A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Coordenação de Desenvolvimento Humano (CDH), se prepara para iniciar um amplo levantamento sobre seu quadro de funcionários. O objetivo é implementar, de forma abrangente, a gestão por competência dentro da Instituição, otimizando e valorizando seus recursos humanos, para melhor atender suas metas de desenvolvimento institucional.
O processo está sendo conduzido por uma equipe multidisciplinar da UFMT e coordenado pela professora Rosa Albuquerque, da Faculdade de Administração de Ciências Contábeis (Facc). De acordo com a docente, a gestão por competência é uma forma de identificar e desenvolver as competências dos profissionais que compõem uma organização. "A premissa que trabalhamos é que, com a implementação de uma estrutura de competências os profissionais são vistos como a principal fonte de valor, bem como a principal fonte de vantagem competitiva", explica.
Atualmente, a equipe está finalizando a "elaboração das competências", enumerando e descrevendo as competências de ensino, gerenciais, institucionais, governamentais e técnicas. A partir desses dados, será elaborado um censo dos servidores, para posterior análise e utilização do resultado.
Para a coordenadora de desenvolvimento humano, Kenia Lara Bastos, a gestão por competência pode ajudar os profissionais de gestão de pessoa a melhorar o portfólio de habilidades e competências de sua força de trabalho, de modo a responder aos desafios da Instituição. "A longo prazo, queremos ser capazes de identificar, por meio de um sistema, todos os servidores que possam contribuir com determinada tarefa, formando um banco de talentos, passando de um modelo mais burocrático de administração para um mais estratégico", concluiu.