Apresentação e Histórico
A criação de um curso de Ciências Sociais foi cogitada desde a fundação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no ano de 1970. Contudo, foi apenas no final da década de 1990, já criados os departamentos de Antropologia e o de Sociologia e Ciência Política, que o projeto de construção do curso de graduação ganhou forma. Para que o projeto se concretizasse, concorreram as discussões ocorridas nos Colegiados dos Departamentos de Antropologia (DAN) e de Sociologia e Ciência Política (SOCIP), na Congregação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e a oferta de um curso de licenciatura em sociologia, em parceria com a SEDUC-MT. Em todas as discussões, tanto internamente, como em seminários promovidos pelos dois Departamentos, foi atualizada a carência de profissionais formados em Ciências Sociais para fazer frente à necessidade de realizar diagnósticos e apresentar intervenções nos problemas de natureza política, social e cultural da região, além da necessidade de profissionais habilitados para a atuação na Educação Básica, entre outros espaços educacionais.
O curso desenvolvido em parceria com a SEDUC-MT teve resultados bastante positivos, o que contribuiu para as negociações que levariam à criação da graduação em Ciências Sociais. Implementado em 2003, o curso de Ciências Sociais integrava as formações do Bacharelado e da Licenciatura em um percurso único e tinha a duração de 9 semestres letivos.
Em 2009, com o predomínio do entendimento dos órgãos reguladores e da instituição sobre a necessidade de projetos pedagógicos específicos aos diferentes objetivos e perfis profissionais visados pelos cursos de graduação, foram criados, por iniciativa do Ministério da Educação, os cursos de Licenciatura em Ciências Sociais e de Bacharelado em Ciências Sociais por desmembramento do curso original de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais. Este novo curso foi implementado já em 2010.
Após sua criação por desdobramento, o novo curso de Licenciatura manteve-se, como o anterior, alinhado às Diretrizes Curriculares para os cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Ciências Sociais (Parecer CNE/CES 492/2001, de 03 de abril de 2001 e Resolução CNE/CES 17, de 13 de março de 2002), passando também a observar as Diretrizes Curriculares dos cursos de Formação Inicial de Professores (Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002 e Resolução CNE/CP n.º 2, de 19 de fevereiro de 2002). Com o intuito de consolidar tais mudanças, em 2013 um novo o PPC foi aprovado e o curso reconhecido com conceito 4 pela Comissão de Avaliação in loco constituída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
O curso tem alcançado resultados positivos, com a ampliação da participação dos discentes em programas que articulam o ensino, a pesquisa e a extensão, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a Tutoria, Residência Pedagógica, dentre outros. Um número significativo de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) concluídos foi alcançado, abordando diversos temas e objetos das ciências sociais. Entre os egressos, muitos têm dado prosseguimento à trajetória acadêmica ingressando em cursos de mestrado da UFMT e de outras instituições, e um número significativo encontra espaço para atuar na docência da Educação Básica e em outros campos profissionais.
Um novo Projeto Pedagógico de Curso (PPC) está em tramitação, sob responsabilidade da Comissão de Reformulação do Projeto Pedagógico de Curso da Licenciatura em Ciências Sociais. Neste novo PPC a carga horária total soma 3200h, incluídos componentes curriculares de extensão e estágio obrigatório, o que poderá implicar em mudanças estruturais na forma de condução do curso.