PGD
Programa de Gestão e Desempenho
Breve descrição em 190 caracteres, incluindo espaços.
Implantação na UFMT
Como está sendo implantado o PGD na UFMT?
Inicialmente o PGD está sendo implementado no formato de experiência piloto, limitado a algumas áreas, para verificar a aplicabilidade e execução prática do programa na instituição, visando avaliar a usabilidade do sistema informatizado e a necessidade de ajustes na proposta final de regulamento do programa.
Como foi a preparação da UFMT para a implantação do PGD?
A UFMT tem se voltado à discussão do tema nas suas diferentes instâncias desde a edição da Instrução Normativa nº 01/SGP/MPDG/2018. No segundo semestre de 2018, foi constituída comissão específica (designada pela Portaria nº 1.065/2018, com o objetivo de elaborar a proposta normativa do Programa de Gestão e Desempenho da UFMT, sendo formada por uma equipe multidisciplinar, a fim de possibilitar uma visão criteriosa e bem fundamentada sobre a implantação do PGD na instituição. Nesses quase quatro anos de trabalhos da comissão, foram realizadas pesquisas aprofundadas acerca da legislação vigente e de modelos implementados por outros órgãos, a afim de fundamentar a elaboração de uma proposta normativa que se adequasse à realidade da UFMT. Esse trabalho colaborativo possibilitou a elaboração de uma versão aprimorada da normativa inicial, a qual foi publicada dia 01/08/2022 sob a forma da Resolução Consuni 81/2022, que regulamenta a implementação de uma experiência-piloto do PGD na UFMT. A resolução consuni 81/2022 estabelece que esse período de testes terá uma duração de, pelo menos, seis meses, sendo realizado em 10 setores de forma controlada para possibilitar um melhor acompanhamento dos resultados, aperfeiçoamento dos processos e verificação do que vai funcionar na prática.
Quais foram as etapas realizadas para que as unidades piloto entrassem em PGD?
Implantação do sistema eletrônico específico, apresentação do tutorial e reuniões de capacitação dos servidores e chefias, elaboração das tabelas de atividades pelas áreas e dos planos de trabalho, elaboração de indicadores de desempenho para cada unidade, questionários de acompanhamento e demais processos essenciais para a realização do piloto e preparação das áreas para a participação no programa.
Todos os resultados obtidos com a experiência piloto permitirão corrigir e adequar a normativa à realidade da instituição, uma vez que ao final do processo o Escritório de Projetos e Processos elaborará um relatório detalhado sobre a execução do piloto e o enviará juntamente com a minuta de regulamento para apreciação do Consuni.
Os chefes de setores poderão aderir ao PGD tal qual os demais servidores?
Podem participar do PGD os servidores Técnicos-Administrativos em Educação em exercício na UFMT, inclusive os ocupantes de funções de chefia (gratificadas ou não).