O Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) assinou acordo com o Governo do Estado por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) com a Interveniência da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso – FUNDAÇÃO UNISELVA nesta terça-feira (5) para a elaboração do Balanço Energético do Estado de Mato Grosso referente ao período de 2018 a 2020. O projeto será realizado pelos pesquisadores do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético (NIEPE), o qual conta com a participação de pesquisadores do NuPES, ambas subunidades vinculadas à Faculdade de Economia (FE), da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET) e do Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)/ Departamento de Química. O processo de contratação envolve ainda a Fundação Uniselva e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), as quais serão responsáveis pela gestão administrativa/financeira do convênio.
As atividades do projeto iniciam no mês de abril. Está previsto a realização de um Workshop para a entrega, apresentação e discussão sobre o Balanço Energético do Estado de Mato Grosso, o qual deverá ocorrer no mês de dezembro de 2022 e será entregue ao Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) que será disponibilizado nos sites da SEDEC/NIEPE/NuPES para consulta das instituições do setor energético, aos profissionais e especialistas do setor e sociedade em geral.
Segundo o coordenador do projeto Eng. Dr. Ivo Leandro Dorileo, considera-se importante destacar “a relevância deste trabalho no contexto do planejamento energético estadual e nacional, as suas aplicações e contribuição para a futura Matriz Energética de Mato Grosso e aos planos de desenvolvimento do governo”.
A reunião para assinatura do convênio contou com a participação dos pesquisadores do NIEPE e do NuPES, do Reitor e Pró-Reitor de Pesquisa da UFMT – Campus SINOP, do Diretor Geral da Uniselva, do Secretário e técnicos da SEDEC/MT e representantes da FIEMT, e SINDIBIO/MT. Aproveitamos para parabenizar a equipe do NIEPE pelo esforço para a realização da pesquisa e concretização da parceria com o Estado de Mato Grosso.
Charline Dassow