Apresentação
Internato (Estágio curricular)
No curso de Medicina da UFMT/CUS o estágio é do tipo obrigatório, em regime de Internato, conforme previsto em seu Projeto Pedagógico (PPC), e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
Entende-se por Internato o último ciclo do curso de graduação em Medicina, livre de componentes curriculares, durante o qual o estudante deve receber treinamento intensivo, contínuo, sob supervisão docente e/ou de preceptor, em instituição de saúde, vinculada, ou não, à escola médica. Para iniciar o Internato o aluno deverá, obrigatoriamente, ter cursado e sido aprovado em todos os componentes curriculares até o final do 8º semestre.
O internato do curso de Medicina é dividido em 9 cadeiras, a saber: Pediatria (480 h), Ginecologia e Obstetrícia (480 h), Medicina da Família e comunidade I (480 h), Medicina da Família e Comunidade II e Saúde Coletiva (320 h), Urgência e Emergência (480 h), Clínica Cirúrgica (480 h), Clínica Médica (480 h), Saúde Mental (160 h) e Internato Eletivo (160 h), portanto, somando 3520 h divididas em frações com diferentes campos de atuação.
O Internato será coordenado pela Comissão de Internato do Curso de Medicina, assim constituída:
I. Coordenador geral;
II. Docentes de cada área do Internato;
III. Interno com matricula regular.
Os coordenadores de cada área de internato são indicados pelo Colegiado, dentre os docentes do curso, considerando a compatibilidade entre a formação do docente e o eixo de formação da área do internato.
Coordenador Geral do Internato:
Prof. Alexandra Secreti Prevedello - alexandraprevedello@gmail.com