Estudo genético-clínico da displasia coxofemoral em cães Shih tzu através de polimorfismos de nucleotídeos simples (SNPs)

Autor: Dábila Araújo Sônego

Categoria(s): Dissertação

Palavra(s)-chave: genética, incongruência, lcnRNA, Osteoartrite, pelve

O objetivo do estudo foi verificar a incidência de displasia coxofemoral (DCF) em cães da raça Shih Tzu, através de exame radiográfico, e investigação genética, utilizando três polimorfismos de nucleotídeo simples (SNPs) já associados a doença em outras raças. Ao todo 36 cães da raça Shih Tzu foram incluídos e submetidos a radiografia ventrodorsal de pelve sob anestesia. As imagens foram analisadas por três avaliadores, independentemente, para a classificação segundo a Organization Foundation for Animals (OFA) e Federação Cinológica Internacional (FCI) quanto a presença ou não da DCF e seu grau.

Leia mais

Síntese e caracterização de nanopartículas de ouro conjugadas com curcumina e seus efeitos na osteoartrite experimental induzida

Autor: Wilma Neres S. Campos

Categoria(s): Tese

Palavra(s)-chave: camundongos., curcumina, nanofármacos, nanoterapia, Osteoartrite

A Osteoartrite (OA) é uma denominação clínica para uma combinação de condições patológicas que envolvem a degeneração progressiva da cartilagem articular e remodelação de osso subcondral. A curcumina, um potente agente anti-inflamatório, têm sido extensivamente estudada, no entanto não oferece boa biodisponibilidade sistêmica. Nanopartículas de ouro (AuNPs) apresentam aplicações potenciais na administração de substâncias terapêuticas aumentando a eficiência do transporte de fármacos.

Leia mais

Reprodução experimental da doença articular degenerativa, por meio cirúrgico associado à terapia condroprotetora em ratos

Autor: Marcos Marini Melo

Categoria(s): 2012, Dissertação

Palavra(s)-chave: betametasona, joelho, Osteoartrite, polisulfato de pentosano, rato, sulfato de condroitina e glucosamina

A osteoartrite (OA) é a doença articular mais comum em humanos e animais, e ocasiona restrição de movimentos e dor na região acometida. Tal enfermidade afeta mais de 25% dos humanos acima de 60 anos e, aos 70 anos, ela é considerada universal. Estima-se que nos Estados Unidos da América, 20% ou mais da população canina é acometida pela OA. O presente estudo tem como finalidade avaliar a terapia medicamentosa (polisulfato de pentosano, betametasona e sulfato de condroitina/glucosamina), em um modelo experimental de OA cirurgicamente induzida em ratos.

Leia mais

Progressão da osteoartrite experimental em coelhos (Oryctolagus cuniculus)

Autor: Wilma Neres da Silva Campos

Categoria(s): 2012, Dissertação

Palavra(s)-chave: Coelhos, Diagnóstico, Indução experimental, Osteoartrite, Progressão

O objetivo deste estudo foi avaliar a progressão das lesões em diferentes períodos da osteoartrite (OA) experimental em coelhos, através da radiografia (RX), tomografia computadorizada (TC), macroscopia e histopatologia, interligar estes diferentes métodos diagnósticos, bem como trazer informações que ajudem na decisão do melhor momento para a abordagem terapêutica. Foram delineados quatro períodos experimentais às 3, 6, 9 e 12 semanas após a indução da OA, denominados como PI, PII, PIII e PIV, respectivamente, cada qual com seis animais.  Avaliaram-se os cinco compartimentos da articulação femorotibial: côndilo femoral medial (CFM), côndilo femoral lateral (CFL), platô tibial medial (PTM), platô tibial lateral (PTL) e tróclea femoral (TF).

Leia mais