DETECÇÃO DO VÍRUS DA CINOMOSE EM CÃES NATURALMENTE INFECTADOS NO MATO GROSSO

Autor: Leticya Lerner Lopes

Categoria(s): Dissertação

Palavra(s)-chave: Brasil, gene H, Imuno-histoquímica, sinais neurológicos, vírus da cinomose canina

O vírus da cinomose canina (VCC) é um vírus RNA, que pertence ao gênero Morbillivírus e família Paramyxoviridae. A capacidade de resposta imune, assim como sua virulência são fatores críticos para a invasão viral dos tecidos epiteliais e do sistema nervoso central (SNC). O VCC é o maior responsável pelas encefalites em cães, acometendo diversas idades. O objetivo desse estudo foi detectar o VCC nos cães com sinais neurológicos encaminhados para necropsia no Laboratório de Patologia Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (LPV-UFMT). Durante um período de um ano, 85% (68/80) dos cães necropsiados tinham lesões microscópicas compatíveis com encefalomielite causada pelo VCC.

Leia mais

PATOLOGIA COMPARADA DE INFECÇÃO NASAL CAUSADA POR Conidiobolus lamprauges E Pythium insidiosum EM OVINOS

Autor: Daniel Guimarães Ubiali

Categoria(s): 2012, Dissertação

Palavra(s)-chave: Doenças de ovinos, Imuno-histoquímica, Patologia veterinária, Rinite granulomatosa

Rinite em ovinos (n=30) causada por C. lamprauges (n=15) ou P. insidiosum (n=15) foimorfologicamente investigadaatravés de avaliação macroscópica e histológica. O diagnóstico foi baseado na avaliação histopatológica e confirmado através da técnica de imuno-histoquímica. A Infecção por Conidiobolus lamprauges (n=15) foi caracterizada por rinite granulomatosa com grande quantidade de células gigantes, macrófagos e poucos eosinófilos e neutrófilos circundados por material SplendoreHoeppli e imagens negativas de hifas.

Leia mais

Caracterização epidemiológica e molecular dos surtos de poxvirose bovina ocorridos nos Estados de Mato Grosso e Rondônia com análise histopatológica e aplicação da técnica de imuno-histoquímica

Autor: Jociane Cristina Quixabeira dos Santos

Categoria(s): 2011, Dissertação

Palavra(s)-chave: Imuno-histoquímica, investigação epidemiológica, Vírus Cantagalo, Vírus Vaccínia

Surtos de poxviroses, no Brasil, emergiram por várias décadas até o início dos anos 80 e reemergiram no final da década de 90 com o isolamento de Vírus Vaccínia (VACV), a partir de lesões pustulares em bovinos de leite e trabalhadores rurais, no município de Cantagalo, Rio de Janeiro e, foi denominado Vírus Cantagalo (CTGV). De 1999 até os dias atuais várias amostras de orthopoxviroses, VACV “like”, foram isoladas em bovinos e humanos de explorações leiteiras no Brasil. Esta infecção transformou-se em uma doença zoonótica importante e está disseminada em quase todo o país.

Leia mais