Linhas de pesquisa
DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL, AMBIENTE E TRABALHO
Descrição:
A linha concentra pesquisas sobre os aspectos histórico-sociais, socioculturais e ambientais do processo saúde-adoecimento-cuidado, considerando a experiência dos sujeitos e movimentos sociais, as desigualdades étnico-raciais e de gênero, os processos produtivos e suas implicações no processo de trabalho, os modos de subjetivação e produção social da saúde e do adoecimento, bem como as formas de enfrentamento, insurgências e resistências às iniquidades sociais e seus efeitos sobre a saúde. Envolve estudos qualitativos, quantitativos e mistos em contextos diversificados, com foco em populações vulnerabilizadas.
ESTUDOS DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA NAS POPULAÇÕES
Descrição:
A linha está ancorada na Epidemiologia e desenvolve pesquisas sobre a distribuição e os fatores determinantes dos eventos relacionados à Saúde Coletiva. Essa Linha de Pesquisa tem como eixos temáticos: 1. Estudos de morbimortalidade e fatores de risco; 2. Doenças transmissíveis; 3. Doenças e agravos não transmissíveis; 4. Saúde e ambiente; 5. Epidemiologia e vigilância em saúde indígena; 7. Alimentação, nutrição e promoção da saúde; 8. Tecnologia e inovação em saúde.
POLÍTICA E GESTÃO EM SAÚDE
Descrição:
A linha situa-se no vínculo orgânico da área de Política, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde com a constituição do campo de Saúde Coletiva e a proposta da Reforma Sanitária Brasileira. No âmbito das políticas públicas de saúde, trata da compreensão e análise da ação estatal em resposta às necessidades sociais de saúde. Seu estudo de sistemas, redes e serviços de saúde articula-se em modos de gestão e organização dos processos de trabalho produtores das práticas sociais de saúde.