AUTOAVALIAÇÃO DO PPGIP/ICBS/CUA/UFMT BIÊNIO 2019-2020
AUTOAVALIAÇÃO - Quadriênio 2017-2020
A) VISÃO
Ser um programa de pós-graduação stricto sensu de referência nacional e internacional
em imunologia e parasitologia, levando em consideração nossas particularidades locais.
B) MISSÃO
Formar mestres com sólida base teórica, capacidade crítica e inovadora, comprometidos
com o desenvolvimento científico e acadêmico, atendendo as demandas da imunologia e
parasitologia enquanto elemento agregador de valor para a sociedade.
C) ANÁLISE SWOT
STRENGHTS
• Perfil de egresso com boa ocupação no mercado de trabalho
• Captação de alunos qualificados;
• Ótimo tempo de titulação;
• Multidisciplinaridade na formação do corpo docente;
• Docentes com grande contribuição efetiva para o programa.
• Inserção internacional
• Projetos de pesquisa multidisciplinares;
• Boa captação de jovens doutores no programa;
WEAKNESSES
• Dificuldade de aporte financeiro para a pesquisa;
• Número reduzido de docentes frente a grande demanda nas diversas atividades
dentro da universidade;
• Logística;
• Melhorar as publicações em estratos A1 e A2;
• Redução das bolsas de pesquisa para alunos;
OPORTUNITIES
• Diversidade dos temas estudados;
• Presença geográfica de pelo menos três biomas diferentes;
• Região de doenças negligenciadas;
• Boa infraestrutura instalada
• Necessidade de criação de projetos com cunho social
TREATS
• Redução no número de bolsa
• Dificuldade na implementação do programa de doutoramento
• Dificuldade em recrutarmos novos docentes que atendam a necessidade do programa
• Concorrência aos editais com universidades/programas mais qualificadas
D) DESAFIOS
• Estabelecimentos de Parcerias Público-Privadas.
• Implementação para o desenvolvimento de pesquisas que possam gerar patentes.
• Política interna de apoio financeiro à publicação em revistas de ponta.
• Implementação de núcleo Local da Agência de fomento Estadual (FAPEMAT)
• Política de apoio aos jovens pesquisadores, especialmente os egressos do
programa.
• Incremento para programas de concessão de bolsas para intercambio de alunos
com instituições estrangeiras
II - OBJETIVOS
Os objetivos gerais do PPGIP são:
1. Formar recursos humanos qualificados, com visão crítica, independência intelectual e capacitados para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa nas áreas de Imunologia e Parasitologia e em suas subáreas de aplicação;
2. Ampliar e aprofundar conhecimentos acadêmicos, científicos e tecnológicos na área de Imunologia e Parasitologia, considerando-se suas linhas de pesquisa;
3. Gerar conhecimentos e estratégias de ação que contribuam com o desenvolvimento de políticas públicas e de inserção social nas áreas de saúde e ensino de ciências nos municípios da região onde o programa está inserido;
4. Considerando a diversidade biológica dos ecótones cerrado, amazônia e pantanal, incentivar projetos de pesquisa que priorizem a bioprospecção, bem como o desenvolvimento de bioprocessos e bioprodutos oriundos da nossa região;
5. Fortalecer a internacionalização por meio de cooperações, principalmente com parceiros da América Latina, para aumentar o fluxo de conhecimento no continente. Com base nos objetivos gerais apresentados, o Programa propõe os seguintes objetivos
específicos:
- Desenvolver nos alunos as habilidades necessárias para a atuação como docente e pesquisador para atuar no ensino superior público e privado;
- Incitar nos alunos o espírito crítico e analítico, visando o desenvolvimento de novas ideias e projetos de pesquisa e extensão dentro das áreas de Imunologia e Parasitologia Básicas e Aplicadas;
- Aprimorar a capacidade intelectual dos alunos, favorecendo publicações científicas de qualidade por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa dos alunos de mestrado do programa;
- Formação de profissionais na área de Imunologia e Parasitologia, facilitando a fixação desses profissionais para atuarem na região, bem como fortalecendo a formação continuada dos profissionais já atuantes no mercado de trabalho local.
- Preparar os alunos para a continuidade da formação acadêmica, em PPGs que ofereçam doutoramento, favorecendo parcerias entre o PPGIP e outras instituições.
- Desenvolver as habilidades necessárias para a proposição e realização de projetos de pesquisa multi e interdisciplinares, assim como propostas de inovação, de acordo com as premissas estabelecidas pela área CB-III da CAPES e demanda de mercado.
- Favorecer o estabelecimento de redes de cooperação, vislumbrando inclusive o credenciamento de colaboradores estrangeiros junto ao programa, favorecendo o intercâmbio entre alunos e docentes.
III - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2017-2020 - STATUS
Meta 1: Avaliar e readequar a estrutura (áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos e estrutura curricular) do PPGIP baseado na visão, missão e objetivos do programa. CONCLUÍDO
Meta 2: Implementar de forma efetiva a autoavaliação. CONCLUÍDO
Meta 3: Melhorar as instalações físicas do curso para condução de atividades. CONCLUÍDO
Meta 4: Consolidar o corpo docente do programa em relação a compatibilidade proposta do PPGIP. CONCLUÍDO
Meta 5: Implementar a oferta de Doutorado no início do próximo quadriênio - EM ANDAMENTO
Meta 6: Melhorar e qualificar a produção docente, com esforços efetivos, para estratos A1-A2 do Qualis/Capes - EM ANDAMENTO
Meta 7: Alinhar as principais produções intelectuais do corpo docente com as linhas do programa. CONCLUÍDO
Meta 8: Aumentar o envolvimento de alunos e egressos nas publicações do programa. PARCIALMENTE IMPLANTADO, EM FASE DE ACOMPANHAMENTO.
Meta 9: Avaliar o destino dos egressos. PARCIALMENTE IMPLANTADO, EM FASE DE ACOMPANHAMENTO.
Meta 10: Políticas de inclusão. PARCIALMENTE IMPLANTADO, EM FASE DE ACOMPANHAMENTO.