Curso de Geografia Licenciatura/ICHS/CUA/UFMT - Araguaia

Grupos e Núcleos de Pesquisa

NOME GRUPO: Núcleo de Estudos em Currículo, Culturas e Subjetividades (NECSus)

LINHA(S) DE PESQUISA: Estudos Curriculares

APRESENTAÇÃO DO GRUPO (RESUMO): O núcleo se constitui no envolvimento de pesquisas no campo do currículo, com especial atenção a temas importantes à reflexão sobre a Educação Básica, tais como o conhecimento, a cultura e as subjetividades, que pautam demandas sociais e marcam a produção de sentidos nas políticas de currículo em distintos contextos. Estão incluídas as discussões sobre formação docente, cotidiano e diferença, em diálogo com teorizações críticas e pós-estruturais.

OBJETIVOS: Fomentar e desenvolver pesquisas, em diferentes níveis de formação, em currículo; investigar as políticas de currículo, em termos de perspectivas e orientações que constituem para a Educação Básica; compreender processos de identificação nas políticas de currículo; refletir sobre as disputas políticas tramadas em torno das concepções de currículo, conhecimento, formação, culturas e subjetividades; analisar articulações políticas envolvidas na elaboração de políticas de currículo nacionais e locais.

Líder: Hugo Heleno Camilo Costa

______________________________


NOME GRUPO: Grupo de Pesquisa em Elaboração e Ensino de Material Didático em Geografia e Cartografia Escolar

LINHA(S) DE PESQUISA: Ensino de Geografia; Cartografia Escolar; Desenvolvimento de Material Didático.

APRESENTAÇÃO DO GRUPO (RESUMO): O Grupo de Pesquisa em Ensino e Elaboração de Material Didático em Geografia e Cartografia Escolar tem como foco a realização de atividades de pesquisa, extensão e divulgação de metodologias aplicadas nas áreas de ensino, bem como na elaboração de materiais didático como subsídio à professores da área. Nesse sentido, o grupo de pesquisa intenta realizar leituras e reflexões teóricas, assim como o desenvolvimento e aperfeiçoamento de metodologias de aplicação nas áreas do desenvolvimento de materiais didáticos e do uso da cartografia escolar por professores da área de Geografia

OBJETIVOS: - Realizar discussões sobre teorias e metodologias de ensino em Geografia e Cartografia Escolar; - Estabelecer parcerias com instituições de ensino para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, extensão e divulgação acadêmica dentro do âmbito do ensino de Geografia; - Desenvolver e aperfeiçoar metodologias de ensino que utilizem a linguagem cartográfica e os materiais didáticos para a promoção do processo de ensino-aprendizado no espaço escolar; - Promover o intercâmbio entre pesquisadores da área do ensino de geografia, desenvolvimento de materiais didáticos e da cartografia escolar.

Líder: Bruno Zucherato

_______________________________

NOME GRUPO: Geotecnologias e análise ambiental


LINHA(S) DE PESQUISA: - Sensoriamento Remoto em projetos ambientais; - Geoprocessamento aplicado a análise espacial.

APRESENTAÇÃO DO GRUPO (RESUMO): O grupo de pesquisa objetiva desenvolver estudos sobre Geotecnologias e a análise ambiental. Os projetos vinculados ao grupo de pesquisa são multidisciplinares, integrando alunos e colaboradores de diferentes áreas do conhecimento, como: Geografia; Engenharia Ambiental; Engenharia Florestal entre outros. Os temas de pesquisas incluem cenários de estudos de ambientes urbanos e rurais, ambientes aquáticos, sistemas agrícolas e da vegetação natural, baseados em dados de sensoriamento remoto.

OBJETIVOS: O objetivo principal deste grupo de pesquisa consiste em desenvolver estudos de ordem teórico-metodológica e aplicação de geotecnologias na solução de problemas de gestão do território em escala local e regional. Além disso, se busca parcerias com pesquisadores e instituições nacionais e internacionais.

Líder: Carline Biasoli Trentin

______________________________

NOME GRUPO: Território, Ações Coletivas e Ambiente

LINHA(S) DE PESQUISA: Territórios Sociais, Cartografias, Conflitos e Resistências; Ecologia Política e Social e as Alternativas ao Desenvolvimentismo; Comunicação, Ciência e Ambiente.

APRESENTAÇÃO DO GRUPO (RESUMO): O grupo de pesquisa já desenvolve pesquisas na grande área de Ciências Humanas e Sociais e busca
sistematizar a produção de conhecimentos referentes aos grupos sociais que protagonizam diferentes formas de resistência territorial com o foco analítico na decolonialidade do poder, do saber e do ser. Entre os resultados esperados, busca-se construir uma perspectiva conjuntural e processual das lutas pela terra e pelo território que direcionam alternativas ao desenvolvimentismo das últimas décadas.

OBJETIVOS: Como objetivo, busca fomentar a articulação de redes e organizações sociais, além de elaborações teórico-metodológicas que almejam contribuir na transformação social e justiça territorial dos povos e grupos em condição histórica de subalternização.

Líder: Magno Silvestri



Fique sempre informado com as principais notícias da UFMT.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0701

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Contribua com o desenvolvimento do novo portal. Sua opinião é muito importante!