O bem-estar animal envolve dentre outros conceitos, o monitoramento do estresse crônico, que leva a liberação constante de glicocorticoides (GCMs), já que por sua vez, suprimem o sistema imunológico, e monitoramento sanitário, constituindo um papel essencial na gestão de animais silvestres em cativeiro. A quantidade de animais cativos vem aumentando drasticamente e um grande número de zoológicos brasileiros é responsável por programas de conservação e criação de espécies ameaçadas de extinção.
Palvra-chave: Neospora caninum
Inquérito sorológico da Neosporose bovina no estado de Mato Grosso, Centro-Oeste, Brasil
O protozoário Neospora caninum é um parasito intracelular obrigatório e agente etiológico da neosporose, uma das mais difundidas e frequentes causas de aborto no gado bovino em todo o mundo. Para estimar a prevalência de anticorpos anti-N. caninum e os fatores de risco associados à doença dentro do Estado de Mato Grosso, Brasil, amostras de soro de 7800 vacas com idade igual ou superior a 24 meses, provenientes de 793 rebanhos, coletadas entre Setembro e Dezembro de 2014.
Epidemiologia da Neosporose bovina no Pantanal Mato-Grossense
A neosporose é causada por um protozoário intracelular obrigatório, Neospora caninum. É considerada uma das mais difundidas e frequentes causas de aborto no gado bovino em todo o mundo. Para avaliação da prevalência de anticorpos anti-N. caninum e dos fatores de risco associados, foram coletados soros de 2.452 bovinos em 262 fazendas da ecorregião do Pantanal, estado de Mato Grosso, Brasil. Foi aplicado um questionário epidemiológico em cada propriedade.
PREVALÊNCIA E FATORES DE RISCO DE ANTICORPOS ANTI-Neospora caninum EM FÊMEAS BOVINAS LEITEIRAS DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ, RONDÔNIA
A neosporose é uma enfermidade parasitária considerada uma das principais causas de abortamento em bovinos em todo o mundo. Objetivou-se pesquisar a prevalência de anticorpos anti-Neospora caninum em fêmeas bovinas e possíveis fatores de risco para a infecção desses animais. Para isso, foram analisados 621 amostras de soro sanguíneo procedentes de 63 propriedades com rebanho leiteiro de agricultura familiar no município de Ji-Paraná, principal bacia leiteria do estado de Rondônia, as quais foram submetidas a Reação de Imunofluorescência Indireta (RIFI), sendo considerados bovinos positivos amostras com titulo 100 para N. caninum. Do total de amostras analisadas(66/621), encontrou-se uma prevalência de 10,61% (IC 95% 8,04-13,86%).
Prevalência e fatores de risco de anticorpos anti-Neospora caninum em cães do município de Poconé, Mato Grosso.
O objetivo do presente estudo foi estimar a prevalência de anticorpos antiNeospora caninum em cães do município de Poconé, Estado de Mato Grosso e identificar possíveis fatores de risco para a infecção. Foram avaliadas amostras de soro sanguíneo de 320 cães das áreas urbana e rural do município de Poconé, por meio da Reação de Imunofluorescência Indireta (RIFI) com ponto de corte de 1:50. As variáveis sexo, faixa etária, contato com animais de produção ou animais silvestres, dieta, ambiente e acesso à rua foram avaliadas pelo Teste Qui-Quadrado ou exato de Fischer quando necessário