PORAndré Faust

DATA29 de Julho de 2022

Coral volta ao palco e arrecada 2 toneladas de alimentos

Espetáculo “Redescobrir” destinou ingresso solidário para a Afon

Como se fora brincadeira de roda, o grupo Coral UFMT e o Coral da 3ª idade da UFMT retornaram – depois de dois anos afastados por causa da pandemia – ao palco do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para o estpetáculo “Redescobrir”. Durante duas noites, os coralistas puderam se reconectar com o público e, assim, arrecadaram mais de duas toneladas de alimentos, destinadas à 150 famílias da Associação Fome Não (Afon).

“O nome do concerto, “Redescobrir”, nasceu do pós-pandemia, do novo olhar para cantar a vida, da vontade por redescobrir os olhares entre o coral e o nosso público”, explica a maestra do Coral UFMT e diretora artística do Núcleo, Dorit Kolling.

O ingresso solidário é uma tradição do núcleo em quase todas as apresentações. Desta vez, a opção pela doação para a Afon também decorre da pandemia, momento em que, de acordo com Kolling, a organização se destacou nos esforços para apoiar pessoas que perderam renda, emprego, familiares e se encontravam em alarmante vulnerabilidade social. “Uma das coisas que deixou a todos muito contentes é que com as doações a Afon montou mais de 150 cestas básicas e, depois, eles comentaram que era exatamente esse o número de famílias que atendiam todo o mês, então teve realmente um impacto positivo”, destacou.

Aparte das doações, o retorno ao palcos e mesmo aos ensaios também teve desempenhou um papel social importante, afirmou a maestrina. “Tivemos a oportunidade de redesocbrir como era estar juntos, fazer música juntos, o afeto que esse contato pessoal transmite, e isso foi com certeza muito importante para nossos coralistas, que tiveram um crescimento muito grante tanto artísticamente quanto pessoalmente”, disse.

De acordo com a maestrina, o Coral da 3ª, regido pelo maestro Talles Matos, representa para muitos dos participantes o momento de sair de casa, socializar e criar novas amizades. “Apesar de tudo, o Coral possibilitou uma reinserção na comunidade, permitindo que nossos coralista se vissem novamente como membros ativos na sociedade, então eles vieram firmes, cantaram, e tiveram um resultado muito positivo”, acrescentou.

A programação das noites trouxe canções de Ivan Lins, Lulu Santons, Milton Nascimento, Anavitória Dominguinhos, Anastácia e outros compositores, tendo como momentos mais marcantes as músicas “A Cura”, de Lulu Santos, e “Redescobrir”, de Gonzaguinha. “Foram momentos muito bonitos, em que pudemos sentir muito a energia dos cantores, do público, a troca de energia, e isso fez com que saíssimo do palco com a sensação de dever cumprido, felizes por estar de volta e poder levar música e emoção para a plateia; até porque ver e ouvir a receptividade do público também nos da força para continuar”, concluiu.

Os espetáculos aconteceram nos dias 23 e 24 de julho e abrem a temporada cultural de 2022. Também participaram da apresentação Carolina Braga, no teclado, Ricardo Porto, no Violão, e Tarcísio Sobreira, na bateria e percussão.

TAGS:

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-8000

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças