NIEPE
Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético
Breve descrição em 190 caracteres, incluindo espaços.
Linhas de Pesquisa
Linhas de pesquisa:
[1] Planejamento, Sistemas e Eficiência Energética: Esta linha unifica Planejamento Energético, Sistemas Energéticos e Eficiência Energética, concentrando-se na otimização da geração, distribuição e consumo de energia. Inclui estudos sobre a integração de diferentes fontes de energia, tanto renováveis quanto não-renováveis, e a busca por métodos para aumentar a eficiência em sistemas energéticos existentes e futuros.
[2] Fontes de Energia e suas Tecnologias de Processamento e/ou Aproveitamento: Agrupa Fontes de Energia, Biocombustíveis e Energia Renovável, explorando alternativas energéticas sustentáveis. Esta linha pesquisa o desenvolvimento e a aplicação de fontes de energia tradicionais e alternativas, com foco especial na viabilidade e no impacto ambiental dos biocombustíveis e outras tecnologias renováveis.
[3] Processos e Análises Químicas: Combina Processos Químicos Industriais e Análises Químicas, focando no estudo e otimização de processos químicos na indústria, desenvolvimento de novos processo e produtos, bem como técnicas avançadas de análise química para diversas aplicações.
[4] Acidentes e Segurança em Sistemas Elétricos: Esta linha foca em Acidentes de Origem Elétrica e Proteção Contra Descargas Atmosféricas, investigando causas, consequências e medidas preventivas para acidentes elétricos (choques elétricos, incêndios de origem elétrica e descargas atmosféricas) além de estudar a demografia dos acidentes produzindo estatísticas para subsidiar a confecção de políticas públicas.
[5] Tecnologia da Informação e Automação Aplicadas: Reúne Circuitos Eletrônicos, Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais, e Linguagens de Programação e Hardware. Esta linha abrange o desenvolvimento de circuitos eletrônicos e sistemas de automação para otimizar processos elétricos e industriais, bem como o desenvolvimento de software e hardware específicos para tais aplicações.
[6] Transição energética: Esta linha de pesquisa aborda a discussão da transição energética das fontes de estoque (hidrocarbonetos) para fontes de fluxo (renováveis - eólica, solar etc.), explorando o papel dos minerais estratégicos, as dinâmicas geopolíticas associadas, e os impactos sociais e ambientais, com um enfoque crítico sobre as ideologias que moldam as narrativas e políticas em torno da pauta da transição energética.