Apresentação e Histórico

            A criação de um curso de Ciências Sociais foi cogitada desde a fundação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no ano de 1970. Contudo, foi apenas no final da década de 1990, já criados os departamentos de Antropologia e o de Sociologia e Ciência Política, que o projeto de construção do curso de graduação ganhou forma. Para que o projeto se concretizasse, concorreram as discussões ocorridas nos Colegiados dos Departamentos de Antropologia (DAN) e de Sociologia e Ciência Política (SOCIP), na Congregação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e a oferta de um curso de licenciatura em sociologia, em parceria com a SEDUC-MT. Em todas as discussões, tanto internamente, como em seminários promovidos pelos dois Departamentos, foi atualizada a carência de profissionais formados em Ciências Sociais para fazer frente à necessidade de realizar diagnósticos e apresentar intervenções nos problemas de natureza política, social e cultural da região, além da necessidade de profissionais habilitados para a atuação na Educação Básica, entre outros espaços educacionais.
            O curso desenvolvido em parceria com a SEDUC-MT teve resultados bastante positivos, o que contribuiu para as negociações que levariam à criação da graduação em Ciências Sociais. Implementado em 2003, o curso de Ciências Sociais integrava as formações do Bacharelado e da Licenciatura em um percurso único e tinha a duração de 9 semestres letivos.
            Em 2009, com o predomínio do entendimento dos órgãos reguladores e da instituição sobre a necessidade de projetos pedagógicos específicos aos diferentes objetivos e perfis profissionais visados pelos cursos de graduação, foram criados, por iniciativa do Ministério da Educação, os cursos de Licenciatura em Ciências Sociais e de Bacharelado em Ciências Sociais por desmembramento do curso original de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais. Este novo curso foi implementado já em 2010.
            Após sua criação por desdobramento, o novo curso de Licenciatura manteve-se, como o anterior, alinhado às Diretrizes Curriculares para os cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Ciências Sociais (Parecer CNE/CES 492/2001, de 03 de abril de 2001 e Resolução CNE/CES 17, de 13 de março de 2002), passando também a observar as Diretrizes Curriculares dos cursos de Formação Inicial de Professores (Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002 e Resolução CNE/CP n.º 2, de 19 de fevereiro de 2002). Com o intuito de consolidar tais mudanças, em 2013 um novo o PPC foi aprovado e o curso reconhecido com conceito 4 pela Comissão de Avaliação in loco constituída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
            O curso tem alcançado resultados positivos, com a ampliação da participação dos discentes em programas que articulam o ensino, a pesquisa e a extensão, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a Tutoria, Residência Pedagógica, dentre outros. Um número significativo de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) concluídos foi alcançado, abordando diversos temas e objetos das ciências sociais. Entre os egressos, muitos têm dado prosseguimento à trajetória acadêmica  ingressando em cursos de mestrado da UFMT e de outras instituições, e um número significativo encontra espaço para atuar na docência da Educação Básica e em outros campos profissionais.
    ​        Um novo Projeto Pedagógico de Curso (PPC) está em tramitação, sob responsabilidade da Comissão de Reformulação do Projeto Pedagógico de Curso da Licenciatura em Ciências Sociais. Neste novo PPC a carga horária total soma 3200h, incluídos componentes curriculares de extensão e estágio obrigatório, o que poderá implicar em mudanças estruturais na forma de condução do curso.

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