Ocorrência de mycobacterium leprae e investigação de mycobacterium lepromatosis em pequenos mamíferos não-voadores no Estado de Mato Grosso, Centro-Oeste do Brasil

Autor: Beatriz Silva Nogueira

Categoria(s): 2023, Dissertação

Palavra(s)-chave: Amazônia, baço, Cerrado, mamíferos, RLEP, RLPM

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pelos bacilos Mycobacterium leprae e Mycobacterium lepromatosis. Além de humanos, animais como tatu-galinha e esquilo-vermelho também podem se infectar naturalmente pelo M. leprae. O objetivo desse estudo foi detectar a presença de M. leprae e M. lepromatosis em pequenos mamíferos não-voadores das ordens Didelphimorphia e Rodentia usando ensaio de Reação em Cadeia pela Polimerase (PCR) convencional e qPCR. Expedições de campo foram conduzidas em três municípios do estado de Mato Grosso, centro-oeste do Brasil, entre 2014 e 2018 em áreas pertencentes aos biomas Amazônia e Cerrado.
Um ensaio de PCR usando primers específicos buscando os genes RLEP e RLPM de M. leprae e M. lepromatosis, respectivamente, foi usado para a pesquisa desses agentes em pequenos mamíferos não-voadores. DNA de M. leprae foi detectado em 13,75% (37/269) das amostras. Um modelo multivariável mostrou que o bioma Cerrado obteve forte associação com a presença de M. leprae (OR: 53,5, p < 0,001). M. lepromatosis não foi detectado. Esse estudo é o primeiro a reportar a detecção de M. leprae em pequenos mamíferos não-voadores no Brasil.

Clique aqui e veja a dissertação completa