O mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO-UEG), Izaias de Souza Silva, foi aprovado em duas seleções para pesquisador em renomadas instituições brasileiras.
Um dos processos seletivos para bolsa de pesquisa que o discente foi aprovado, foi no Centro de Inteligência Territorial (CIT), para atuar na área de geoprocessamento. O Centro de Inteligência Territorial é uma organização independente, sem fins lucrativos, composta por pesquisadores especializados em modelagem de uso da terra e avaliação de políticas públicas.
A outra aprovação foi para participar como pesquisador no projeto de pesquisa denominado “Monitoramento dos Biomas Brasileiros por Satélite – Construção de Novas Capacidades”, pactuado entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo que o discente desenvolverá suas atividades no INPE, em São José dos Campos, a partir de junho de 2022, com duração de um ano.
O orientador, prof. Dr. Diego Tarley Ferreira Nascimento destaca que a proatividade, a dedicação e expertise do discente em programas e plataformas de geoprocessamento e sensoriamento remoto foram fundamentais para a aprovação nos dois processos seletivos.
Atualmente o Izaias é bolsista de um projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, intitulado “Modelagem em Diversas Escalas da Geração de Sedimentos em Erosões e o Aporte em Reservatórios de UHEs” - PD-0394-1705/2017, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, desenvolvido pela Eletrobras FURNAS e pela Universidade Federal de Goiás, com colaboração da Universidade Estadual de Goiás, desenvolvendo uma dissertação associada ao mapeamento de cobertura e uso das terras no entorno de usinas hidrelétricas em detalhamento progressivo.
ResponderEncaminhar |