a ser transmitida com a nova marca, mas faltava um desenho ou figura que representasse a ideia, o que acabou por ser contemplado na apresentação do resultado. “Quando recebemos o resultado, ficamos surpreendidos pelo modo como a equipe "traduziu" a mensagem na marca, a partir da figura, das cores e do formato. O resultado final ilustra em detalhes o percurso realizado pela equipe, fazendo com que nós entendêssemos cada escolha feita na criação da marca”, disse o gerente de Graduação e Extensão.
A nova identidade visual está presente em diferentes produtos desenvolvidos pela gerência. “Isso foi tão importante para a unidade que, após o recebimento da marca, criamos layouts para as redes sociais, para o site, camisetas e outros itens relacionados, contribuindo para a visibilidade da UFMT em diferentes setores da sociedade”, relatou o professor Vitor Maroni.
De acordo com o professor Lucas Oliveira de Sousa o resultado da marca na unidade foi de uma recepção bastante positiva. “Vimos algumas imagens e a equipe ficou de passar uma primeira versão da marca. O resultado foi muito bem aceito pela equipe da SECRI, que conseguiu identificar na nova marca aspectos fundamentais da atuação da unidade, dentro e para fora da universidade”, pontua o secretário.