O Coral Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participou do projeto Acalanto, promovido pela Associação Trago e o Grupo Maria Quê, de Portugal. A ação, que teve início em junho de 2020, objetivou a pesquisa e produção de um concerto com temas de canções de ninar tradicionais do mundo, que foi estreado no último dia 08 de abril, na cidade de Braga, Portugal.
A servidora e coralista do Coral UFMT, Ana Lia Rodrigues, conta que essa ação aconteceu de forma remota, e que o projeto se deu em três fases, sendo elas, a coleta das mais diversas cantigas do mundo, a criação de arranjos e a concepção do concerto.
“A contribuição do Coral UFMT foi na coleta e envio do material disponível do cancioneiro popular. Recebemos participações e contribuições dos próprios coralistas da UFMT, inclusive de terceiros. Ficamos felizes pois obtivemos até mesmo uma canção indígena Bakairi”, explica a servidora.
A maestra do Coral UFMT, Dorit Kolling, comenta que ações de intercâmbio como essa são extremamente importantes, pois contribui para experiências dos participantes, e posiciona a Instituição no cenário internacional.
“Além da participação na coleta das músicas para composição do concerto, os membros do Coral UFMT colaboraram com o envio de imagens e vídeos do universo infantil brasileiro que foram utilizados na construção do documentário exibido no evento em Portugal”, complementa a maestra.
Novos integrantes
Acompanhando o retorno das atividades presenciais da UFMT, o Coral da Instituição está com as inscrições abertas para novos coralistas ingressarem na temporada de 2022. Os interessados poderão realizar a inscrição até 22 de abril, pelo formulário virtual.