FACULDADE DE ENFERMAGEM DA UFMT: REFERÊNCIA REGIONAL NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi criada em 1970, e vem contribuindo com o desenvolvimento regional, através de investimentos no ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa, extensão.
O desenvolvimento e consolidação da UFMT ocorreram de maneira a atender às necessidades regionais, nos campos da educação pública; do meio-ambiente; da preservação da memória regional; ciência e tecnologia; do desenvolvimento da saúde, dentre outros.
Visando o desenvolvimento regional, foi criado o Curso de Graduação em
Enfermagem da UFMT em 1975, pela Resolução CD nº. 80/75, de 08/10/75, primeiro
curso de graduação em enfermagem do estado, e da área da saúde oferecido pela
UFMT.
À época, a estrutura administrativa do curso integrava o então
denominado Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), configurando-se
como um departamento. O quadro docente era formado, basicamente, por graduados
e especialistas.
Na década de 1980, o curso de enfermagem iniciou investimentos em capacitação docente e em desenvolvimento de projetos de extensão e a pesquisa.
Nos anos de 1990, a UFMT passou por uma reforma administrativa, sendo criada a Faculdade de Enfermagem e Nutrição (FEN). Naquele momento teve início a intensificação da capacitação docente em nível de mestrado e doutorado, bem como grandes investimentos na oferta de cursos de pós-graduação latu sensu para enfermeiros.
Na primeira década dos anos 2000 grande número de docentes titulados como doutores retornou à unidade, fato que contribuiu fortemente com a organização, incremento e qualificação das atividades de pós-graduação e pesquisa na enfermagem. Em 2004/2005, nova reforma da estrutura da faculdade impulsionou o desenvolvimento da unidade, ocorrendo a separação das faculdades de enfermagem e nutrição, criando-se a Faculdade de Enfermagem (FAEN).
Atualmente a FAEN oferece os cursos de Graduação em Enfermagem nível Bacharelado e de Pós-graduação Stricto Sensu, nível mestrado e doutorado.
MISSÃO
Formar profissionais Enfermeiros, em níveis de Graduação e Pós-Graduação, produzindo conhecimentos e inovações científicas e tecnológicas que contribuam para o desenvolvimento local, regional e nacional da enfermagem e da saúde.
VISÃO
Tornar-se referência nacional para formação e qualificação acadêmico acadêmica de enfermeiros.
VALORES
- Ensino público, universal e de qualidade;
- Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
- Organização colegiada, democrática, visando a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica da FAEN na gestão, nas decisões, na produção e socialização do saber;
- Compromisso de garantir a avaliação contínua dos cursos ofertados pela unidade acadêmica;
- Ética inegociável;
- Formação do profissional enfermeiro com enfoque humanizado, holístico e interprofissional.