O Captan é um fungicida amplamente utilizado na agricultura em todo mundo. A exposição e efeitos tóxicos crônicos são pouco conhecidos em modelos animais. O Objetivo deste trabalho foi avaliar efeitos tóxicos do fungicida Captan em suínos. O ensaio clínico foi delineado em dois grupos G1 (dieta balanceada com dose de 500ppm de ração do Fungicida Captan) e G2 (dieta balanceada com dose de 500ppm de ração Caulim). Foram alocados 07 suínos (3 meses de idade) por grupo, sendo controlados e mascarados todos os demais procedimentos, o período experimental foi de 47 dias.
Palvra-chave: Suíno
DETECÇÃO DE Pasteurella multocida EM PULMÕES DE SUÍNOS ABATIDOS NO ESTADO DE MATO GROSSO ATRAVÉS DA qPCR
As doenças respiratórias em suínos, denominadas de Complexo Respiratório dos Suínos (CRDS) acarretam em perdas econômicas na suinocultura moderna. Pasteurella multocida é considerada um dos patógenos mais importantes do sistema respiratório dos suínos, podendo causar rinite atrófica progressiva, quando associada com Bordetella bronchiseptica, septicemia e pneumonias em suínos. No entanto, pouco se sabe sobre a patogenia da pneumonia por esse agente.
OCORRÊNCIA DE HEPATITE E EM SUÍNOS CRIADOS EM DIFERENTES SISTEMAS DE PRODUÇÃO
A hepatite E é uma doença zoonótica presente em muitos países em desenvolvimento e industrializados. É causada pelo vírus da hepatite E (HEV), sendo os suínos reservatórios do vírus e a transmissão associada com a contaminação fecal-oral. Seqüências HEV foram classificados em quatro genótipos, sendo o genótipo 3 associado em casos humanos autóctones da Europa, Ásia e América, incluindo o Brasil. Um total de 50 suínos pertencentes a 10 propriedades localizadas no estado de Mato Grosso foram divididos de acordo com o tipo de sistema de produção em sistema intensivo (n=5) e sistema extensivo (n=5) sendo investigados quanto a presença do HEV. Amostras de bile, fígado e fezes e fragmentos de fígado, intestino delgado e grosso foram avaliadas pela PCR na região ORF2 e imuno-histoquímica, respectivamente