E foi com muita música num grande concerto que o Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá, recebeu o Coral Infantojuvenil, o Coral UFMT e a Orquestra Sinfônica para celebração do dia em que a Instituição completa 54 anos de fundação. No palco, a reitora da UFMT, professora Marluce Souza e Silva, acompanhada de sua equipe, fechou esse dia 10 de dezembro com homenagens a importantes agentes da cultura e história de Mato Grosso, e também confraternizando com a comunidade acadêmica a chegada do novo regente da OSUFMT, Oliver Yatsugafu.
Em sua fala, a reitora da UFMT, recordou brevemente sobre o histórico de criação do Ensino Superior no Brasil. “A criação de nossa Universidade, portanto, acontece quando já havia, por exemplo, a Faculdade de Ciências Econômicas, que foi criada no segundo governo de Fernando Corrêa da Costa e que foi incorporada ao Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá a partir de 1966. Importante lembrar, gente, que em 16 de dezembro de 1969, o governador na época, Pedro Pedrossian, através da lei Nº2.966, transformou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras em Faculdade de Educação”, contou a reitora que ressaltou a nova fase que a Instituição vive, saudando a chegada do novo regente e também todo o trabalho que o Coral UFMT vem realizando com efeitos em todo o Estado.
Presente na solenidade, a pró-reitora de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), Lisiane Pereira de Jesus, fez um retrospecto importante sobre o cenário das ações e a celebração dos 54 anos da Instituição. “Cuidamos com muito carinho de toda a parte artística e cultural da Universidade, da parte de extensão e do esporte. Desde novembro, tem projetos de extensão que estão ocorrendo nessa celebração. Nesta quinta, (12), nós temos a exposição “Memória Biocultural [narrativas e resistências em 50 anos do MACP/UFMT], do Museu de Arte e Cultura Popular (MACP), que está completando 50 anos”, destacou, citando que a programação começa às 19h e segue aberta até março.
“A curadoria, é assinada por Ruth Albernaz, que é uma artista plástica de Mato Grosso. Ainda na quinta (12) temos a Cantata de Natal da 3ª Idade, na Paróquia São Gonçalo do Porto, sob regência de Talles Matos. Será gratuito às 20h”, complementou falando ainda sobre o início dos Jogo Universitário, na sexta-feira (13), sob organização da Gerência de Projetos Esportivos e de Lazer (GPEL), e sábado (14), a 2ª Corrida UFMT e Uniselva em Movimento, com recorde de mil inscritos, sendo mais de 200 acadêmicos da UFMT participando, além de servidores e comunidade.
Noite de estreia, vozes e UniverCidade
A noite desta terça-feira (10) marcou ainda a chegada do novo maestro da Orquestra Sinfônica da UFMT, Oliver Yatsugafu , que é professor de violino na UFMT, desde 2013, falou sobre a importância desse concerto de recepção. “É um misto de sensações, estou muito contente, refletindo aqui sobre esse momento que é muito importante para a Universidade, comemoração dos 54 anos. E da minha parte me sinto muito honrado de ter sido nomeado pela nossa Reitora como Regente e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica, que tem uma história, quase tão grande quanto a própria Universidade”, destacou, complementando ainda sobre a relevância de compartilhar esse momento com os colegas da orquestra, com o coraI Infantojuvenil e Coral UFMT.
Sobre 2025, o maestro contou sobre os desafios. “ Temos uma equipe muito disposta na Procev e toda a Orquestra. A proposta de levar concertos para além dos muros da Universidade é um dos pedidos da nossa reitora, que possamos pensar formas, de estar mais conectado, de ir mais aos locais, junto à comunidade, não só em Cuiabá, para outros campi, em Sinop, Araguaia, e iremos perseguir”, finalizou.
