Após três anos sem apresentações no formato presencial, o Coral da 3ª da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) volta ao palco do Teatro Universitário neste sábado (15), às 19h, com um espetáculo especialmente do grupo. Sob a regência do maestro Talles Matos, o espetáculo “Sodade”, irá relembrar músicas das décadas de 50 a 70. A entrada será 2kg de alimentos não perecíveis que serão doados para a Associação Fome Não (AFON), instituição parceira de Cuiabá.
A troca dos alimentos pelo ingresso poderá ser realizada nos dias 11 e 13, na sede do Coral UFMT, no Centro Cultural do Câmpus de Cuiabá, das 14h às 19h30. Já na bilheteria do Teatro da UFMT, a troca ocorrerá no dia 14, das 16h às 20h e no dia 15, das 9h às 12h e das 16h às 19h.
Sobre o espetáculo, o maestro conta que no elenco há mais de 40 integrantes, com idades entre 60 e 80 anos de idade, e que irão interpretar e alegrar a todos na noite deste sábado. “Sodade é uma expressão mineira que basicamente remete a uma saudade boa e feliz. É a ‘Sodade’ de estar no palco com as pessoas. É o que estamos sentindo nesses dias de retorno das atividades presenciais, em podermos comemorar a vida, refletindo tudo que foi ocasionado por esse período de pandemia, tirando lições boas”, diz
Para Talles Matos, a volta ao palco com plateia presencial é motivo de muita importância ao grupo, e “Sodade” está sendo preparado para marcar esse momento. “Para este concerto, apresentaremos canções de Ary Barroso, Mário Zan, Milton Nascimento, Dominguinhos e outros compositores especiais. A parte instrumental ficará por conta dos músicos Carolina Braga no teclado, Ricardo Porto no violão, Wando Martiniano no baixo elétrico e Adonys Aguiar na percussão”, conta.
Bilheteria solidária
Na abertura da temporada, em julho deste ano, o Coral arrecadou cerca de duas toneladas de alimentos que foram destinados a mais de 100 famílias assistidas pela Afon. A maestra do Coral UFMT e diretora artística do Núcleo, Dorit Kolling, conta que novamente a solidariedade se faz presente nas ações na UFMT.
“Essa parceria com a Afon este ano é de grande valia e necessidade, visto que alguns membros da Associação fazem parte do Coral, são amigos e parceiros. É uma rede de cooperação em prol da cultura e de boas ações. É gratificante perceber que o Coral leva arte ao público cuiabano, com muito esmero, beleza e ao mesmo tempo traz um tratamento com os idosos, e contribui com essa entidade, que leva comida a quem não tem o que comer”, explica.
A maestra conta também que esse é o grande concerto do ano desse coral da 3ª idade. “Após essa apresentação, seguimos com apresentações dentro da UFMT, e há a programação que envolve repertório de natal que já estaremos preparando. O concerto para muitos é fechamento de etapa, para nós é início de uma nova”, ressalta.
Mesmo durante o período pandêmico, o grupo manteve suas atividades em formato remoto e produziu um vídeo com a música “Alguém na Multidão”, sucesso cantado pelo grupo Golden Boys na década de 60 que estará na apresentação do dia 15.
O Coral da 3ª Idade da UFMT é um projeto de extensão voltado à pessoa idosa e está atuante desde 1999. Mais informações podem ser obtidas pelo contato (65) 3615-8307
Serviço
Coral da 3ª Idade da UFMT apresenta o espetáculo “Sodade”
Dia 15 de outubro, sábado, 19h
Teatro da UFMT
Entrada: 2 kg de alimento não perecível
Solicitamos ao público o uso de máscara
Leia mais:
Coral da UFMT realiza encontro de coros
Coral da UFMT volta aos palcos com ação solidária
Coral volta ao palco e arrecada 2 toneladas de alimentos
Coral UFMT participa de projeto internacional