Celebrando os 54 anos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tem início neste fim de semana, sábado (07) e domingo (08) apresentações e espetáculos musicais para toda a população. No sábado haverá o encontro inédito da Orquestra CirandaMundo e Coral UFMT. No palco do Teatro Universitário, no Câmpus de Cuiabá, traz o projeto Cena Sinfônica. Com um repertório especialmente preparado para a ocasião, com direção artística e regência de Dorit Kolling (Coral UFMT) e Murilo Alves (Orquestra CirandaMundo).
Cena Sinfônica
Sobre os dias 07 e 08, a maestra Dorit Kolling, frente ao Coral desde 1989, conta que a vontade de firmar parcerias com a Orquestra CirandaMundo já é antiga. “Eu e Murilo estamos conversando há um bom tempo sobre essa ideia, de unir esses dois equipamentos culturais, essas duas pratas da casa aqui de Cuiabá. Esse concerto foi pensado com muito carinho, pro aniversário da nossa UFMT. E realmente espero que essa parceria com o Instituto Ciranda, seja a primeira de muitas”, diz.
Um encontro que enaltece não apenas a música de concerto, mas também as iniciativas voltadas à prática pedagógica educacional com foco na música. “É um encontro muito especial, porque são duas iniciativas que entregam um resultado artístico para a comunidade, mas principalmente que desenvolvem um trabalho educacional muito consistente”, avalia Murilo Alves, regente da Orquestra CirandaMundo.
O repertório inclui coros e aberturas de óperas consagradas, como a abertura da ópera Nabucco, do italiano Giuseppi Verdi, a peça instrumental Dança dos Comediantes, do checo Bedřich Smetana, a Pavane, do francês Gabriel Fauré e a obra Magnificat Anima Mea, do compositor inglês John Rutter. A apresentação terá como solistas a soprano Luísa Vogt, o tenor André Vilani, o baixo Talles Matos e a soprano Milena Pimentel.
Concerto em celebração aos 54 anos da UFMT
Coral Infantojuvenil da UFMT
Na noite do dia 10, a Orquestra Sinfônica da UFMT e o Coral Infantojuvenil da UFMT, com participação do Coral UFMT, realizam mais um lindo concerto festivo. O Coral abre a noite com “Banaha”, música da tradição oral da República Democrática do Congo; “Primeira Estrela”, de Pedro Ramos; Ostra, de Maria Luiza Jobim e Lucas Vasconcellos; “Iluminado”, de Djavan; “Pra Melhorar”, de Marisa Monte, Seu Jorge e Flor; e “Feliz, Alegre e Forte”, de Marisa Monte, Angelo Vitor Simplicio da Silva e Rachell Luz.
Estreias - Orquestra Sinfônica da UFMT
Na sequência, a Orquestra Sinfônica da UFMT, apresenta “A Primavera”, o mais famoso dos quatro concertos de “As Quatro Estações” de Antonio Vivaldi, com o solo de Oliver Yatsugafu; “O Danúbio Azul”, uma das mais famosas valsas vienenses compostas por Johann Strauss II; e “Bachianas Brasileiras n. 2 – O Trenzinho do Caipira”, de Heitor Villa-Lobos. Para fechar a noite, Coral e Orquestra se encontram no palco e interpretam “Cantate Domino”, de G. F. Handel, e Glória (Surgem Anjos).

Sobre o Coral UFMT
Fundado em 1980, o Coral da Universidade Federal de Mato Grosso - Coral UFMT, desenvolve um trabalho musical com estudantes de diversos cursos da universidade, professores, servidores e comunidade em geral. Realiza um repertório variado que abrange a música erudita, popular, folclórica, sacra e regional, além do repertório sinfônico. Concertos no Uruguai, no Paraguai, na Argentina e no Panamá constam em seu currículo, assim como diversas apresentações por Mato Grosso e pelo Brasil.
Coral Infantojuvenil da UFMT
O Coral Infantojuvenil da UFMT é um dos projetos de extensão do Núcleo Coral UFMT. Formado por crianças e adolescentes entre 08 e 16 anos, desde sua criação em 1999 tem participado dos mais variados eventos entre Cuiabá e Várzea Grande, além de produzir e realizar diversos espetáculos como “Brasileirinhos” (2004), “Planeta Sonho” (2007), “Dos Cantos do Brasil” (2014), “O Circo vem Aí” (2015), “Encantos do Brasil” (2017), três montagens do espetáculo “Afro-Luso-Tupiniquins” (2009-2010-2019) e o mais recente “Pra Melhorar”, apresentado em outubro de 2023 no Teatro da UFMT.