A maestra e coordenadora do Núcleo Coral UFMT, que também abrilhantou a notie, conta sobre o ano de 2024 e o cenário da Universidade. “Esse ano o aniversário começou com os concertos do coral numa parceria inédita com orquestra Ciranda Mundo, nos dias 7 e 8. Hoje, dia 10, um concerto especial após a entrega de homenagens, pela reitoria com o coral Infantojuvenil, também um dos grupos que fazem parte do núcleo coral FMT. A Orquestra Sinfônica da UFMT, agora com a estreia da regência do professor Oliver. E no final, tivemos uma junção desses dois grupos que também fazia muito tempo que não acontecia”
“E o coral UFMT fez uma participação pra dar uma recheada aí, pra encorpar um pouco mais o coro. Já na sexta, o coral novamente entra, mas desta vez o coral da terceira idade para a Cantata de Natal. Eu acho que isso é uma festa, é uma demonstração da importância que é a universidade e a importância que são os equipamentos e as atividades que a pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência realiza, tanto no âmbito da cultura quanto no âmbito do esporte e na extensão universitária, também com certeza’, disse.
Reconhecimento público da cuiabanidade
Dentre os homenageados da noite estavam, Dona Eulália da Silva Soares (em memória), no ato representada por sua filha, Feliciana Soares de Oliveira e Lucas Henrique (neto)- O bolo de arroz Cuiabano tem nome, o nome dela, da mestra, da rainha, da maravilhosa dona Eulália, símbolo da força da mulher.
Carlos Alberto Alves Corrêa, conhecido como Carlinhos Corrêa, cuiabano de coração e defensor das tradições culturais de Cuiabá. Veja a íntegra da homenagem
Maria Auxiliadora de Amorim Batista, natural de Cuiabá e formada em Serviço Social pela UFMT, é uma referência em sua profissão e uma personalidade de destaque no cenário social e cultural da cidade.
Edem Gregório do Nascimento, um pescador. Esta placa homenageia Edem Gregório do Nascimento, conhecido como "Edinho", pescador e trabalhador de Santo Antônio de Leverger.
Veja a íntegra das homenagens no link.
Infâncias, educação e compromisso social
E elas fizeram bonita na noite, sobre o cuidadosa olhar do coordenador e regente do Coral Infantojuvenil, Adonys Aguiar, servidor do Núcleo Coral UFMT, que comenta, “Essa foi uma temporada um tanto quanto comprimida, porque tivemos o período de greve, então, começamos praticamente no segundo semestre. Tivemos grande adesão, e fizemos um encontro de coros também, que foi em outubro, e agora encerramos com um aniversário da UFMT, que é um momento muito especial em fazermos apresentação com a Orquestra, porque já tem mais de dez anos que isso não acontecia”, destacou.
Sobre a realidade do grupo, ele complementou. ‘São crianças de oito a dezesseis anos, algumas adolescentes, alguns meninos que a gente faz um trabalho especial em grupo, mais adolescentes, mas é um perfil de crianças bem variados. Temos um alcance de pessoas em situações de certa vulnerabilidade, e conseguimos juntar todo mundo no coro, fazer um trabalho com uma proposta artística com essa parte social que é muito importante dentro da perspectiva do projeto”, explicou.
Sobre 2025, o coordenador contou que há previsão de novas vagas. “Geralmente nós temos o período de renovação de inscrição para quem já era do Coral, e abrimos novas vagas geralmente completando por volta de 60 crianças. Então, é provável que tenhamos mais ou menos quinze a dezesseis vagas a mais”, contou, e orienta ainda: “Os interessados devem ficar atentos aos perfis do Coral UFMT na internet e redes sociais, Instagram. Sempre postamos por lá os períodos de inscrição, explicando A faixa etária do grupo é a partir dos oito anos, a inscrição é toda online, uma pré-inscrição online, e é a confirmação com participação no primeiro ensaio”, disse.
E quem confirma que as atividades culturais e artísticas fazem muito bem para todos, em especial aqui nossos pequeninos, é Thalyta da Costa, mãe da coralista do coral Infantojuvenil Laura Emanuelle, 14 anos, que pratica a atividade pelo segundo ano. “Ela faz solo no Coral, é o que ela ama fazer, cantar. Na verdade, ela já vem fazendo aulas de violão, e o coral só acrescentou mais na vida dela. Mora no CPA, e vejo que a aulas na UFMT ajudou muito no desenvolvimento dela”, ressaltou.
Acompanhe pelo Instagram da UFMT e o Canal de Notícias no WhatsApp.
Canal da TVU UFMT no Youtube
Leia mais
UFMT celebra 54 anos com programação para toda comunidade
Coral da terceira idade realiza Cantata de Natal