Reitoria


Reitoria é um conjunto de processos gerenciais e de pessoas responsáveis pela gestão da UFMT. A função, bem como a do vice-reitor, é nomeada, conforme prevê o Estatuto da Universidade, pelo Presidente da República a partir de nomes designados em lista tríplice, organizada pelo Colégio Eleitoral Especial, que representa a comunidade acadêmica a partir dos Conselhos Superiores – Conselhos Diretor (CD); Universitário (Consuni); e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). O mandato dos dirigentes tem duração de quatro anos e é permitida uma reeleição.

Pautada pelo diálogo, participação coletiva e alicerçada nos valores de uma universidade autônoma, pública, gratuita, democrática, laica e inclusiva, a atual reitoria tem seus compromissos firmados com a comunidade acadêmica e com a sociedade baseada em uma universidade plural, com indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, com a inovação e a sustentabilidade como princípios transversais em suas ações institucionais, possuindo a internacionalização como ferramenta de promoção da interculturalidade, e com instâncias colegiadas fortalecidas e gestão descentralizada.

Integram a Reitoria os seguintes órgãos:

Gabinete da Reitoria

Unidade responsável por apoiar tecnicamente o(a) reitor(a) nas atividades relacionadas à esfera da Administração Superior e pela orientação e suporte na execução das tarefas cotidianas das demais unidades vinculadas à Reitoria. Cabe também ao Gabinete articular e facilitar a interação do(a) reitor(a) com a comunidade universitária, com os órgãos e autoridades públicos e a sociedade, além de fornecer subsídios para as decisões tomadas, zelando pelo bom funcionamento da Instituição.

Contato: (65) 3313 7114

Secretaria da Reitoria

A Secretaria é responsável pelo fluxo de documentos oficiais gerados e recebidos pela Reitoria. A equipe trabalha na redação e expedição de ofícios e portarias, bem como no despacho e envio de processos dessa Unidade, entre outras atividades de rotina. Atua, também, na recepção e distribuição de processos e demais expedientes que chegam à Reitoria, cujos desdobramentos e/ou providências precisam ser tomados por outros setores, sejam acadêmicos ou administrativos.

Contato: (65) 3313 7107

Supervisão de Cerimônias e Eventos

Unidade responsável pelas colações de grau e demais eventos primordiais ao nome da instituição,  transferindo para o público presente a importância do evento e o status da Universidade com a comunidade, jamais esquecendo que é a comunidade o foco das ações da UFMT.

Contato: (65) 3313 7120

Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD)

Com o objetivo de executar a política de pessoal docente da Universidade, de acordo com as normas estabelecidas pelo Colegiado Superior, a CPPD tem como atribuições apreciar os assuntos relacionados à alteração de regime de trabalho dos docentes, à avaliação do desempenho para a progressão funcional dos docentes, à processos de ascensão funcional por titulação, e à solicitação de afastamento para aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado.

A Comissão desenvolve estudos e análises que permitem fornecer subsídios para fixação, aperfeiçoamento e modificação da política de pessoal docente e de seus instrumentos, além de prestar assessoramento ao colegiado competente na instituição de ensino superior e ao dirigente para formulação e acompanhamento da execução da política de pessoal docente.

Contato: (65) 3313 7115

Acesse o site da CPPD.

Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM)

Atuando com recursos oriundos exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) e gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), serve de campo de estágio de alta qualidade para os estudantes de Medicina, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Serviço Social, entre outros. Apoia fundamentalmente os Programas de Residência Médica em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Obstetrícia e Ginecologia, Anestesiologia e Pediatria, todos credenciados e até hoje sem restrições. Em 2001 implantou-se o Programa de Residência Médica em Infectologia, com aval da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Estão sendo implantados os Programas de Medicina da Família, de Neonatologia (3° ano opcional em Pediatria) além do PRM em Urologia.

A UFMT possui recursos em conta própria para a construção, em parceria com o Governo do Estado, de um novo Hospital Universitário (HU),  às margens da Rodovia Palmiro Paes de Barros. Caracterizado como de alta complexidade, ele atenderá também com recursos do SUS e contará com uma área construída de 58 mil metros quadrados, incluindo 228 leitos de internação, 63 leitos de UTI, 68 leitos de repouso, 12 centros cirúrgicos, sendo três pediátricos, três gastro e três gerais, 85 consultórios e 45 salas de exames.

Acesse o site do HUJM.

Auditoria Interna

Essa unidade, vinculada ao Conselho Diretor da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso, tem por objetivo verificar os controles internos da Instituição quanto à sua adequação e eficácia, bem como observar seus procedimentos na identificação e prevenção de falhas e irregularidades, garantindo assim, a legalidade, a legitimidade e a economicidade do gasto público. Além disso, deve assessorar os gestores da UFMT no acompanhamento da execução dos programas de governo, visando comprovar o nível de execução das metas, o alcance dos objetivos e a adequação do gerenciamento.

Acesse o site da Auditoria Interna.

Procuradoria Geral Federal

É o órgão vinculado à Procuradoria Geral Federal/Advocacia Geral da União junto à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), cuja finalidade é prestar assessoramento por meio da emissão de análise e parecer quanto a processos administrativos, além de, encaminhamento e prestação de orientação jurídica em relação a processos contenciosos.

A Reitoria conta, ainda, com as Assessorias e as Pró-reitorias no auxílio, por delegação de atribuições, à execução de tarefas executivas.

Fique sempre informado com as principais notícias da UFMT.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78607-059

(66) 3402-0701

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Setor Industrial - Sinop - MT
CEP: 78557-267

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Contribua com o desenvolvimento do novo portal. Sua opinião é muito importante!