GPHEG
Grupo de Pesquisa em História da Educação, Acervos Históricos Institucionais e Gênero
O GPHEG articula ações de ensino, pesquisa e extensão vinculadas a sólidos princípios éticos, voltando-se para o registro da história educacional mato-grossense e para o diálogo com a histór...
Projetos
2024: Projetos de Pesquisa
Rede Mato-Grossense Quilombos: Observatório de Instituições Escolares e Circularidade de Modelos Educacionais para a Educação Quilombola em Mato Grosso e Rondônia. Esta proposta de pesquisa tem como objetivo investigar e mapear escolas quilombolas, o contexto educacional e a interface social, étnica, cultural, política e educacional no qual professoras quilombolas atuaram e atuam profissionalmente, no período de 1939 a 2022, de modo a evidenciar instituições escolares quilombolas, a circulação e apropriação de modelos educativos, considerando referenciais de outros estados ou locais partir da experiência nas comunidades.
2024: Programas e Projetos de Extensão
PROGRAMA DE EXTENSÃO VOZES DAS MULHERES NA UFMT: CONHECIMENTOS E ESTRATÉGIAS EMERGENTES PARA GARANTIA DE DIREITOS HUMANOS E EQUIDADE DE GÊNERO – PEMCE
O PEMCE debruça-se sobre a história das mulheres, as relações de gênero, os direitos humanos e as diversidades. O PEMCE inclui várias ações: promoção de oficinas, coleta de documentos e iconografia, reuniões gerais para estudo, organização e participação de cursos nas comunidades, criação e manutenção de centro de documentação e website, entre outras ações. As atividades que desenvolvemos visam incentivar, contribuir, difundir e compartilhar como se dá a participação feminina, ações extensionistas que promovam o empoderamento feminino e a equidade de gênero na academia, na sociedade, nas comunidades e nos espaços públicos. Em nossas atividades extensionistas trabalhamos para assegurar que as mulheres e outras minorias tenham voz ativa e possam participar em igualdade nos diálogos públicos, nas tomadas de decisão, de modo a influenciar as decisões que irão determinar o futuro de suas famílias e da comunidade, abrangendo estudos e diálogos acerca da história das mulheres e das relações entre os gêneros. Pressupomos o envolvimento de docentes, servidores, discentes e instituições nas atividades propostas para que possamos discutir e promover a equidade entre os gêneros, a promoção ao respeito humano, a valorização de diálogos na luta contra as violências, na compreensão maior de que a educação é um fenômeno social construído coletivamente com a participação de muitos atores, cabendo-nos destacar e difundir importantes vivências comuns, os trabalhos, as lutas, sobrevivências e resistências de gênero e suas implicações.
1. Projeto CMVIE: Centro Memória Viva do Instituto de Educação. Neste projeto, promovemos a organização e catalogação do acervo documental do Instituto de Educação da UFMT e disponibilização em site para divulgação do conhecimento e das ações nas comunidades. Contempla: coleta de documentos, reuniões de estudo, entre outras atividades que visam a difusão da participação das mulheres no Instituto de Educação e, por extensão, no ensino mato-grossense. Além disso, no espaço físico do CMVIE, realizamos mostras artísticas e visuais dos produtos oriundos do programa; exibição do videodocumentário, rodas de conversa e círculo e espaço para debates.
2. Projeto HISTEDCON: História da Educação no Centro-Oeste e Norte Brasileiros. Este projeto inclui um conjunto de atividades: promoção de oficinas e grupo de estudos da área temática da história das mulheres e do gênero; diálogos com a comunidade sobre direitos humanos fundamentais e relações entre gêneros, nos quais buscamos contar, reconstituir várias histórias, trazendo para o momento atual experiências, relatos de resistência e de coletivos que podem nos ajudar a entender um pouco melhor a vida de mulheres e homens e que nos levem a vencer os desafios frente às violências de gênero.
3. Projeto KILOMBA: Mulheres Quilombolas e Comunidades Tradicionais tem como foco a análise da história da educação das mulheres e das instituições escolares, bem como de circulação de políticas educacionais e de políticas afirmativas para estudantes quilombolas, experiências das comunidades quilombolas que sirvam como forma de superação de dificuldades, esperanças, que no contexto comunitário, ajudam a superar os desafios para acesso e permanência de quilombolas nas diversas modalidades de educação.