Infraestrutura
Instalações da sede do curso e do(s) polos de apoio(s) presencial(is):
a) Sede do curso: Sala de trabalho, localizada em prédio dentro da UFMT, Campus Cuiabá, contendo mobiliário para instalação do coordenador do curso e de secretário, além de mesa de trabalho coletivo e armário para armazenamento de documentação. Possui equipamento de informática, como computador com acesso à internet, impressora, telefone. Está equipado com materiais de expediente e de escritório, assim como possui acesso aos serviços de reprografia e digitalização, além de consulta a material bibliográfico. Como está situado dentro do campus universitário, pode recorrer aos departamentos, setores e instalações da universidade sempre que necessário.
b) Polos presenciais nos seguintes municípios:
- Aripuanã;
- Canarana;
- Cuiabá;
- Comodoro;
- Lucas do Rio Verde
- Ribeirão Cascalheira;
- Campo Verde
- Porto Esperidião;
- Vila Rica.
Equipamentos instalações da sede do curso e dos polos de apoio presencial
a) Sede do curso: Possui equipamento de informática, como computador com acesso à internet, impressora, telefone e fax. b) Polos presenciais: Os polos de apoio presenciais estão equipados com equipamento de informática, como computador com acesso à internet, impressora, telefone; além de salas e mobiliários apropriados para o exercício da atividade docente, sala para orientação e ou reunião e sala destinada à coordenação/secretaria.
Material Bibliográfico: (material disponível na sede e nos polos)
a) Sede do curso: Sendo a sede do curso a UFMT - Campus Cuiabá, estará disponível para consulta ao corpo docente, corpo de tutores, corpo administrativo e discentes do curso de especialização Mídias Digitais para a Educação todos os volumes e acesso aos bancos de dados digitais da Biblioteca Central, assim como das bibliotecas setoriais da Educação e da Comunicação.
b) Polos presenciais: Os polos de apoio presenciais receberão a reprodução do material bibliográfico necessário ao curso de especialização Mídias Digitais para a Educação às
disciplinas e módulos ofertados, além de materiais de apoio selecionados. Os polos presenciais já possuem, em sua infra-estrutura, biblioteca à disposição dos alunos.
Material Didático textual e multimídia
Cada disciplina que constitui o curso de Especialização é composta por um fascículo e um Guia de Estudos que foram concebidos de forma inédita pelos professores conteudistas pesquisadores/autores e postados na plataforma no início de cada disciplina, bem como a indicação de referências online como apoio para a realização das atividades que constam nos Guias de Estudo. Assim, os alunos matriculados no Curso de Especialização em Mídias Digitais para a Educação cumprirão as atividades previstas por meio dos materiais e ambiente digital disponibilizado, servindo-se do apoio dos tutores. As disciplinas elencadas para este curso de especialização conduzem os alunos na apreensão de informações e conhecimentos referentes à utilização dos recursos digitais disponibilizados pela internet, assim como em seu manuseio ágil e aplicação em sala de aula.
Ambiente Virtual de Aprendizagem:
A plataforma virtual de aprendizagem a ser disponibilizada oferecerá informações completas aos alunos, garantindo o completo acesso a todos os materiais e métodos necessários ao aprendizado e fácil assimilação dos conteúdos ministrados. Dentre as informações a serem disponibilizadas na plataforma virtual de aprendizagem estão:
a) Projeto Pedagógico do Curso (PPC);
b) Texto introdutório sobre Educação a Distância;
c) Guia de estudos, contemplando:
- objetivos gerais e específicos da disciplina;
- unidades ou núcleos temáticos;
- informações e explicação sobre o material
didático disponibilizado;
- sistema de acompanhamento e comunicação com tutores,
professores e corpo administrativo do curso;
- sistema de avaliação;
- calendário das atividades.
d) Fascículo da disciplina;
e) Coletânea de textos de diferentes autores;
f) Textos para a leitura complementar dos temas previstos;
g) Proposição das atividades participativas: fórum de discussão, trabalhos
colaborativos, glossário, enquete, exercícios, avaliação da disciplina,
produção de áudios e vídeos, pesquisa de opinião, questionário, entre outras
atividades possibilitadas pelo AVA do curso;
h) Material de avaliação e autoavaliação;
i) Bibliográfica básica e complementar.