Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas
**PÁGINA EM EDIÇÃO**
Esta linha visa estudar os processos de formação em todos os níveis e formas, privilegiando tanto pesquisas que se referem à formação docente inicial e continuada, estruturas curriculares e organizativas, processos avaliativos, práticas do cotidiano da escolarização; currículos, procedimentos e técnicas didático-pedagógicas. Desenvolvem-se também, estudos que focam a educação a distância, inclusão digital, aprendizagem em rede, com destaque nos processos de comunicação, interação e mediação.
Grupo: Formação de Professores e Currículo
Docentes que compõem esse Grupo:
Profa. Dra. Filomena Maria de Arruda Monteiro [Currículo Lattes]
Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Temática de Pesquisa: Formação inicial e continuada de professores / Desenvolvimento Profissional de Professores / Aprendizagem da Docência / Narrativas de Formação de Professores.
Profa. Dra. Geniana dos Santos [Currículo Lattes]
Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Temática de Pesquisa: Políticas e Reformas curriculares / Políticas de avaliação / Perspectiva discursiva de Currículo e Teoria do Discurso / Formação de Leitores / Práticas de Linguagem / Práticas de Leitura / Modos de Ler / Políticas de Leitura.
Profa. Dra. Ozerina Victor de Oliveira [Currículo Lattes]
Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Temática de Pesquisa: História do Currículo Escolar / Política de Currículo como Política Cultural / Reformas Contemporâneas de Currículo e Formação de Professores.
Grupo: Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Docentes que compõem esse Grupo:
Prof. Dr. Alexandre Martins dos Anjos [Currículo Lattes]
Doutor em Ciências na área de Engenharia da Computação pela Universidade de São Paulo (USP). Temática de Pesquisa: Tecnologias educacionais/ Design instrucional / Educação a distância / Ambiente de realidade virtual e ampliada em contextos educacionais / Avaliação de habilidades motoras e aquisição de conhecimento em ambientes 3D / Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) / Massive Open Online Course (MOOC) / Repositórios de recursos educacionais abertos (REA).
Profa. Dra. Ana Lara Casagrande [Currículo Lattes]
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Rio Claro). Temáticas de pesquisa: Ensino Médio/ Gestão escolar/ Administração educacional.
Profa. Dra. Cristiane Koehler [Currículo Lattes]
Doutora e Pós-Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGIE/UFRGS). Temática de pesquisa: Tecnologia Educacional, Educação em Rede, Educação Online e Educação a Distância, Formação de Professores para a Cultura Digital e Análise de Redes Sociais na Educação.
Prof. Dr. Cristiano Maciel [Currículo Lattes]
Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Temáticas da pesquisa: Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação/ Educação a Distância/ Ambientes Virtuais de Aprendizagem/ Objetos Educacionais e de Aprendizagem/ Avaliação Educacional Mediada por Tecnologias.
Prof. Dr. Danilo Garcia da Silva [Currículo Lattes]
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Temáticas da Pesquisa: Ambientes Virtuais de Aprendizagem/ Formação de Equipe Técnico-Pedagógica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem/ Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação/ TDIC na Educação/ Tecnologias Educacionais e Educação a Distância/On-Line.
Profa. Dra. Kátia Morosov Alonso [Currículo Lattes]
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Temática de Pesquisa: Educação / Cidadania / Tecnologias / Educação no espaço virtual / Democracia e Educação a Distância / Mídia e Educação / Comunicação e Educação.
Profa. Dra. Terezinha Martins Fernandes de Souza [Currículo Lattes]
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Temática de Pesquisa: Educação / Comunicação e linguagens/ Cibercultura/ Letramentos digitais/ Educação a distância/ Educação Online.
Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente: Ensino Infantil, Fundamental e Superior
Ano de Formação: 2004
Líder do Grupo: Dra. Filomena Maria de Arruda Monteiro
Telefone: (65) 3615-8445
Diretório CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2411357526291327
Docente do PPGE participante deste grupo de pesquisa: Filomena Maria de Arruda Monteiro
Políticas Contemporâneas de Currículo e Formação Docente
Ano de Formação: 2009
Líder do Grupo: Dra. Ozerina Victor de Oliveira
Telefone: (65) 99985-0167
Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6766719827143647
Docentes do PPGE participantes deste grupo de pesquisa: Ozerina Victor de Oliveira e Geniana dos Santos
Grupo de Pesquisa Curriculares e Discurso - GPCeD
Ano de Formação: 2021
Líder do Grupo: Dra. Geniana dos Santos
Diretório CNPq: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3237201570054445
Docente do PPGE participante deste grupo de pesquisa: Geniana dos Santos
Laboratório de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - LêTece
Ano de Formação: 2005
Líder do Grupo: Dra. Kátia Morosov Alonso e Dr. Cristiano Maciel
Home Page: https://www.ufmt.br/unidade/letece
Diretório CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9580115194719226
Docentes do PPGE participantes deste grupo de pesquisa: Kátia Morosov Alonso, Cristiano Maciel, Alexandre Martins dos Anjos, Ana Lara Casagrande, Cristiane Koelher, Danilo Garcia da Silva e Terezinha Fernandes Martins de Souza
Laboratório de Pesquisa em Análise de Redes Sociais na Educação - LAPARSE
Ano de Formação: 2021
Líder do Grupo: Dra. Cristiane Koehler
Telefone: (55) 98187-5394
Diretório CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6751931317156564
Docentes do PPGE participantes deste grupo de pesquisa: Cristiane Koehler e Cristiano Maciel