Dando sequência a programação de celebração dos 54 anos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nesta terça-feira (10), a Orquestra Sinfônica da UFMT (OSUFMT) e o Coral Infantojuvenil da Universidade, com a participação do Coral UFMT, realizam o tradicional Concerto de Aniversário da Instituição. O momento festivo marca também a chegada de Oliver Yatsugafu, frente à OSUFMT, e tem Adonys Aguiar e Dorit Kolling nas regências dos corais, respectivamente.
A bilheteria será 1kg de alimento não perecível, entregue na entrada do Teatro. Os alimentos arrecadados serão destinados à Associação Fome Não (AFON-MT). Não haverá troca antecipada.
O novo maestro da Orquestra, Oliver Yatsugafu, compartilhou um pouco sobre o repertório cuidadosamente selecionado para a ocasião. "Estamos próximos do Natal e temos a honra de ocupar o palco do Teatro Universitário no dia em que nossa UFMT completa 54 anos de vida. É momento de celebrarmos com alegria, fé e esperança esses anos de existência e resistência da nossa instituição.
“Nosso repertório foi pensado para nos conectar com a essência do Natal, da renovação e do encantamento. Começaremos com músicas que aquecem nossos corações e, na sequência, apresentaremos obras que celebram a vida e o renascimento, como a peça ‘A Primavera’, de Vivaldi, e o ‘Trenzinho do Caipira’, de Villa-Lobos”, disse o maestro, que traz ainda Villa Lobos e Strauss.
Já o Coral Infantojuvenil da UFMT abrirá a noite com peças encantadoras, incluindo "Banaha", uma composição tradicional da República Democrática do Congo, e "Primeira Estrela", de Pedro Ramos, além de músicas brasileiras como "Ostra", de Maria Luiza Jobim e Lucas Vasconcellos, e "Feliz, Alegre e Forte", de Marisa Monte, entre outras.
Adonys Aguiar, servidor do Núcleo Coral UFMT, coordenador e regente do Coral Infantojuvenil explica ainda da felicidade de realização do concerto visto que já tem mais de 10 anos que a Orquestra Sinfônica da UFMT e o Coral Infantojuvenil não fazem um trabalho juntos.
“Então vai ser um momento histórico para a UFMT esse retorno aos palcos desses dois grupos. As expectativas são de mais ou menos 35 coralistas do Coral Infantojuvenil mais a nossa equipe do Coral UFMT, que pode chegar a mais de 100 músicos. Então é um momento muito especial, que a gente está preparando com bastante carinho para a celebração dos 54 anos da UFMT”, destacou, citando ainda que o trabalho é auxiliado pelos bolsistas de extensão Milena Pimentel, Dilzemar Siqueira e Sarah Oliveira.
UFMT em festa
Música, comunidade e universidade
O novo maestro da Orquestra Sinfônica da UFMT, fala sobre o cenário cultural da UFMT. “Em primeiro lugar, agradeço imensamente a reitora Marluce Souza e Silva pela confiança depositada em mim. Estou muito contente e honrado em assumir a regência e a direção artística da Orquestra Sinfônica da UFMT. Estou ciente que é uma grande responsabilidade estar à frente desse equipamento cultural tão importante não só para a universidade mas para o estado de Mato Grosso”, explica Oliver, que é professor de violino na UFMT, desde 2013, tem diploma de Bacharel pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e os títulos de Mestre em Música e Doutor em Artes Musicais pela Universidade da Geórgia (EUA).
Oliver Yatsugafu que compõem o Programa de Extensão UFMT com a toda. conta ainda sobre a recepção na Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev). “Fui muito bem recebido e acolhido por lá, pela pró-reitora Lisiane Pereira e toda a equipe. Já tivemos algumas reuniões para pensarmos e elaborarmos juntos uma bela temporada musical para 2025. Conversamos também sobre estratégias e formas de fortalecer as parcerias dentro e fora da universidade, articulando a orquestra de forma conjunta e plena com o tripé ensino, pesquisa e extensão.
“Temos novos desafios pela frente e estou com disposição, entusiasmado em trabalhar, compartilhar experiências e aprender mais com os queridos colegas músicos da orquestra.
Quando entrei na UFMT como professor de violino do Departamento de Artes, em 2013, já tinha conhecimento da OSUFMT e logo me aproximei e me coloquei à disposição para colaborar. Assim, participei diversas vezes como instrumentista junto aos colegas da orquestra”
O maestro conta ainda que a experiência internacional tem muito a agregar. “Já fui spalla de várias orquestras e atuei como regente no Brasil e nos EUA e penso que minha experiência pode contribuir para a construção de uma orquestra ainda mais articulada com as práticas formativas desenvolvidas pela UFMT. Sempre considerei importante tocar em orquestra. É imprescindível para os instrumentistas ter experiência, manter e ampliar práticas performáticas com grupos musicais, seja em pequenos grupos de música de câmara, cameratas ou grandes orquestras sinfônicas”, disse, complementando que sua estreia como regente da orquestra coincide com o dia de aniversário da UFMT, sendo assim muito significativo e um privilégio.
Leia mais
UFMT celebra 54 anos com programação para toda comunidade
Serviço: Concerto em celebração aos 54 anos da UFMT- Orquestra Sinfônica da UFMT, Coral UFMT e Coral Infantojuvenil da UFMT
Quando:10 de dezembro
Onde: Teatro da UFMT
Horário: 19h
Ingresso social: 1kg de alimento não perecível