Projetos de Pesquisa
Título: A Decolonialidade do poder, do saber e do ser e as r-existências
territoriais: teorias, processos, conflitos e cartografias
Coordenador(a): Magno
Silvestri (Geografia)
Bolsistas: Rayani
Vieira Camargo (estudante-Geografia)
Resumo: O projeto
de pesquisa tem como tema a decolonialidade do poder, do saber e do ser a
partir de processos sociopolíticos que constituem r-existências territoriais
dos grupos/povos/etnias/classes em condição histórica de subalternização,
prioritariamente no Estado de Mato Grosso. Como objetivo geral busca
compreender as relações socioespaciais e de poder que conformam as
territorialidades em disputa e as lutas pela terra e pelo território nas
r-existências territoriais, por meio de ações coletivas de grupos camponeses, indígenas
e comunidades tradicionais. Para tanto, a metodologia compreende diferentes
formas e escalas de análise, a partir das perspectivas do materialismo
histórico e geográfico.
Previsão da ação: 31/10/2019
a 31/10/2022.
Contato: magno.silvestri@gmail.com
Título: "Sentidos de
conhecimento nas políticas de currículo: a Geografia e a Base Nacional Comum
Curricular" (conta com apoio do CNPQ e UFMT)
Coordenador(a): Hugo Heleno
Camilo Costa
Resumo: Pautado em
uma abordagem desconstrucionista, o projeto focaliza as perspectivas de
conhecimento articuladas na política em que se constitui a BNCC, conferindo
especial atenção ao caso da disciplina Geografia na Educação Básica.
Período de vigência: 2018 a
2022.
Contato: hugoguimel@yahoo.com.br
Título: A linguagem cartográfica e as suas aplicações no ensino da Geografia
Escolar: A elaboração e a leitura de representações espaciais (Projeto
288/2020)
Coordenação: Bruno
Zucherato
Resumo: O projeto
de pesquisa busca por meio da utilização do método dialético verificar o
potencial da aplicação da cartografia como linguagem no ensino da Geografia
escolar. Para tanto busca se aprofundar nas teorias e metodologias da
cartografia enquanto linguagem para compreender como se estruturam os processos
cognitivos de elaboração e interpretação das representações espaciais. Em etapa
subsequente a pesquisa objetiva investigar como a cartografia se estrutura no
currículo escolar da Geografia e como ela é trabalhada em materiais didáticos
do ensino fundamental e médio, para propor a utilização de metodologias que
busquem uma apropriação do conhecimento relacionado ao pensamento espacial de
forma significativa.
Período de vigência:
Contato:
bzucherato@gmail.com
Título: Sensoriamento remoto aplicado ao estudo da produtividade da vegetação
no bioma Cerrado
Coordenação: Carline Biasoli Trentin
Bolsistas: Eduardo Cesar da Silva; Iris Lorhan Cardoso Queiroz.
Descrição: Este projeto objetiva estudar a vegetação a partir de dados obtidos por satélite, verificando sua densidade, sazonalidade e produtividade no município de Barra do Garças em uma série temporal de 10 anos. Os resultados esperados permitirão estudar e monitorar a vegetação no Cerrado e entender a fixação do carbono na vegetação e como isso afeta as mudanças climáticas.
Período de vigência: 2020 - 2023.
Contato: carlinebtrentin@gmail.com
Título: O perfil dos professores de Química e Geografia em processo de iniciação
na docência formados pela UFMT Campus Universitário do Araguaia.
Coordenação: Antonia
Ieda Delfino Viana
Descrição: O projeto de pesquisa visa estudar e identificar o perfil dos
professores de Química e de Geografia formados nos cursos de Licenciaturas,
respectivamente, Química e Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso
no Campus Universitário do Araguaia no que tange dados sobre à permanência na
carreira docente e com relação à constituição e desenvolvimento profissional
desses ex-alunos, além de identificar as contribuições do Programa PAPIC para
os professores de Química e de Geografia em início de carreira que participaram
do programa e que estão atuando na profissão docente
Período de vigência: 2019 –
2021.
Contato: antoniaieda@uol.com.br