Projetos de Pesquisa

Título: A Decolonialidade do poder, do saber e do ser e as r-existências territoriais: teorias, processos, conflitos e cartografias

Coordenador(a): Magno Silvestri (Geografia)

Bolsistas: Rayani Vieira Camargo (estudante-Geografia)

Resumo: O projeto de pesquisa tem como tema a decolonialidade do poder, do saber e do ser a partir de processos sociopolíticos que constituem r-existências territoriais dos grupos/povos/etnias/classes em condição histórica de subalternização, prioritariamente no Estado de Mato Grosso. Como objetivo geral busca compreender as relações socioespaciais e de poder que conformam as territorialidades em disputa e as lutas pela terra e pelo território nas r-existências territoriais, por meio de ações coletivas de grupos camponeses, indígenas e comunidades tradicionais. Para tanto, a metodologia compreende diferentes formas e escalas de análise, a partir das perspectivas do materialismo histórico e geográfico.

Previsão da ação: 31/10/2019 a 31/10/2022.

Contato: magno.silvestri@gmail.com

 

Título: "Sentidos de conhecimento nas políticas de currículo: a Geografia e a Base Nacional Comum Curricular" (conta com apoio do CNPQ e UFMT)

Coordenador(a): Hugo Heleno Camilo Costa

Resumo: Pautado em uma abordagem desconstrucionista, o projeto focaliza as perspectivas de conhecimento articuladas na política em que se constitui a BNCC, conferindo especial atenção ao caso da disciplina Geografia na Educação Básica.

Período de vigência: 2018 a 2022.

Contato: hugoguimel@yahoo.com.br

 

Título: A linguagem cartográfica e as suas aplicações no ensino da Geografia Escolar: A elaboração e a leitura de representações espaciais (Projeto 288/2020)

Coordenação: Bruno Zucherato

Resumo: O projeto de pesquisa busca por meio da utilização do método dialético verificar o potencial da aplicação da cartografia como linguagem no ensino da Geografia escolar. Para tanto busca se aprofundar nas teorias e metodologias da cartografia enquanto linguagem para compreender como se estruturam os processos cognitivos de elaboração e interpretação das representações espaciais. Em etapa subsequente a pesquisa objetiva investigar como a cartografia se estrutura no currículo escolar da Geografia e como ela é trabalhada em materiais didáticos do ensino fundamental e médio, para propor a utilização de metodologias que busquem uma apropriação do conhecimento relacionado ao pensamento espacial de forma significativa.

Período de vigência:

Contato: bzucherato@gmail.com

 

Título: Sensoriamento remoto aplicado ao estudo da produtividade da vegetação no bioma Cerrado

Coordenação: Carline Biasoli Trentin

Bolsistas: Eduardo Cesar da Silva; Iris Lorhan Cardoso Queiroz.

Descrição: Este projeto objetiva estudar a vegetação a partir de dados obtidos por satélite, verificando sua densidade, sazonalidade e produtividade no município de Barra do Garças em uma série temporal de 10 anos. Os resultados esperados permitirão estudar e monitorar a vegetação no Cerrado e entender a fixação do carbono na vegetação e como isso afeta as mudanças climáticas.

Período de vigência: 2020 - 2023.

Contato: carlinebtrentin@gmail.com


Título: O perfil dos professores de Química e Geografia em processo de iniciação na docência formados pela UFMT Campus Universitário do Araguaia.

Coordenação: Antonia Ieda Delfino Viana

Descrição: O projeto de pesquisa visa estudar e identificar o perfil dos professores de Química e de Geografia formados nos cursos de Licenciaturas, respectivamente, Química e Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso no Campus Universitário do Araguaia no que tange dados sobre à permanência na carreira docente e com relação à constituição e desenvolvimento profissional desses ex-alunos, além de identificar as contribuições do Programa PAPIC para os professores de Química e de Geografia em início de carreira que participaram do programa e que estão atuando na profissão docente

Período de vigência: 2019 – 2021.

Contato: antoniaieda@uol.com.br

 

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