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Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFMT

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO

1- RESUMO (Atividade Obrigatória) - Até 550 palavras

Todos(as) os(as) estudantes que tenham participado por pelo menos seis meses do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica, em qualquer modalidade, devem submeter o resumo com os resultados da pesquisa para publicação nos Anais do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.

Para enviar o resumo elaborado pelo estudante para publicação, o orientador deverá acessar o SGPP e clicar na aba "Inscrição de Iniciação Científica", clicar na edição do Seminário correspondente à vigência, preencher os campos do formulário eletrônico, salvar e enviar.

Orientações para elaboração do resumo:

  • O resumo deve conter o objeto de estudo, objetivo, metodologia utilizada, resultados e conclusão;
  • Deve-se pontuar com atenção as palavras-chave que representam o conteúdo do estudo (de 3 a 5);
  • As palavras-chave devem ser iniciadas por letra maiúscula e separadas por ponto final;
  • Não devem ser incluídas referências, figuras, quadros, tabelas etc.

Período de submissão: de 01 de setembro a 15 de outubro de 2024.


2 - APRESENTAÇÕES PRESENCIAIS/ORAIS - (Atividade Obrigatória)

Cada orientador(a) indicará, por meio do e-mail gict.propeq@ufmt.br, somente um estudante de iniciação científica vinculado a qualquer modalidade (PIBIC-PIBIC-Af, PIBITI, PIBICEM ou VIC) para apresentar oralmente os resultados obtidos em sua pesquisa durante o ciclo no Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFMT. É obrigatória a presença do(a) orientador(a). No caso de impossibilidade, o orientador deve encaminhar substituto (alunos de pós-graduação ou docentes que façam parte da pesquisa).

E-mail: gict.propeq@ufmt.br

Assunto: Indicação para apresentação oral

Conteúdo da mensagem: nome do orientador(a), nome do(estudante), titulo do trabalho e área de conhecimento.

A apresentação deverá ter no máximo 10 minutos e o(a) estudante concorrerá ao Prêmio Severino Meirelles – Mérito Científico por área de conhecimento.

Dicas para sua apresentação:

  • Respire fundo para controlar a sua ansiedade e lembre-se que está entre pessoas que tem como objetivo auxiliá-lo em seu desenvolvimento como jovem pesquisador;
  • Prepare um roteiro para a apresentação e revise as informações;
  • Identifique-se dizendo seu nome, seu curso, modalidade de bolsa ou voluntariado, nome do seu orientador e os objetivos de desenvolvimento sustentável (Agenda 2030 da ONU), que o seu trabalho está relacionado;
  • Organize seu tempo e seus slides de forma que os objetivos, o aporte teórico-metodológico, desenvolvimento e resultados da sua pesquisa fiquem claros;
  • Padronize o estilo e o tamanho da fonte dos seus slides;
  • Finalize agradecendo a banca, o(a) orientador(a) e as pessoas que te auxiliaram nessa caminhada como estudante de ICT. Período de submissão: em breve.

Período de indicação: 30 de setembro a 11 de outubro de 2024.

Data do XXXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica: 04 a 06 de novembro.


3 - VÍDEO DE APRESENTAÇÃO - (Atividade Não-obrigatória) - Tempo: até 3 minutos

Todos(as) os(as) estudantes que não tenham sido indicados para a apresentação na modalidade oral e que tenham participado por pelo menos seis meses do Programa de ICT, podem submeter o vídeo de apresentação para o Seminário de Iniciação Científica da UFMT, via SGPP. Inclusive os estudantes, bolsistas e voluntários do ciclo 2023/2024, que concluíram a graduação.

Um vídeo de cada área do conhecimento receberá o Prêmio José de Souza Nogueira - destaque na divulgação e popularização da ciência.

Período de submissão: de 30 de setembro a 11 de outubro de 2024.

Orientações para elaboração do vídeo:

  • Pense e rascunhe como será o seu vídeo, parte por parte e crie seu roteiro;
  • Use sua criatividade desenvolvendo formas interessantes de divulgar com clareza os resultados da pesquisa realizada. Para isso, sugerimos que acesse materiais de quem faz vídeos desse gênero;
  • Existem muitas opções de programas simples de edição que podem facilitar muito seu trabalho. Entre as opções mais comuns e gratuitas está o Canva, que permite o uso de templates e edição de vídeo online, ou outro de sua preferência;
  • Use um linguajar que possibilite a compreensão de toda a comunidade;
  • Inicie e finalize sua apresentação com as imagem disponibilizadas pela PROPeq;
  • Informe o título do trabalho, seu nome e do(a) seu (a) orientador(a);
  • Importante indicar com qual ou quais objetivos de desenvolvimento sustentável, que compõem a Agenda 2030 da ONU, o seu trabalho está relacionado;
  • Conclua o vídeo com os créditos finais, agradecendo à UFMT, CNPq e FAPEMAT, financiadores do programa. Os logotipos estão disponíveis no site de cada uma das instituições;
  • Após a gravação e edição, o(a) estudante deve acessar seu canal no YouTube (ou criar um canal para si na plataforma) e postar seu vídeo em formato "não listado" no YouTube. O link gerado pela plataforma será informado pelo(a) orientador(a) no ato da inscrição no evento*, junto ao SGPP;
  • Observar os preceitos éticos e jurídicos referentes ao uso da imagem de terceiros e ao uso de trechos de obras protegidas por direitos autorais;
  • Não usar conteúdo violento, discriminatório, pornográfico ou que viole direitos e/ou propriedade intelectual de terceiros ou a lei;
  • Em consonância com a Política de Internacionalização da UFMT, a Pró-Reitoria de Pesquisa RECOMENDA que os vídeos sejam legendados em inglês.

IMPORTANTE! O link para o vídeo deverá ficar disponível até o dia 20 de novembro/24. Apenas após esse prazo o(a) e poderá proceder à sua remoção do YouTube, caso o deseje.

Dicas:

  • Limpe a lente do seu celular;
  • Acione o modo avião;
  • Procure um local com pouco barulho para realizar a gravação;
  • Evite a trepidação da câmera;
  • Grave seu vídeo no modo paisagem (horizontal), de forma que, ao transmiti-lo por meio de computador ou TV, ele não apresente tarjetas pretas em ambos os lados;
  • Procure uma boa iluminação;
  • Não use imagem de terceiros;
  • Caso use trilhas sonoras e imagens, orientamos que utilize a biblioteca de trilhas sonoras e imagens gratuitas que o YouTube oferece, ou imagens feitas/capturadas por você.


Modelo (exemplo) de vinheta - AQUI

Modelo de template para apresentação - AQUI

Imagens das figuras composta no template (separados)  - AQUI


RELAÇÕES DAS APRESENTAÇÕES

- Horários e salas das apresentações do campus do Araguaia

- Horários e salas das apresentações do campus de Sinop

- Cuiabá e Várzea Grande


SEMINÁRIO DE ICT - CICLO ANTERIORES




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