Estrutura Curricular
Sistema de crédito e carga horária do Curso de Doutorado
Componentes curriculares | Créditos | Horas atividades |
Disciplinas Obrigatória – Área de concentração | 16 | 240 h/a |
Disciplinas Obrigatórias – Linhas de pesquisa | 12 | 180 h/a |
Disciplinas eletivas | 12 | 180/h/a |
Seminários de pesquisa | 16 | 240 h/a |
Atividades Programadas | 12 | 180 h/a |
Estágio Docência | 08 | 120 h/a |
Qualificação e defesa da Tese | 76 | 1.140 h/a |
Total | 152 | 2. 280 h/a |
Cada crédito corresponde a 15 horas de aula teórica ou 30 horas de aula prática ou trabalho equivalente.
O curso de doutorado pode ser ministrado em forma modular, concentrado em determinados períodos do ano, inclusive férias e recessos escolares, ou distribuídos ao longo dos períodos letivos regulares.
A duração mínima e máxima do Curso será, respectivamente, de 24 meses e 48 meses, incluindo o tempo de preparação e de apresentação da tese.
Matriz curricular do Doutorado em Educação em Ciências e Matemática
Obrigatoriedade | Disciplina / Atividade | Créditos | Carga Horária | |
I | Geral | Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática | 08 | 120 |
Bases Epistemológicas para o Ensino de Ciências e Matemática | 08 | 120 | ||
Geral | Orientação | -- | -- | |
II | Por Linha de Pesquisa | Linha 1: Formação de Professores: Tendências e Abordagens | 06 | 90 |
Linha 2: Fundamentos, tendências pedagógicas e metodológicas para o ensino de Ciências e Matemática. | 06 | 90 | ||
Geral | Orientação | - | -- | |
III | Por Linha de Pesquisa | Linha 1: Pesquisa em Formação de Professores em Ciências e Matemática. | 06 | 90 |
Linha 2: Tendências e Abordagens de pesquisas em ensino de Ciências e Matemática | 06 | 90 | ||
Seminário de Pesquisa I | 08 | 120 | ||
Disciplina Eletiva | 06 | 90 | ||
Geral | Orientação | -- | -- | |
IV | Por Linha de Pesquisa | Seminário de Pesquisa II | 08 | 120 |
Disciplina Eletiva | 06 | 90 | ||
Geral | Atividades Programadas | 12 | 180 | |
Estágio docência | 08 | 120 | ||
Qualificação (até o VI semestre do curso, no máximo) | 38 | 570 | ||
Orientação | -- | -- | ||
V a VIII | Geral | Orientação | -- | -- |
| Defesa | 38 | 570 |