RU SINOP
Restaurante Universitário
O Restaurante Universitário visa o fornecimento de refeições, em condições higiênico-sanitárias adequadas e nutricionalmente balanceadas à comunidade acadêmica.
Apresentação
Os Restaurantes Universitários
(RU) são conhecidos não somente como um espaço de convivência e integração dos
membros da comunidade universitária, mas também como um importante local para
garantir a promoção da saúde e a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN),
assegurando o direito humano à alimentação adequada (DHAA). Assim, os RUs
representam um importante mecanismo de promoção da permanência estudantil, por
serem também espaços que criam condições para que os alunos fiquem no campus
durante todo o dia desenvolvendo suas atividades acadêmicas.
Nesse sentido, o Programa
Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), visa democratizar as condições de
permanência dos jovens na educação superior pública federal, minimizar os
efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da
educação superior, reduzir as taxas de retenção e evasão e contribuir para a
promoção da inclusão social pela educação, sendo que um dos meios de promover a
assistência estudantil é através do custeio de alimentação.
O Restaurante Universitário da
UFMT Sinop efetiva esta ação através da contratação de empresa terceirizada
especializada no serviço de produção e distribuição de refeições coletivas, que
exerce suas atividades sob a fiscalização da instituição. A empresa contratada
também é responsável por disponibilizar recursos humanos e materiais para
garantir a limpeza e segurança de toda a área concedida, incluindo área de
vivência e sanitários em frente ao restaurante universitário.
São objetivos do Restaurante
Universitário: a) Proporcionar em uma grande refeição (almoço/jantar), em média
800 (oitocentas) kcal (calorias) e em uma pequena refeição (café da manhã), em
média 400 (quatrocentas) kcal (calorias), assim distribuídas: 55-70% de
carboidratos, 10-15% de proteínas, 25-30% de lipídios, 04mg de ferro e 480mg de
cálcio. Em se tratando de sódio (Na) o valor máximo permitido em grandes
refeições (almoço e jantar) é de 810mg e para pequenas refeições (café da
manhã) é de 380mg; b) Promover a política de assistência estudantil; c)
Promover a educação alimentar e nutricional da população atendida no
Restaurante Universitário e de seus colaboradores internos; d) Oferecer
cardápios diversificados quanto aos gêneros alimentícios e as preparações; e)
Produzir refeições isentas de riscos de enfermidades de origem alimentar de
qualquer natureza.
Conforme Resolução Consuni nº 22,
de 11 de dezembro de 2019, o Restaurante Universitário terá funcionamento de
até 260 dias ao ano, sendo servido de segunda à sexta-feira, café da manhã,
almoço e jantar; e, aos sábados, café da manhã e almoço. A duração do
fornecimento é de três horas para grandes refeições (almoço e jantar) e de duas
horas para café da manhã. No período de férias docentes, compreendido entre
semestres letivos, o funcionamento é definido com base na demanda das
atividades de ensino, de pesquisa e de extensão.
A estrutura física do Restaurante
Universitário do Campus Sinop da UFMT compreende uma área total de 832,78 m²,
que possui áreas de distribuição, produção, higienização, depósito, descarte,
carga e descarga, salas administrativas e de fiscalização,
sanitários/vestiários internos. A área de distribuição consiste em refeitório
de 286,09 m² com cerca de 210 lugares. Possui, também, uma área de vivência na
entrada com 84 m², utilizada para organização de atividades culturais e
acadêmicas e sanitários externos (masculino, masculino PcD, feminino e feminino
PcD).
A área de recepção do restaurante
possui rampa de acesso, duas portas (entrada e saída), controle de entrada no
refeitório por meio de catracas biométricas e mecânicas. Quando necessária, a
entrada pode ser feita pela porta de saída (livre de catracas). Além disso, as
pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta)
anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo, os obesos e
as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm atendimento prioritário
no caixa, nas entradas e nos buffets. Esse atendimento prioritário se estende
aos seus acompanhantes, sempre que imprescindível à consecução das prioridades
legais a que têm direito.
A avaliação periódica do espaço é
realizada pela equipe de gestão e fiscalização do contrato, para garantir que a
infraestrutura esteja funcionando de acordo com as normas vigentes, assim como
pela Vigilância Sanitária quando esta entender pertinente. Ainda, está
disponível permanentemente, na página do RU UFMT Sinop, o formulário eletrônico
de avaliação da satisfação dos usuários do Restaurante Universitário da UFMT
Sinop, que abrange a infraestrutura do espaço e a qualidade do serviço
prestado.
A execução dos serviços será
objeto de acompanhamento, controle, fiscalização e avaliação por representantes
da FUFMT, com atribuições específicas, nos termos do art. 67 da Lei nº
8.666/93, Ordens de Serviço – PROAD/FUFMT, artigos 41 a 43 da IN nº 05/2017, e
alterações nas legislações que vierem a ocorrer.
A Gestão e Fiscalização do
contrato exercida no interesse da Administração não exclui, nem reduz a
responsabilidade da EMPRESA CONTRATADA, inclusive perante terceiros, por
qualquer irregularidade, e, na sua ocorrência, não implica corresponsabilidade
do Poder Público ou de seus agentes e prepostos.
Equipe de Gestão e
Fiscalização
Gestora de Contrato: Franciele da Cruz Vieria Sato
Fiscal Técnico e Administrativo de Contrato: Larissa Rauber
Contato
E-mail: sac-ru.cus@ufmt.br
Telefone: (66) 3533-3261
* Atualmente a prestadora de serviços, vencedora da licitação, é a M.C dos Santos & CIA LTDA.