Além disso, participou, juntamente com o Coral UFMT, de duas montagens da cantata cênica “Carmina Burana” de Carl Orff (2007-2017), sendo uma delas com a participação do Coral Praticutucá. Atualmente, o coro conta com aproximadamente 50 coralistas. Com o objetivo de propiciar uma vivência em arte para a comunidade, o Coral realiza um repertório vasto e diverso, com canções que busquem o desenvolvimento criativo, humano e artístico-musical. A regência e coordenação estão a cargo de Adonys Aguiar, servidor do Núcleo Coral UFMT. O trabalho é auxiliado pelos bolsistas de extensão Milena Pimentel, Dilzemar Siqueira e Sarah Oliveira.
Adonys Aguiar, é Graduado em Licenciatura em Música da Universidade Federal de Mato Grosso e Especialista em Metodologia em Música, Adonys Aguiar iniciou seus estudos em música no Coral CEFET-MT, sob a regência de Liza Paro. No Coral UFMT, sob a regência de Dorit Kolling, fez parte das montagens da Cantata Profana "Carmina Burana" de Carl Off, da ópera "A Flauta Mágica" (2006) de W. A. Mozart e do espetáculo “MilTons – Uma Homenagem a Milton ‘Bituca’ Nascimento” (2022/ 2023). Participou de cursos, festivais e oficinas integrando classes de canto, técnica vocal e expressão cênica para cantores com aulas ministradas por Marconi Araújo (SP), Gisa Volkmann (RS) e Ângelo Fernandes (MG), Pablo Trindade (URU) e Reynaldo Puebla (ARG).
Sobre a Orquestra CirandaMundo
A Orquestra Sinfônica CirandaMundo é hoje um dos mais importantes grupos sinfônicos do estado de Mato Grosso. Ao longo de duas décadas, vem apresentando temporadas artísticas cada vez mais consistentes, demonstrando constante crescimento técnico e artístico. Ano após ano, a Orquestra Sinfônica CirandaMundo tem em sua programação, obras importantes da literatura universal, além de música brasileira para orquestra sinfônica. A Orquestra Sinfônica CirandaMundo é formada pelos estudantes de música mais experientes e também por professores do Instituto Ciranda - Música e Cidadania.Sobre a Orquestra Sinfônica da UFMT
Com 45 anos de existência, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso é fruto de um projeto visionário dos reitores Gabriel Novis Neves e Benedito Pedro Dorileo. A Orquestra teve sempre a atenção dos dirigentes que, à frente da UFMT, acreditavam na importância de um conjunto especial de música. Com seus concertos em praça pública, em que reuniu até 30 mil pessoas, vários mato-grossenses tiveram seus primeiros contatos com o universo da música de concerto. O cenário musical brasileiro passou em Mato Grosso, ao longo desses anos, acompanhado pela Orquestra Sinfônica em concertos no Teatro Universitário, Museu do Rio, Teatro do Liceu Cuiabano, Academia Mato-Grossense de Letras, Teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET), entre outros. Estiveram à frente da orquestra como regentes Konrad Wimmer, Marcelo Bussiki, Ricardo Rocha, Roberto Vitório, Silbene Perassolo, Fabrício Carvalho e agora, em seu concerto de estreia, Oliver Yatsugafu.
PROGRAMAÇÃO
Serviço: Cena Sinfônica, com Coral UFMT e Orquestra CirandaMundo
Quando: 07 e 08 de dezembro
Onde: Teatro da UFMT
Horário: 20h
Ingresso social: Esgotados
Serviço: Concerto em celebração aos 54 anos da UFMT- Orquestra Sinfônica da UFMT, Coral UFMT e Coral Infantojuvenil da UFMT
Quando:10 de dezembro
Onde: Teatro da UFMT
Horário: 19h
Ingresso social: 1kg de alimento não perecível- trocar no dia, a partir das 18h na bilheteria do Teatro UFMT
Serviço: Cantata de Natal do Coral da 3ª Idade da UFMT,
Quando:12 de dezembro
Onde: Paróquia São Gonçalo bairro Porto, Cuiabá-MT
Horário: Após a missa das 19h